sexta-feira, 8 de abril de 2011

The Vampire Diaries 2x17: Know The Enemy


Uma série que faz valer cada minuto da sua espera.

Mais uma vez vou tocar nesse assunto, mas é só porque ainda acho necessário e porque depois de assistir a esse episódio fabuloso, ainda me surpreende que exista alguém capaz de falar mal de The Vampire Diaries.

Verdade seja dita, essa é uma série que tem muito (muito mesmo) fã enrustido por aí. Gente que tem vergonha de dizer que conta os dias para ver a Vampiranha, só por se tratar de uma produção da CW. Sou contra até quem chama a série de “guilty pleasure”. Não é. The Vampire Diaries fez o inimaginável ao superar os livros que lhe deram origem e criar um roteiro de qualidade para uma trama que tinha tudo para se limitar ao público pré-adolescente.

Esse episódio é um prefeito exemplo disso. O arco central se desenvolveu muito, sem deixar de lado nenhuma das histórias paralelas que apóiam a temporada. Além de importante, foi ágil, acrescentou novas informações, prendeu nossa atenção e surpreendeu bastante, até o minuto final. Quase não dava para piscar, sob o risco de perder alguma cena essencial.

Lógico que não dá para começar por outra coisa, já que ficamos tantas semanas tensos, só para saber o que ia acontecer com Isobel batendo à porta de Elena. Tirando o dramalhão de Jenna, tudo o que veio daí foi muito bom. Primeiro porque eu sou incapaz de prever as atitudes de alguns personagens e Isobel (assim como John e Vampiranha) está inclusa na lista. Minha cabeça dá um nó. É a boa intenção disfarçada de má intenção que na verdade é má intenção querendo ser boa intenção. Entendem o que quero dizer?

Esse jogo de interesses que envolve Elena, Vampiranha e Klaus é de enlouquecer qualquer um e até o momento em que Isobel resolve entrar em auto-combustão (sim, eu sei que vampiros queimam no sol) eu estava absolutamente em dúvida. Não esperava aquela reação e ainda não processei bem o acontecimento. É tudo muito bonito olhando assim, sem pensar, mas analisando essa morte, ficam questionamentos sobre o papel que Isobel ainda poderia desempenhar na série. Apesar de ter gostado da surpresa, confesso que achei muito prematura, afinal, Isobel que foi uma mulher que fez o que fez para se vampirizar e que enganou meio mundo para salvar a filha não se suicidaria assim, sem ter garantias mais palpáveis de que Elena estaria segura.

Por outro lado, tudo isso nos aproxima bastante de Klaus, que ainda não apareceu em carne e osso, mas já deu uma de espírito zombeteiro possuindo o corpinho de professor Larica. Nem preciso dizer que AMO as piranhices de Vampiranha, que foi esperta ao perceber o truque da saboneteira. Engraçado é que quando ela estava lavando as mãos eu já pensei que era isso mesmo o que iria acontecer.

Muito boas as cenas em que a Menina Bruxa da Boca Torta enche seu corpo com poder de gente morta. Digam o que quiserem, a coisa foi muito bem feita, mesmo que eu ache que um monte de folhas voando e uns trovões sejam a solução para destruir Klaus. Fiquei esperando que alguma bruxa-fantasma doida resolvesse matar JerEMO, mas ainda não foi dessa vez. Quem sabe na próxima? Quem sabe não podemos oferecê-lo em sacrifício no lugar de Elena?Hein, Klaus? Topa?

O melhor é ver Stefan e Damon (que fez cena sem camisa e a gente agradece) crentes de vão dominar o mundo com seu plano infalível. Doce ilusão, é claro. Ainda não colocaram na balança o fato de que Matt está por aí, se fazendo de glamurizado (UI!) para descobrir tudo sobre a vampirada e vingar a morte de Vicky, enquanto Vampiroline nem imagina que a mãe soube de tudo, pela segunda vez.

Comentários
12 Comentários

12 comentários:

Matheus L. disse...

Eu posso ter entendido errado, mas achei que a Isobel tinha sido compelida. Na busca dela pelo Klaus, algum original (ou o próprio Klaus, usando algum corpo alheio) a obrigou a enganar a todos, entregando Alaric e Vampiranha, e em seguida se matar. Viajei?

Eu achei que a cena da Menina Bruxa da Boca Torta (juro que esqueci o nome da personagem) recebendo os poderes poderia ter sido um pouco mais elaborada, tudo que ela faz me deixa a impressão de ser muito fácil. Mas os sussurros foram realmente assustadores.

TVD caminha pra um final de temporada ótimo! Eu fico me perguntando o que vai ser da terceira, já que com os originais agora, não sobram vilões mais fortes... ou sobram?

jorge disse...

Episódio mais foda! Só faltou fazer a devida homenagem à Lost, pq né.. aqueles sussurros eram os espiritos que nao estavam prontos pra entrar na LUZ. hahahaha

Giselle disse...

Pois eh, a Isobel não escolheu se matar, ela foi compelled pelos originais, seja quem for.

Eu de verdade acho TVD uma das melhores séries da atualidade, nao lembro de um episódio mediano que seja.
E mais uma vez não ficou de enrolação e deu mais um grande passo na trama!

Tava com saudade das canastrices do Damon. Agora só falta Tyler voltar pra melhorar de vez (ok, se o Matt quiser morrer tb não fará a mínima falta!).

Camis Barbieri disse...

Olha, eu revi a cena da morte e não achei que ela foi "obrigada" a se matar ali, não, mas enfim, pode ser que minha percepção esteva afetada.

karolll disse...

Esse episódio foi simplesmente maravilhoso!!!! valeu a espera, o como valeu a pena...outra coisa q eu pirei foi com a mãe e o namorado caroline.venhamos e convenhamos caroline so se fode nesta merda caramba!!! tem hora que tenho pena dela sei la...o que foi aquilo la do sangue com Alaric ????fiquei super curiosa... agora e so esperar
o próximo episódio!!!!

P.S.Nos agradecemos as cenas de Stefan e Damon sem camisas!!!! ;p

ELisa disse...

Eu tb tive a impressao que Isobel tinha sido compelida. A Elena até pergunta isso antes. E Isobel tb pergunta pro homem no telefone se ela realmente tinha feito todo o trabalho antes de tirar o colar.

Anna disse...

Hum...
Eu tb não acho que a isobel foi compelida não... foi meio que uma "redenção" de uma personagem que fez muita merda mas no fim era "boa mãe" não foi? Entendi assim pelo menos...
Quanto ao Matt, ele foi MUITO sacana e merece uma morte pior que a da vicky, certeza!!! (Y)
A saboneteira foi legal pq logo que vi aquele monte de saboentes redondinho lá pensei logo na moonstone... Mas que não era um lugar nada seguro não era..

Em suma, adorei o ep. e espero que agora que a temporada está acabando eles não começem a enrrolar nos eps pra estender um pouco mais o assunto...

luciana* disse...

quando vai acontecer a batalha entre russell edgington, aro volturi e klaus 'the original'? :)

Anônimo disse...

Ótima review!
Acho VD uma série incrivel e muito mais constante do que muitas outras reconhecidas por aqui.A Isobel parece mesmo ter sido compelida a fazer aquilo,ainda mais porque alguem que quis tanto ser vampira não iria desistir tao facil e a cena dela com o Alaric me deu a impressão que ela fez um trato com o Klaus!O Matt fica melhor de figuração do que se unindo com a mãe da Caroline, fiquei com ódio dele haha
E que saudade eu estava do Damon e da Petrovinha! Só acho que deveriam desenvolver a historia do Damon com a Elena logo..
Camila,voce viu a promo do proximo episodio? FANTÁSTICA.

luciana* disse...

quando vai acontecer a batalha entre russell edgington, aro volturi e klaus 'the original'? :)

ELisa disse...

Eu tb tive a impressao que Isobel tinha sido compelida. A Elena até pergunta isso antes. E Isobel tb pergunta pro homem no telefone se ela realmente tinha feito todo o trabalho antes de tirar o colar.

Hurameshey disse...

Amo seu jeito de escrever sobre a série. Bolo na gargalhada a Vampiroline kkkkk