domingo, 10 de novembro de 2013

Glee 5x04: A Katy or a Gaga


Glee apresenta: É o Tchan na Selva.
Depois da tempestade vem a bonança. Pelo menos, é o que dizem por aí, então, confesso que após tantos percalços nos caminhos de Glee, estou esperando por uma recuperação sólida e cheguei ao ponto em que não aceitarei mais desculpas esfarrapadas para os momentos em que a série não entregar o que deve. Sou uma fã bastante fervorosa quando o assunto é Glee e meu maior desejo é que todos os episódios sejam um tremendo sucesso.
Falei tudo isso apenas para reiterar meu amor pela série, mas também para explicar porque achei esse episódio pós-hiatus “mais ou menos”. A coisa foi dividida. Adorei algumas coisas e gargalhei com elas, mas em contrapartida não sei por que não conseguem sair do ciclo vicioso na relação entre Sue e New Directions. Sempre achei esse plot muito cretino e até divertido, mas por algum motivo a batalha boba entre Will e Sue não me animou nem um pouco. Mas não esse o problema. Não dá para basear uma crítica apenas num detalhe que, afinal, faz parte da mitologia da série e, portanto é talvez o elemento mais consistente dela.
O que realmente incomoda é essa sensação de que estamos numa espécie de looping. Como se a Season 4 não tivesse acabado e todo ranço ruim da reta final (sim, porque até os últimos três episódios a coisa fluiu muito bem) estivesse grudado. Como se a moral estivesse baixa. Não sei. Mas não é só um problema nos roteiros, é quase que um problema na alma da série, que está deixando a desejar em algumas coisas. Nas canções, inclusive.
Esse é um ponto chave. Dificilmente acharei ruim um episódio em que eu goste do modo como os números musicais foram apresentados. E não é uma questão de gosto ou de ser fã do artista X ou Y. Não é, para pegar carona no título do episódio, uma questão de ser Katy ou Gaga, mas direi que as repetições de certos artistas dão uma impressão de cansaço criativo que é mortal.  Glee já fez coisas brilhantes com Britney (de), Katy, Gaga, Madonna e Cia, mas está na hora de sair um pouco dessas batalhas que soam como repeteco e investir em coisas novas.
Para ser bem justa, as sequências musicais foram bem executadas, mesmo achando as canções de Lady Gaga péssimas escolhas. Adam Lambert é o homem mais espalhafatoso da indústria musical, tem imenso talento e detonou nos vocais de “Marry the Night”, mas eu não pretendo ouvir a performance novamente.  “Applause” foi feita para causar vergonha em todos nós e cumpre o objetivo. Toda a parte teatral e o imbróglio entre Sam e a enfermeira agregam humor à apresentação, mas sejamos honestos: a versão é um saco de se ouvir e perde total valor sem o apoio visual.
“Wide Awake”, por outro lado é um número simples e honesto, que leva o título de melhor do episódio (para mim, é claro) e “Roar”, também focado no espetáculo visual é curioso de acompanhar. Não dava para não rir do elenco vestido como se estivesse no clipe do É o Tchan na Selva. Também fiquei desejando Demi Lovato (essa fofa) fixa em Glee e o mesmo vale para Adam Lambert, porque, de tudo do episódio, o que mais me empolgou foi a possibilidade do núcleo de NY ter uma banda maravilhosa como aquela.
Curioso notar que o recalque de Kurt bateu em Starchild e voltou. Quem é ele para criticar alguém espalhafatoso? Mas também entendo a preocupação, porque ao lado de Rachel, Santana, Starchild e Dani, Kurt desaparece.
Em Lima, o que mais me fez gargalhar foram duas coisas: a primeira foi Jake. “Eu pareço um Thundercat gay”. Palmas pro moço. Estava de uma cretinice extrema em cena, lambendo as patinhas e tudo. A segunda cois que fez rir demais foi Will suspendendo Marley por que mesmo? Foi a coisa mais sem sentido do episódio, conseguindo superar até o momento em que Sue aparece e suspende todo mundo por usarem fantasias escalafobéticas e caleidoscópicas (causando epilepsia em alunos, como Artie alerta). Digo isso porque esperamos qualquer golpe absurdo de Sue, mas o que Will fez foi muito sem noção. E se querem minha opinião, foi bem ousado aparecer vestida de Katy no meio de uma apresentação à La Gaga.
O problema é que Marley traz muito mimimi com ela e começo a torcer contra. Ela é muito retardada. Influenciável. Sem personalidade própria. Aquilo não é inocência, é apenas idiotice. A única coisa realmente forte que ela fez foi se recusar a ser Gaga. No mais, ela é apenas uma vítima profissional, tomando bordoadas de Kitty, de Bree, de Jake e de quem quiser humilhá-la. É por isso que não dá para ficar ao lado dela quando Jake age feito babaca, traindo e bancando o namorado compreensivo, que apenas finge não pressioná-la por sexo, quando é exatamente isso o que faz o tempo todo.  No fim, só quero o fim desse casal para sempre.
Sei também que Sam já foi “dançarino erótico” e tudo mais, mas não entendo que todo mundo ache normal ele se agarrando (moderadamente) com a enfermeira da escola pelos corredores.  Não tem como algo assim ser permitido, mesmo no máximo das loucuras de Glee.
Já que a linha do tempo da série está super confusa, pelo menos nos disseram que estamos a seis semanas das Nacionais. Estava demorando demais para tocarem no assunto e até lá, a série tem chance de recuperar o fôlego perdido.
P.S* Nota 10 para o figurino de Artie e Blaine. Fiquei assustada com os dois.
P.S*Tina, minha ídola, botando ordem no barraco.
P.S* Quero mais músicas cantadas por Véia!
P.S* Becky divando nos corredores e atirando na cara que Véia está pegando sua babinha.
 
Músicas no episódio:
"Marry the Night" - Lady Gaga: Elliott "Starchild" (Adam Lambert)
"Applause" – Lady Gaga: Sam (Chord Overstreet), Artie (Kevin McHale), Ryder (Blake Jenner), Blaine (Darren Criss) e Marley (Melissa Benoist) 
"Wide Awake" - Katy Perry: Jake (Jacob Artist), Tina (Jenna Ushkowitz), Kitty (Becca Tobin) e Wade "Unique" (Alex Newell) 
"Roar" – Katy Perry: New Directions e Pamela Landsbury
Comentários
10 Comentários

10 comentários:

Babs.Emanuel disse...

Figurino do Artie e do Blaine ótimos. Ok. Concordo. Mas ótimo mesmo foi o do Sam Chordizinho. Não consegui nem prestar atenção à performance musical e demorei anos pra perceber a Marley&Eu destoando vestida de Katy. #whitechocolate

Dudu disse...

Melhor figurino foi o Ryder gostoso só de tanguinha em Roar, agregou muito valor ao camarote, hehe.

Johnny disse...

Applause mais broxante que existe. Gente, será que os produtores não veem que o público não aguenta mais Ohio?! D:

Lara_Rib disse...

Como Kurt disse pro Kurt² (Adam Lambert): "Se vc disser que veio de Ohio eu me mato".

Pati Melo disse...

Ai essa temporada tá muito barra de aguentar desde já, muito nojo da Arizona, da Mer, do Richard, do plot da Bailey, do Ben, do Shane e de todos os internos, tá tudo muito chato e com a saída da Christina tuo tende a piorar, talvez seja melhor mesmo terminar a série do que ficar nessa ladainha.

Pati Melo disse...

Sinceramente se eu ver mais um tributo a gaga eu largo glee

Pkkp disse...

O episódio foi bem sonso mesmo, mas acho que eles queriam fazer uma coisa mais suave depois do anterior, que foi denso demais.
Camis quando volta a fazer review de Awkward??? A série voltou faz duas semanas:)

Ricardo disse...

Achei Applause e Mary the Nigth muito mais daoras que as originais! Show!

Para ler de madrugada!

http://criticandonamadruga.blogspot.com.br/

Gabriel disse...

Isso só traz audiência pra série. PENA QUE só escolhem as piores músicas dela. E olha que tem cada música boa dela que dava para aproveitar e ninguém usou, mas depois de You & I, o que Glee fez foi cagar nas músicas dela. O que eu não vou aguentar é ver mais um tributo à Britney e músicas da Katy Perry que são sofríveis e repetitivas, sofro demais rsrs
Se eu ver Glee estragando outras músicas, já vou montar o enterro da série.

daiane disse...

até que enfim achei alguém que gosta de tina. Ela merecia mais destaque que marley, cansei dela apesar de acha ela uma boa cantara, mais ela não deveria ser considerada a "nova rachel" e sim tina, mais titia R.M não deixar o que uma pena pois ela é Bem mais talentosa que marley.