sábado, 17 de maio de 2014

Grey's Anatomy 10x24 (Season Finale): Fear (of the Unknown)


A última dança.

Escolha uma música. Dê o play. Comece a dançar. É a última dança com Cristina Yang e temos que aproveitar enquanto ainda é tempo. Foram 10 anos com ela. A sidekick que na verdade era a protagonista. Sandra Oh conquistou a todos nós com sua interpretação e com cada momento da personagem que nos fez rir e chorar, mais do que qualquer outro em Grey’s Anatomy. Por isso mesmo, essa temporada foi dedicada ao Adeus para Yang e, nesse sentido, podemos dizer que o dever foi cumprido.

Em outros, não restam dúvidas de que a temporada deixou a desejar. Houve imensas falhas no décimo ano de Grey’s Anatomy. Problemas de roteiro, de criatividade, de edição, de atuação. Não foi o melhor ano da série, mas sempre será lembrado por ser o último com Cristina Yang.

Há algum tempo os episódios estão bastante centrados nela, afinal, como usar apenas 40 minutos para encerrar a trajetória da personagem mais querida pelos fãs? Foi uma decisão boa a de “espalhar” essa trama final. A cada episódio fomos deixando Cristina ir para algo maior e melhor na ficção, com a certeza de que na vida real Sandra Oh será agraciada da mesma maneira.

A reação de Cristina, enrolando para ir embora para Zurich foi bastante natural. A sensação de “assuntos inacabados” também. Como deixar tudo o que você ama e conhece para ir para o desconhecido? Como diz o título do episódio, é o medo que toma conta, mas eventualmente, é preciso superá-lo. No caso de Cristina não foi sem a ajuda de Meredith. Tinha que ser assim. Uma despedida que emocionou bastante pela simplicidade com que foi feita. Um discurso pontual e até meio cômico.

Cristina relembrando tragédias, pedindo cuidado e afirmando para Meredith que, afinal, o casamento e os filhos não podem guiar sua vida 100% do tempo. Existe a satisfação pessoal e profissional e vi aí um grande acerto. Não sei se vai funcionar ou ser bem trabalhado na Season 11, mas o plot de Meredith dizendo a Derek que vai lutar pelo que ela quer e não apenas segui-lo parece interessante.  Além de dar força à personagem e tirá-la do marasmo. Faz tempo que tentam fazer Meredith ir além e não conseguem. Talvez essa seja uma boa oportunidade.

Também gostei do modo como Cristina e Owen finalmente separam-se. O apego de ambos era um grande obstáculo e um obstáculo compreensível. O olhar de Adeus foi significativo e, mais uma vez, simples. Ficou perfeito porque, nesse caso, palavras não funcionariam e naquele momento, à distância, numa sala de cirurgia, eles abriram os grilhões e se libertaram um do outro. Para mim, não poderia ser melhor.

O tom direto continuou com as despedidas de Bailey e Richard. Tudo mantendo o estilo de Cristina que ao partir nos livra também do pavoroso Shane Ross. Obrigada. Isso não tem preço. Isso, sem falar no fato de que ela deixou sua parte do hospital para Karev, livrando-o de uma carreira que ele nunca quis. Obviamente, Bailey não vai perder seu posto no Conselho. Vão dar um jeito de colocar todo mundo nesse negócio daqui em diante, sou capaz de apostar.

A única coisa que realmente não gostei muito, mas não chega a ser um defeito, foi o lance da explosão no shopping. Não gostei por já saber que não teria consequências e porque os desastres se tornaram muito fáceis em Grey’s Anatomy. Quando vira rotina matar gente a coisa perde a emoção. Claro que tentaram fazer “crítica social” ao colocar a questão do terrorismo e da imprensa sendo irresponsável, mas nada disso foi muito profundo ou teve efeito. Quer dizer, teve efeito em April, que surta completamente e depois resolve que é gente de bem e vai criar bem seu bebê.

Callie e Arizona devem apostar na barriga de aluguel na próxima temporada e isso não parece nada empolgante. Prevejo desde já uma mãe de aluguel que, no fim, não quer dar a criança para elas ou algo do tipo. Não tenho muita paciência mais pra esse plot bobo, porque não vejo sentido em terceirizar um útero quando Arizona poderia muito bem ficar grávida.

No meio da tragédia e de todos tentando seguir a vida sem Yang, eis que a aparição de Murphy foi outra boa despedida. Não sei se ela retorna para a série, mas nem precisa. Ficou ótimo desse jeito. O que ainda está capengando é a história de Sheperdess. Não consigo entender o que esse eterno mimimi de “parem de me comparar com meu irmão” vai trazer de bom. Até agora não serviu para absolutamente nada.


Para finalizar, eis que ganhamos uma surpresa. Um twist realmente inesperado e que, se seguir a tradição, vai acabar em morte. A nova chefe da cardiologia ser filha de Ellis Grey e Richard não era algo previsto. Uma filha para um homem que nunca pode tê-los. Uma nova irmã para Meredith. Vamos ver aonde é que isso vai nos levar. Apesar dos problemas, vamos seguir firmes e fortes para o décimo primeiro ano de Grey’s Anatomy. Que tenha histórias melhores e episódios melhores. Porque Cristina Yang, já sabemos, não estará por aqui para nos ajudar.
Comentários
7 Comentários

7 comentários:

Vanessa disse...

Pior temporada de Glee
Pior season finale


Sua review resume tudo muito bem.

Kelly disse...

Fiquei chocada com esse twist, sempre pensei que Richard deveria ter tido um filho com a Ellis. O grande problema aí é que a personagem não demonstrou um pingo de carisma...

clau disse...

o que não entendi foi como a Ellis teve uma filha e a meredith nem sequer percebeu que a mãe ficou gravida ...

Roberto disse...

Muitos anos de altas e baixas, mas esse ano estou deixando Grey's junto com a Cristina, força a todos que continuam!!!

Gio disse...

Camis, quando você diz que a temporada só teve episódios medianos ou ruins, você desconsidera o 100° e The Quarterback?

Leonardo disse...

http://www.seriemaniacos.tv/greys-anatomy-10x24-fear-of-the-unknown-season-finale/

Thiago Santiago disse...

Eu acho que ela é mais velha que Meredith, seria uma solução. Já que ela é chefe da cardiologia, e como podemos ver nesses 10 anos, sao anos de internato, residencia, depois viram atendentes (staff) e depois de muitos anos e competencia são promovidos a chefe de um departamento. Como ela já é chefe, ela deve ter passado por muita coisa, e claro que nenhum outro personagem é um genio igual a Christina que se torna chefe da cardio no primeiro ano de staff.