domingo, 10 de novembro de 2013

Sons Of Anarchy 6x08/09: Los Fantasmas/John 8:32


“Ninguém sairá machucado”.

Embora a parte política de Sons Of Anarchy nunca pare realmente, nos dois últimos episódios as questões pessoais tomaram conta da história e guiaram os personagens entre descobertas e decepções. A decisão de colocar Tara como articuladora de um grande golpe familiar foi bastante acertada e tem trazido emoção à série, porque no meio do caminho, a gente já não sabe mais o que é certo, por quem torcer e o que, de fato, deve ser feito para evitar que as crianças repitam o futuro de ódio e violência em que Jax foi criado.

Como sempre, voltamos ao marco zero: a morte de John Teller. Tara não esquece o que sabe e o quanto isso já lhe custou e quando consideramos a coisa como um todo, não dá para pensar em outra coisa a não ser que ela está certa. Que suas articulações para afastar Gemma, divorciar-se de Jax e levar os meninos para longe é a decisão mais sensata. Mas aí, ficamos diante das dúvidas da própria Tara. Ela ama Jax e nunca devemos duvidar disso, mas existe um limite. Um limite que o amor de mãe ultrapassa e que faz com que qualquer outro tipo de amor esteja abaixo. Tara age como mãe e para isso está disposta a sacrificar seu amor como esposa. Não deixa de ser um sacrifício para ela. Magoar Jax e comprar uma briga gigantesca no processo. Mas ela está disposta e temo as consequências. Como não temer após um final dramático, com canção de ninar e revolver para confirmar a ideia de que o plano inclui medidas extremas?

No entanto, preciso compartilhar uma ideia doida de que talvez, com o tiroteio em destaque e as constantes demonstrações de piedade por parte de Jax, ele possa ser mais um a colaborar com o que Tara pretende. Todo esse esforço dela pode fazer com que Jax perceba o quadro maior e afinal, mande-a ir para longe, criando os meninos longe de todos os problemas que não parecem ter fim.

A conversa de Tara com Bobby é um ponto chave nisso tudo. “Jax ainda está tentando descobri como ser rei”, ele diz. Verdade absoluta. Jax tem boas intenções, mas isso é pouco. Os fatores externos, que são inúmeros, não param de interferir. Não importa o acordo para entregar o IRA e conseguir imunidade. Esse seria apenas UM problema riscado de uma longa lista. Sempre haverá outras gangs, outros arautos da justiça, a opinião pública...

Mas outra coisa na conversa com Bobby deve ser notada. Concordo com ele sobre Jax precisar de Tara. Nas ocasiões em que esteve sozinho, Jax ficou mais inconsequente. A essa altura, porém, é tarde demais para pensar nisso. A merda está feita e agora que o golpe da gravidez veio à tona, é uma questão de a plateia esperar para ver como essa mesma merda vai bater no ventilador e se espalhar para todos os lados.

Uma coisa que tem feito falta são cenas de Clay. Não gosto muito do quanto a participação dele diminuiu, mas quando ele aparece em “John 8:32” é para arrasar. Inesquecível a sequência em que ele desafia a pregação religiosa e age como louco de propósito. Foi engraçado e ao mesmo tempo desesperador. O texto estava afiadíssimo e o ator fez justiça ao material.

Agora, fico realmente curiosa para saber como Jax entregará o IRA para a justiça. Nesse caso, a paciência deve ser mesmo uma virtude, porque é complicado esperar por esse desfecho. Se tudo der certo, sei que será brilhante, como cada elemento dessa temporada tem sido. Mas é claro que isso aqui é Sons Of Anarchy e sinto dizer, se o clube não tem seguro contra  C4, nós também não temos nenhuma garantia quando se trata das ideias explosivas de Kurt Sutter.


P.S*Cena do atropelamento em “Los Fantasmas” foi impressionante. A da facada na jugular idem.
P.S* Tentando entender o que a menina avulsa que quebrou a janela da sede provisória tem com o resto da história. Parece que ela é filha da mendiga, só que a coisa deve ir além disso.
P.S*Morri de rir das caras de pavor da advogada de Tara.
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Vanessa disse...

Tudo é tão bom, tão redondinha em SOA que faltam palavras para elogiar.


Eu sou Team Tara. Até acho que ela demorou pra querer sair fora, ela passou por tanta coisa e se formos lembrar que ela já fugiu de Charming uma vez por causa da violência.

Caio disse...

Odiei Tara na primeira temporada,
passei a gostar dele na segunda,
Entretanto meu antigo sentimento por ela voltou a parti da ultima temporada.

Priscila Carvalho disse...

Mais uma vez adorei sua resenha! Acho que Tara fez o que é preciso, afinal ela não quer ser uma Gemma, ela não quer a história se repetindo, apesar de Jax também não querer, não vimos ele se mexendo para que sua família fiquei fora desse mundo.

Como você disse isso é "Sons of Anarchy" e tudo que a gente sabe é que nada é certo. Sei que Tara não vai sair e ilesa das mentiras e nem de suas pretenções por isso ela está se colocando pronta pra qualquer coisa. Assim, como também acho que não será fácil entrega IRA(acho que as consequência disso vai mais uma vez cair em cima da família).
Enquanto a filha da mendiga, eu tenho uma leve suspeita de que, ela possa ser irmã de JAX, não sei como a mente do Kurt funciona, mais seria bem irônico se após perder Thomas(irmão do Jax), Gemma tivesse arrancado um bebê dos braços de uma mãe e fazer do bebê seu filho.
Aguardaremos os próximos episodios anciosamente.


www.tellmepcs.blogspot.com