segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Parks and Recreation 5x04: Sex Education


 Se você tiver de colocar camisinha em qualquer coisa que pareça um abacaxi, fuja.

Alguma coisa muito estranha está acontecendo com Parks and Recreation nesse comecinho de temporada e, muito embora esse episódio não tenha sido um completo desperdício, sinto que nem de longe ele possui a qualidade dos que foram exibidos na temporada anterior. Falando com bastante honestidade, por enquanto, apenas um dos quatro episódios da 5ª temporada foi engraçado de verdade, os demais são praticamente esquecíveis. Basta tentar lembrar de algo que te fez gargalhar mesmo. Talvez a imagem de Ron – Fucking-Swanson com maquiagem e florzinhas no bigodão seja a única coisa a pulular em sua mente.
Sendo assim, essa semana não passa de mediana, isso porque não gosto de ofender Parks com palavras como medíocre (que é o mesmo que mediano, mas aprece pior). É possível assistir ao episódio sem se ofender e até gostando de uma coisinha ou outra. Mas nada que se compare a muitos episódios em que é difícil selecionar destaques e melhores cenas. Comédias geniais como Parks não podem se permitir entrar na temperatura morna ou perdem o público que conseguiram conquistar e manter.
A trama criada para Tom, com seu vício por eletrônicos e redes sociais parecia ter muito potencial, assim como todos os exageros relacionados ao personagem. Gostei da abertura no tribunal, mas depois fiquei tentando ver graça na repetição da mesma piada. Pinterest num quadro, Iphone de papel... e ele reclamando que queria poder clicar nas coisas. Nem mesmo o retiro espiritual com Ron rendeu e só serviu para dar mais ideias erradas para quem é viciado como Tom (Eu? Jamais). O livro de mecânica também deveria ter surtido algum efeito, mas nada aconteceu.
A coisa mais desnecessária talvez tenha sido Ann vestida de vaqueira por causa do novo namorado. Não tem graça nem quando Leslie aponta a tendência da amiga em se travestir de acordo com a personalidade do homem da vez. O lance da educação sexual para a 3ª idade foi o que se saiu melhor no episódio, mas a participação dos figurantes com perguntas idiotas foi fundamental. O falatório de Leslie e a colocação de camisinhas em bananas e pepinos não serviram para muita coisa.
Até que o casal conservador trouxe uma boa dose de absurdo, assim como o programa do Perd, com os Perd-vertidos. Longe dali, só comecei a entender o porquê das cenas com o deputado avulso e seu estilo robótico ao ver Ben e April na onda da imitação, fechando o episódio com um pouco de dignidade. Só sinto a obrigação de dizer que esse núcleo de Washington não funciona muito e que a melhor coisa seria reunir os personagens novamente. Muito das interações de escritório se perdeu e elas são essenciais para o sucesso de Parks and Recreation.
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Roberto S. Damasceno disse...

Faço minhas as suas palavras. Parks tá difícil de engrenar.

rafael disse...

Parks está muito chato nessa temporada, espero que os roteiristas consigam escrever histórias nas próximas semanas tão boa quanto a temporada passada..

Carina disse...

Concordo plenamente que os núcleos tem que ser reunidos.. e rápido! A série funciona muito melhor com o elenco inteiro reunido.. o Ben e a April isolados do resto tá difícil - parece sempre que está faltando alguma coisa..

Camila Oliveira disse...

Eu gostei muito do episódio até a cena da interrupção da aula de Educação Sexual. A cold open foi hilária, assim como a velharada que apareceu depois, mas no restante do episódio senti que perderam a mão. Acho que o Tom ficou bem over the top com aquela obssessão por eletrônicos e encheu mais o saco do que divertiu.