segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Once Upon a Time 2x04: The Crocodile


Tic tac, tic tac, tic tac…


Se você já tinha lido por aí que o episódio dessa semana era um dos favoritos já feitos pelos produtores de Once Upon a Time, aposto que deixou a expectativa ir às alturas. Com tantas imagens e cenas prévias que mostravam a aparição de um dos vilões mais icônicos das histórias infantis, o Capitão Gancho, tudo se potencializou. Sorte nossa que OUAT é uma série que domina o universo em que se apoia e em que a criatividade nunca deixa de nos acertar em cheio. Esse é, de fato, um dos episódios mais legais já exibidos, mesmo sem nem um pouquinho de Emma e Snow aparecendo.
Não quiseram tirar o foco do principal e isso foi ótimo. No episódio anterior foi Rumpels quem ficou de fora para que pudéssemos nos emocionar com mãe e filha escapando de ogros e compreendendo o que jamais terão de volta. Agora foi a vez de entender um pouco mais sobre quem é Rumpels e o que ele está por enfrentar. Once Upon a Time prepara um grande duelo de vilões e as consequências disso ninguém pode prever.
Sendo assim ele é o grande destaque do episódio. Será? Rumpels perdeu um pouco do brilho de sua maldade com a aparição de Killian Jones, popularmente conhecido como Hook, Captain Hook. Impossível não notar que esse é o primeiro Hook bonito (e bota bonito nisso) das versões já mostradas do personagem e não vamos negar nem fingir que esse pequeno detalhe faz toda a diferença no carisma do Hook de OUAT.
Claro que não é apenas isso. Apoiando essa imagem de pirata sonho de consumo, a trama adaptada para a série é simplesmente genial. Aqui, ganhamos uma nova versão de como Killian se transforma em Hook.  Esqueçam o clássico em que Peter Pan corta a mão do Capitão e um crocodilo engole a iguaria, seguindo-o para sempre na esperança de mais um lanche apetitoso. Aqui, a coisa é mais grave e envolve a esposa de Rumpels. Sim, gente. Colocar chifre no Senhor das Trevas não é uma boa ideia.
Na verdade, fica explicito que a traição de Milah e o fato de ela ter abandonado Rumpels e Baelfire quando ele ainda era apenas um homem comum, contaram muito para que a decisão dele de se tornar o Senhor das Trevas. Um homem amargurado e covarde, que enxerga na magia sua válvula de escape e sua única proteção. O medo e a insegurança são sentimentos poderosos e se transformam facilmente em vingança, como pudemos assistir.
Apesar de não terem mostrado isso claramente, entendi que Rumpels buscava um feijão mágico para ir atrás de Bael, que já havia desaparecido de Far Far Away e estaria vivendo no “mundo real”. Quis o destino – e um tal de Smee – que Rumpels cruzasse novamente com Killian e Milah, que se declaram um casal apaixonado de aventureiros dos mares. Quem culparia Milah? Ninguém, é claro. Mas Rumpels não perdoa o abandono, não só dele, mas também do filho e executa sua vingança, matando Milah, cortando a mão do capitão e ganhando um grande inimigo, para toda a vida.
Os detalhes enriqueceram ainda mais a história, com Rumpels sendo chamado de crocodilo por sua pele estranha, a menção do famoso “tic tac”, referente ao relógio na barriga do crocodilo que sempre avisa sua aproximação e claro, a grande viagem para Neverland (que não é a mansão do Michael Jackson, viu gente?), proporcionada pelo feijão mágico.
Cheguei a cogitar que esse mesmo feijão pudesse ter sido guardado e seria usado como portal para levar Emma e Snow de volta para seus entes queridos, mas não creio que usarão esse recurso. No lugar, as cinzas no armário mágico parecem estar em alta nos planos de Cora e Hook. Imaginem esses dois invadindo Storybrooke para aterrorizar Regina e Rumpels? Mal posso esperar.
Em Storybrooke, outro elemento interessante dava a dica de que as duas histórias estavam ligadas. O que Bela tem a ver com Capitão Gancho? Normalmente, nada, mas estamos falando de Once Upon a Time. Aqui, Smee (amei o gorro vermelho dando a dica!) trabalha para o pai de Bela, que ganha personalidade duvidosa. Muito bacana o fato de ele estar ali e não em Far Far Away. Alguma coisa aconteceu e estamos na jornada para descobrir porque alguns personagens vieram para cá e outros não foram atingidos pela maldição.
Aliás, fica claro que Rumpels, apesar de sua mágica e poder, é um dos mais atingidos pelo mal que criou. Está condenado a ficar preso em Storybrooke, sem a chance de procurar o filho. Se ele tentasse sair, perderia a memória e tudo fica no zero a zero, do mesmo modo. Mas agora, por algum motivo (talvez Bela) ele parece um pouco menos cruel. Admitir que precisava da ajuda de Charming e Ruby (farejando!) parece ser um grande passo. Será que o Senhor das Trevas está amolecendo? Esse pode ser seu grande ponto fraco ou o fator definitivo para salvar sua vida.
P.S*Bela e livros. Outro ótimo detalhe colocado na série!
P.S*Ruby estava tão absurdamente linda nesse episódio que chega a assustar.
P.S*Já chamo Hook de Capitão Me En-Gancho.
P.S*Adorei a cena inicial ser um sonho/pesadelo.

P.S* Game Of Thorns? Hã? Que referência louca é essa? Magic is coming?

P.S* Ainda matutando sobre a timeline desses personagens. Se a gente for prestar atenção e quiser ser chato nada faz sentido. Por isso continuo com minha teoria de que Rumpels herdou as memórias e ações do outro possuído pelo Senhor das Trevas. Será que estou criando uma mentira confortável?
P.S*Não estou nem aí pro meu P.S aí de cima. Continuo achando OUAT foda demais, mesmo com timeline maluca.
Comentários
43 Comentários

43 comentários:

Nayara Pimenta Ferreira disse...

Adorei a Review! O modo como eles reinventam as histórias sem deixar a original de lado é o melhor!! 

Thaís Monteiro disse...

Capitão Me-En-Gancho, tive que comentar! Com certeza, Camis! hahaha 

Ótima review, como sempre... Adoro ler seus comentários, sempre me ajudam nas teorias de conspiração pros próximos episódios, e pra quem são os personagens... Sabe que já estão dizendo por aí que o Bael pode ser o Peter Pan, né? Seria legal... 
Parabéns! Beijos,

Babs disse...

Aí, Camis, sobre o timeline do Rumpels:

O Rumpels deixou bem claro que tinha vida eterna. Ele falou isso pro Smee, que queria vida eterna ("Só quem tem vida eterna aqui sou eu") e quando o Hook disse que ia descobrir um jeito de matá-lo, o Rumpels respondeu "Good luck living that long". E foi por isso mesmo que o Hook precisou ir pra uma terra onde todo mundo vivia pra sempre, Neverland.

Fora isso, o ator disse numa entrevista à Entertainment Weekly que o Rumpels tem 300 anos.

Já a timeline do Baelfyre... quero ver eles explicarem...

Hylanna disse...

Camis, você é demais!  Morri de rir com o "Capitão Me En-Gancho". Ótimo episódio! Ótima review! :)

Babs disse...

ah, realmente, o Bael ser o Peter Pan é uma boa saída... Tipo, a terra pra onde ele escapou foi Neverland, não storybrooke... e agora deve estar com o Hook, Cora, Mulan, e etc na far Far Away reloaded.

Taigo disse...

Vi o promo do proximo espisodio e nele finalmente vai ser revelado quem é o Dr.Whale, e se é quem eu to pensando, OUAT vai extrapolar bem extrapalodado o universo dos contos de fada, pois é um personagem que com certeza ninguem chegou perto de adivinhar, mas posso estar enganado.

Kleber Mota disse...

Sobre a questão da timeline que você citou, minha pequena contribuição seria uma mini cronologia mental em que tento encaixar a história de cada episódio (que pode ir sendo refinada futuramente):
* a era de rumples pré-dark one* rumpels vira o dark one* a era de regina pré-rainha má* a era de charming e snow estando separados* a era de charming e snow juntos* casamento  de charming e snow (aquele mostrado no piloto)* era pós casamento charming e snow* lançamento da maldição.O episódio dessa semana eu acho que se encaixa pouco depois da segunda fase acima.E tenho que concordar com a observação sobre a Ruby. Acho que a cada episódio ela fica mais vez melhor. O pouquinho que ela aparece em cada episódio aumentam muito a expectativa para um novo episódio focado no personagem nessa temporada, que tem tudo para ser tão espetacular quanto o da primeira temporada. 

Emille Cândido disse...

YYYEEEEEAAAAAHHHHHHH!!!!!!!!!!!!! 

Bia Séries.Net disse...

Muito bom Camis!
Cara, me engancho nesse capitão sem remorso! hahahaha
Eu aposto na teoria de que como o Rumples é imortal (até alguém enfiar a espada com o nome dele no seu coração) ele ja está planejando e montando essa maldição a muito tempo, acredito que essa fase do Rumples humano é muito tempo antes até da Cora Coralina ter nascido. Ou seja ele planejou tudinho, manipulando todos os outros personagens.

Tá, dai vc diria que a timeline de Far Far Away não bate com a Timeline de Storybrook, eu diria que ele fez um jeito pra quando a maldição fosse lançada, todos apareceriam na mesma época que Bael veio pra cá. 

Mas, a teoria que a Thaís Monteiro lançou, que o Bael é o Peter Pan, é muito boa e pra mim valeria! =D

Otima review, tava mesmo esperando pra comentar com alguem sobre a Boniteza do Capitão Gancho mais lindo ever!

Fa disse...

Todo o meu amor para Ruby!! 

Nina disse...

Meu deus, será que poderiam fazer os vilões um pouco menos atraentes ? PQP, ja to duvidando da minha moral !

Lara_Rib disse...

Quanto a timeline do Baelfire só tem uma explicação, ele só pode ter ido para Neverland, ao invés de vir para o "real world" como o Rumples pensou. Chutaria na hipótese do Bael ser o Peter Pan, mas como os produtores não conseguiram os direitos de exibição do personagem, não sei como fica. 

Silvinha disse...

É Camis, alguém vai condenar a Milah por ter trocado o Rumple pelo Capitão Me-en-Gancho-até-debaixo-dágua? Nunca no Japão, eu teria feito o msm...suspiros... Já estou pensando com quem vou Shipar...Ruby? Bela? Emma? Snow? Regina? Eu? é!!! Eu!!! rsrsrs ;) Bjs

Janaina disse...

Não assisti o epi ainda (estou atrasadinha) mas não podia deixar de comentar que a esposa do Rumpels é a atriz que fez Helena Peabody em The L Word... coincidência ou trollagem. 

PS: Vocês sabem que os criadores adoram trollar o espectador.

Aline Rocha disse...

Camis, ainda não tinha comentados suas reviews, mas acompanho a algum tempo e eu adoro! Capitão me en-gancho ficou per-fei-to! Não acho que o filho do Rumples possa ser o Peter Pan porque os roteiristas ainda não conseguiram direitos sobre o personagem, mas seria uma maravilhosa sambada na cara do Rumplestilsken se o filho dele estivesse o tempo todo em Neverland e não tivesse sido atingido pela maldição xp

Cabralmelyssa disse...

Fó um ótimo episódio, OUAT ficará na história das melhores séries no dia em que terminar!

Luciana Horlle disse...

Não não..Jason Isaacs também fez um Hook delicioso

Cristiana disse...

Quando terminou o epi eu fiquei de cara. Muito, mas muito bom. OUAT detonando! E o Hook é lindo mesmo.
Já pensaram Regina e Rumples x Cora e Hook?
Acho sim que Regina e Rumples vão econtrar redenção em OUAT.
Mas ainda espero que demore pra minha série favorita durar muitas temporadas.

Samuel disse...

Acho genial a teria de que Bael ser o Peter Pan, e realmente pode se encaixar. Obviamento o Pinóquio conheceu o Bael (só assim poderia saber da  adaga que controla Rumpel) e ele diz que estava numa ilha com muitas tentações( Neverland), quem sabe quando ele foge com os outros meninos e deixa Emma sozinha ele possa ter virado um garoto perdido. 

Lívia disse...

Nao entendi quem e o cara do gorro.... Alguem me explica?

Lívia disse...

Nao entendi quem e o cara do gorro.... Alguem me explica?

Lívia disse...

Nao entendi quem e o cara do gorro.... Alguem me explica?

Bianca disse...

Seria bem legal msm o Bae ser o Peter Pan, mas fica um pouco sem lógica já que o Bae pediu para ir para uma "terra sem magia" e Neverland tem magia, tanto que a Sininho é uma fada. Lembrando que o Peter Pan n vai aparecer tão cedo e os produtores já disseram que vão mostrar a Sininho e o Bae se não me engano.

Review ótima :D

Viviane disse...

KKKKKK.....
Excelente essa Nina!!!
;)

Viviane disse...

O Doutor de "O Doutor e o Monstro"...??

Luh disse...

Amooooo cada vez mais essa série!! Episódio ótimo, delícia!!!!!! Esses roteiristas são muito criativos, não sei como pode!! E que capitão hook é esse!!!!!!

Já estou contando os dias para o próximo epi, para confirmar a identidade do dr baleia e ver minha linda regininha!!

Camiss adoro muito suas reviews, são comentarios sao impagáveis (capitão me engancho hahaha). Assito o episódio e daí já corro pra ler. ;)

Unknown disse...

A pessoa que escolhe o elenco dessa serie tem muito bom gosto, nunca vi tanta gente bonita junto kkkkk

Unknown disse...

A pessoa que escolhe o elenco pra essa serie tem muito bom gosto, nunca vi tanta gente bonita junto kkkkkk

Livia disse...

não entendi quem é o cara do gorro vermelho....alguém me explica?

Giovana disse...

O que me incomoda na timeline não é só a questão do Rumples que até dá para entender.
O que não entendo é como os personagens ficaram por 28 anos na cidade e não notavam que ninguém envelhecia. Nasciam as crianças, o Henry cresceu, elas cresciam, e o restante da população ficava igual e ninguém notava? Não entendo.
E quanto ao Bae, a única explicação seria mágica.Fácil demais, mas não vejo outro jeito

Cacá SS disse...

"Capitão Me En-Gancho" <<<< Já adotei! E desculpa Rumples, mas eu também fugiria com o Capitão! 
 
A timeline, principalmente do Rumples e do filho, é bem confusa mesmo, mas eu acredito que darão uma boa explicação pra isso. OUAT ainda não me decepcionou, então não estou preocupada! 
 
Own, e a Bela achou uma biblioteca! E foi "a Fera" quem deu" <333 

Cacá SS disse...

É o Smee! Na história do Peter Pan, Smee faz parte da tripulação e é o braço direito do Capitão Gancho. No desenho está sempre com um gorro vermelho ;D 

Cacá SS disse...

Não tinha pensado nisso do Pinóquio ter passado por Neverland, mas faz sentido! =D 

Cacá SS disse...

Ah, e estamos aqui babando pelo Gancho, mas o Charming de regata na mina também estava delícia, hein? HAHAHAHA 

Renan disse...

Capitão Me En-gancho, HAUAHUAHUAUAHAUAUHA.

Eu rio horrores com essas reviews da Camilla. 

Lara_Rib disse...

ninguém nascia em Storybrooke, ninguém envelhecia, e ninguém percebia que o tempo não passava, isso tudo fazia parte da maldição. Só o Henry que não era amaldiçoado crescia, e pela maldição ninguém percebia isso.

Livia disse...

Obrigada!!

Anna Soares disse...

eu acho que os personagens que não foram atingidos é pq estavam na parte da Bela Adormecida, que ja tava lá enfeitiçada por causa do negócio de dormir cem anos. 

Lívia. disse...

Bael poderia até ter ido pra Neverland, mas... Se lembram que a Fada Azul disse que ele iria pra uma terra sem magia? Hm? Então tá. -q

lusali disse...

"Capitão Me En-Gancho" morri! KKKKK

Giovana disse...

Certo, era meio óbvio, tolice deixar passar.Obrigada pela explicação.

Lara_Rib disse...

;b

Jéssyca Helena disse...

nossa... além da criatividade sabe o q eu mais gosto de vê nessa serie?
esses "gatos" de duas patas que pelo amor de deus dá um prazer imenso assistir na presença desses atores,espero que continuem assim (caprichando nos personagens). pois nossa . . . se todo "malvado" for assim, nao me importaria com a vida social.