domingo, 21 de outubro de 2012

The Vampire Diaries 4x02: Memorial


 

Vampirexia ou Vampilimia?

Impossível não começar essa review sem dizer que o episódio dessa semana é The Vampire Diaries em sua glória. Desenvolvimento excelente (e sempre ágil), surpreendente, engraçado e acima de tudo emocionante. Foi um desses episódios em que ri e chorei. Não posso exigir mais nada.

Continuando no tema da transformação de Elena, eis que vimos, mais uma vez, as diferenças mais gritantes entre StefANUS e Damon. Um é o retrato da positividade e insiste em tentar de tudo para que Elena aprenda a ser uma boa vampira vegetariana. O outro é prático e não quer enrolação. Pois é. Sem elogios ou críticas, essas são as personalidades de StefANUS e Damon completamente expostas.

No fim das contas, parece que Damon estava certo. Passou um tempão argumentando que com novos vampiros a melhor coisa é beber direto de um humano, mas não foi ouvido. Elena insistiu no plano de complicar as coisas à máxima potência. O engraçado (e eu ri muito mesmo) era ver que ela vomitava a cada tentativa. Primeiro porque a primeira golfada veio depois de um beijo caliente de Stefan. Se isso não foi feito como piada, parabéns. Virou uma piada ótima.

Mas claro que a coisa não se resumiria a isso e Elena vomitou sangue de todos os jeitos possíveis. Por um tempo cheguei até a achar que Elena sofria de distúrbios alimentares só revelados agora, mas Nina Dobrev é uma moça de aparência saudável demais para tal insinuação. Mesmo assim, insisto. Nossa sociedade tem que ficar atenta a esses problemas ou as vampirinhas podem acabar cedendo à pressão da mídia e forçando vômito de sangue para não engordarem. Essa trama de Elena foi um alerta para doenças como a Vampirexia (vampiras com anorexia) e Vampilimia (vampiras com bulimia).

No fim das contas, nem mesmo o sangue de Damon ela aceitou bem e só mesmo o delicioso plasma de Matt deu conta de tanta fome de Elena. Aposto que Matt vai virar o “snack bar” da amiga depois que ela se sacrificou por ele, mas uma coisa fica bem óbvia: Damon tinha razão. Sim, ele peca na argumentação, porque tanto sarcasmo acaba criando conflito mais que resolução, mas ele estava certo sobre várias coisas. Primeiro sobre a fonte de alimento para Elena. Segundo, sobre Elena precisar aprender as coisas como todos os vampiros, sem esse medo constante de Stefan atrapalhando o processo.

Reparem que Caroline a ensina a manipular a memória daquela menina, incentivando Elena a fazer ela mesma, sem ajuda, sem frescura. Isso é algo válido até para a vida. Crianças protegidas demais não sabem se virar diante de problemas simples. Um pouco de dificuldade ajuda a desenvolver as habilidades, a criatividade, a autossuficiência. Foi assim que Caroline aprendeu e é assim que deveria ser para Elena, então, desculpem, mas só resta a conclusão de que Stefan está empatando o desenvolvimento dela. É por amor? Sim. Mas ele não encara as coisas dentro da realidade.

À parte disso tudo, somos apresentados ao novo exterminador de vampiros. Cenas ótimas com esse cara, que parece estar envolvido ou saber algo sobre a explosão que matou todos os membros do conselho de Mistyc Falls. Connor parece ser uma mistura de humano com algo sobrenatural, já que JerEMO muito bem viu a tatuagem dele (e foi o único). Como a conversa de Bonnie e Stefan meio que descarta o envolvimento das bruxas nisso, fico achando que Connor pertence a algum culto ou grupo que mexe com espíritos ou algo assim. Só isso nos faria entender porque ele guardava e relia sempre a carta do pastor incendiário para a filha, April. Aliás, que susto tomei quando Connor fura a coitada sem o menor dó. O lance da igreja foi bem pensado e Tyler se colocou em risco por saber que sobreviveria. Ser um vampiromem tem lá suas vantagens.

Como tudo sempre acontece muito rápido em TVD, eis que ganhamos um momento bem bonito, com uma homenagem aos que já se foram. Os pais de JerEMO e Elena, a avó de Bonnie, Jenna, Vicky, o pai de Caroline e Larica, claro. Se as lâmpadas japonesas já não fossem o suficiente, ainda derramei minhas lágrimas com Damon, um cara que bem lá no fundo, por trás de toda praticidade que impôs para sobreviver, realmente se importa com os outros. A conversa dele com Larica é linda e fica ainda mais tocante quando vemos o personagem ali, ouvindo tudo, sem poder responder ou ajudar seu amigo. Um pequenino detalhe que fez toda a diferença nesse episódio de The Vampire Diaries.

P.S* Achei que teríamos a primeira pegação selvagem de Stefan e Elena. Não durou nem 20 segundos o negócio. Parece que só Tyler e Caroline tem cláusula de safadeza na floresta inclusa no contrato.

Comentários
24 Comentários

24 comentários:

Jonatan Setúbal disse...

Ai Camila, ler suas review de TVD é sempre hilário...
Fico me perguntando: essas coisas de vampirexia e vampilimia surgem naturalmente? dificil acreditar. kkkkkkkkkkkkkkk...

Sobre o episódio nada a dizer exceto que foi ótimo como sempre...

Clara disse...

Sempre achei e sempre vou achar o Stefan um empata foda. Pra mim o romance dele com a Elena é algo muito forçado. Embora a estupides do Damon em resolver as coisas, o propósito dele é manter Elena viva, custe o que custar. E como disse, mesmo que custe a mesma odiando ele por toda a  eternidade de sua vida. Esse Connor ainda vai dar muito o que falar. E não nego que chorei e reprisei inumeras vezes a cena em que o Alaric aparece. TVD me surpreende a cada episódio. E graças a Deus não vamos passar a 4 temporada inteira nessa choraminga da Elena de "não quero ser vampira". Só quero ver a cara do Connor quando souber que o Tyler é um vampiromem e não pode ser morto como qualquer vampiro normal. TVD troll encima dele.

Babs disse...

Lindo o detalhe do Damon "guardando" o lugar do Alaric ao lado dele no bar, onde eles sempre bebiam juntos. ♥

Cíntia Costa disse...

Gente, chorei horrores com a cena do Damon... TVD tá cada vez melhor e Damon meu personagem preferido...

Raquel Alves disse...

Mais um ótimo episódio, acontece tanta coisa nessa série em tão pouco tempo, sempre fico surpresa.
Eu vi tive a impressão durante o episódio, que vai começar uma disputa pra saber quem é o Alfa desse grupo, Stefan ou Damon, e ficou mais claro ainda na linda cena final (que chorei), quando ele diz que só restou ele pra cuidar dessas crianças.Ótima review, mas pq a letra tão pequena?

P.S* O personagem é bem insosso, mas achei uma delícia a Elena chupar o sangue direto do pescoço do Matt.
P.S* Eu ri, quando o Jeremo citou o nome de todas as namoradas mortas, só falta a Bonnie!
 

Yaya disse...

Eu realmente acredito q o Stefan vive em um universo paralelo,nao e possivel.Ele nao encara os problemas.Resumindo ele nao vive a REALIDADE!!
O que a Elena quer ele faz,ele n tem uma coisa q se chama opniao propria,ai mesmo sabendo q vai dar errado ele vai la e faz!!
Bom quanto ao Damonzinho ele ta sempre la pra salvar tds!!kkkkkk....Achei lindoooo ele sentindo falta do Alaric,muito fofo!! :)

Pedro H Couto disse...

Acho que não há certos ou errados, todos tinham os seus porquês, Damon e Stefan. É óbvio que fazer Elena ser vegetariana seria uma fraqueza, mas Caroline matou um homem quando era novata, e Elena é cheia de mimimi (até pra se alimentar de um animal, o que ela já fazia como humana!!). Além disso, ela quase matou a April. Bom, talvez Elena seja a errada por ser tão boazinha. Ou não. Afinal de contas, também é justo ela não querer se tornar uma psicopata, solitária e sem amor próprio (AKA Damon), ou um vampiremo/estripador (AKA Stefan).

E isso é certo, Damon gosta mais da Elena do que dele mesmo, e é por isso que ele não consegue e não quer expor seus sentimentos. No fundo, ele sabe que ele e Elena não combinam, pelo menos, por enquanto.

Só acho que o Damon parece uma criança, tem que ser tudo como ele quer e na hora que ele quer. E essa é a graça do personagem, isso é o que o torna diferente dos outros, e ele perderia isso com Elena.

Amo The Vampire Diaries e acho que a série está em seu melhor momento. Entendo aqueles que querem Delena, mas acho que essa não é a hora certa. De novo, cito Gossip Girl, ou Glee, com o seu rodízio de pares românticos. Pode ser lindo na foto, mas é incoerente. Damon + pessoa que hesita em se alimentar de veado = never gonna happen!

Uma coisa que me irrita demais é todo mundo querendo se sacrificar pela Elena. É um pouco mais forte no Damon, mas todo mundo só pensa em salvar a Elena. Se eu fosse um cidadão de Mistyc Falls daria um tiro na cabeça da Elena na primeira temporada e salvaria umas 200 pessoas que morreram por causa dela. Por isso Stefan ganhou pontos comigo (e com Elena kkk) por não ter sacrificado uma vida pela vida dela, de novo.

Camis, "pouca gente sabe, mas" o mito do vampiro nasceu com a epidemia de tuberculose. Mas relacionei muito os vômitos de Elena com a primeira menstruação de uma menina. Coitada, agora quando ela mais precisava de uma figura feminina... Pelo menos, Stefan teve a Lexi pra ensiná-lo a usar o OB.

PS: aquele climão de indireta quando Stefan lembrou das mortes de Zack e Lexi. Sou desses.

Maria disse...

Depois do Damon fazer aquele discurso "eu sou durão, não solto balão japonês", achei que ele fosse atrás do Caçador Fodão, mas não, ele foi choramingar no túmulo do Alaric. Se Alaric estivesse vivo até ele iria soltar balãozinho pra tia Jenna, e não ia ficar ouvindo esse mimimi de "vampiro solitário" do Damon.
Adorei o novo vilão, torço pra que ele não se apaixone por ninguém em MF, chega de triângulo amoroso

Eliane disse...

Eu achei o episódio fantastico, todas as cenas foram ótimas. Acho Stefan e Elena lindos. Ele sempre vai ouvi-la e atender seus pedidos, ele é assim e pronto. Damom, foi lindo a conversa dele com seu amigo Alaric, tao verdadeiro e tão sensivel. Ele sempre foi honesto com Elena e deixou claro seus sentimentos e lutou por ele, mas recuou em respeito ao que tinha prometido ao irmão, quando ela decidisse por quem ficar. Foi emocionante e empolgante a conversa dele com Elena e com Alaric. Ele dando seu sangue para ela..tudo!! Só tou achando  a transição da Elena  meio chata e cansativa, ela já deveria ter superado esta fase e aceitado o fato, bebendo sangue de animal ou de humano, mas ficar na boa. Toda hora vomitando querendo fugir do seu destino. 
Quero ver mais maldade de Klaus, meu preferido!! Não curto esse lance de colocar triangulo amoroso entre Tyler, Caroline e Klaus, primeiro que ela não ta com essa bola toda e segundo que não rola quimica nenhuma entre Klaus e Caroline, talvez se tivesse rolado na 3ª temp. De qualquer forma, estou amando o rumo que TVD tá levando, mais adulto e mais empolgante.

Marina disse...

ADOREI tudo o que você disse!! Todo mundo querendo se sacrificar pela Elena (mesmo que quase morram no processo) e todas as ações dos personagens se orientarem para ajudar/salvar/anything else Elena    enche!!! E não me venham dizer que isso ocorre "porque ela é a personagem principal" - do ponto de vista narrativo, este não é um bom argumento, muito pelo contrário. bjs!

Marina disse...

Adoro o Klaus também! É meu favorito. Mas eu gostaria de um rala e rola, tipo hot hybrid sex, entre ele e a Caroline...rsrsrs! Bjs!

Silvinha disse...

Só eu achei estranho a carta não ter queimado dentro do fogão da casa do pastor fanático? Pq de resto o episódio foi fodástico. Camis com ctz a cena do cemitério voou pro segundo lugar de minhas cenas preferidas ever, só perdendo pra cena onde Damon faz Elena esquecer sua declaração. É flor, TVD promete... bjus

Rafael disse...

Não aguento mais a Elena com o Stefan. Ela devia pelo menos temporariamente da um tempo dele e do Damon e se concentrar mais em si. Depois ela voltasse pra quem ela quisesse, mas pelo menos me daria um tempo pq eu que tava ja vomitando com ela e o Stefan.

Gracinha disse...

Só tenho a dizer:Damon sempre perfeito.
Review ÓTIMA!

Karen Bomfim disse...

Para, não há personagem melhor e bem desenvolvido que Damon, ele é complexo e isso que me faz gostar do personagem. Realmente por trás daquela dureza toda existe alguém que se importa (sem ser hipócrita) igual o resto. Linda a cena do cemitério, foi o único que me emocionou. 
ps: Como Damon disse e eu assino em baixo, vampiro tem que ser vampiro. End! 

Rebecca d'Castro disse...

Há tempos não via um episódio de TVD que me empolgasse como esse. Eu sou TEAM STEFAN mas sei que o Damon também é ótimo pra Elena, como vc falou falou cada um tem seus porquês e aje conforme acha certo. Tanto Stefan como Damon se sacrificam por Elena, não acho um mais merecedor que o outro em relação ao romance com ela. Chato é ver Delenas condenando Stefan por cada coisa que ele faz e julgando horrores sendo que ele sempre só pensou no bem da Elena.

Luiza disse...

Quero saber quando a Julie ou o Kevin vão entender que a Bonnie, o JerEMO, o Stefan e a Elena são o que cagam TVD? Ou ele mata os 4, ou ele faz eles serem menos zzzzz. Ok, se matarem a Elena e o Stefan, não vai mais ter história, então eles podiam ficar menos Madre Tereza né? A Bonnie e o Jeremy pode matar, rs.
A cena do Damon e do Alaric foi o que me fez chorar, nem liguei pra cena dos balões, mas essa me destruiu.

Obs 1: Só eu achei o Stefan um cuzão por ter batido no Damon aquela hora? Ele podia ter batido quando ele contou que fez sexo por telepatia com a Elena, mas não, resolveu achar um momento onde o Damon estivesse "vulnerável" e descontar a raiva... Puta covardia.
StefANUS, não basta você ser um porre, tem que ser cuzão tbm? Não mereço...
Obs 2: Parece que o Jeremy vai virar um caçador de vampiros, hihi. Na foto promocional de TVD, o Jeremias aparece com uma tatuagem com os mesmos símbolos que as balas do novo caçador e a tatuagem é parecida com a do carinha.
Obs 3: Quem esse caçador pensa que é? Só pq é negro já chega se achando o Blade... Mereço viu HAHAHA

Hylanna disse...

Eu pensei "Elena tá grávida igual aconteceu na Saga Crepúsculo." Mas aí lembrei que Bela não era vampira ainda. Então... vampilimia é mais provável. :)

Kleber Mota disse...

Uma coisa que não tenho visto ninguém comentar e que eu acho (mas posso  estar fortemente errado) que pode ser um twist mais pra frente, é o fato de Elena (e Katherine) vir de uma linhagem de cópia (doppelganger). Eu acho inclusive que nessa temporada devem voltar as origens dessa parte da mitologia. Nesses dois episódios, isso foi citado bem rapidamente, em 1 frase solta no meio da história, o que não me deixa 100% certo de que vão seguir essa linha, que eu acho que daria uma história muito boa.

Bruna Rheinheimer disse...

É, ótima review..
O fato de Matt ser o novo "saco vivo de sangue" da Elena foi tirado do livro, já que no livro é ele quem procuram para que a Elena complete a transiçao...
TVD precisa urgentemente achar um modo de trazer Larica de volta :)

Tatiane Lopes disse...

Camis, sempre fui manteiga derretida com filmes de romences, mas nunca tinha chorado com TVD, nem com nenhuma serie, mas a conversa do Damon com o Ric foi muito emocionante.. Muito fofo ele guardando o lugar pro seu BFF no bar..
 
Vc falou tudo na review, estamos no segundo ep e tem de tudo:"Desenvolvimento excelente (e sempre ágil), surpreendente, engraçado e acima de tudo emocionante"..
Ótimo review. Abraço

Tatiane Lopes disse...

Senti falta do Klaus, tbm adoro ele. e to louca pra ver ele dando uns pegas na Caroline.. acho os 2 tudo a ver, e juntando o fato que naum gosto do tyler..

Allie disse...

Acho que Stefan bateu no Damon por que ele tentou matar o Connor, sendo que o Stefan disse que isso os deixaria ainda mais expostos...

Luiza disse...

Não, ele ainda falou que bateu no Stefan por causa da Elena depois... Na previa pro próximo episódio, o Damon fala disso pro Stefan...