sexta-feira, 20 de novembro de 2009

The Prisoner 1x03: Anvil

Continuando a saga de The Prisoner, ganhamos mais um episódio excelente, revelador e muito mais confuso. Os cortes temporais são realmente de enlouquecer e muitas vezes eu me pego pensando se não deixei passar alguma coisa.
A série exige (e merece) ser vista com atenção, porque é realmente rica em detalhes e informações que, quando unidas, deverão finalizar a trama de forma brilhante.
Se terminamos de ver o segundo episódio com Six na camisa de força, nesse ela aparece adormecido, mais uma vez, no chão, num local desconhecido. Para mim, ficou essa lacuna temporal e lógica e não faço ideia se haverá um preenchimento mais para frente. O grande mote em Anvil é a espionagem, o que confirma um pouco aquele meu pensamento sobre 'O show de Truman'. Six vira espião e ao mesmo tempo é espionado. Na verdade, fica claro que ninguém está seguro e todos estão sendo observados de perto. Ao menor deslize, portanto, os traidores serão punidos.
Aliás, não existem traidores na Vila. Existem sonhadores. Essas pessoas, que ninguém sabe ao certo quem são, se reúnem e compartilham a ideia de Six, de que existe algo além. Trabalhando para Two, em busca desses sonhadores, Six parece a isca perfeita para quem deseja sair da Vila, mas, como Two sabe muito bem, ele vai fazer de tudo para acabar com a mentira ou seja lá o que for tudo isso. Six é espionado por 909, que surpreendentemente é amante/namorado de 1112, o filho de Two que tem sim, suas vontades de rebelião contra o pai. O medo, no entanto, é uma voz de comando constante na Vila, embora seja tudo muito velado. 909 acaba morto pelas mãos de 1112, que sacrifica tudo por temer o pai, após essa descoberta.
Six, que foi enviado a uma escola par ensinar espionagem e tecnologia, faz de seus alunos pequenos agentes secretos que devem descobrir quem são e o que querem os homens para quem todos trabalham.
No meio de tantas investigações e suspeitos, Six descobre que 313 está na mira daqueles que observam e ela acaba sendo levada para os Túneis.
Six pede ajuda de 1112, que age pelas costas do pai e o manda par lá. Ele consegue evitar a tragédia para 313 e 1100, uma de suas alunas mais brilhantes. Mais uma vez, ele acorda num outro momento e o recorte temporal me confunde. A pequena 1100, contudo, recebe de Two um agradecimento que se transforma em castigo. Ele sabe que a menina o esteve observando e vai mandá-la para tratamento. Tudo isso, com voz doce e calma e a bondade inata de deixá-la terminar o sorvete antes.
Tivemos ainda mais questões em que pensar. Não existe um número Um, nunca existiu e nunca existirá. Isso deve supostamente ensinar humildade. E mais. Vimos a esposa de Two despertar, mas a visita dela à Vila não pode durar muito tempo. De alguma forma ela não pertence àquele lugar e sua aparição faz surgir um enorme e profundo buraco na terra. Seria esse um caminho para outra dimensão/realidade/mundo? Estaria ela vivendo no lugar onde, antes, Six vivia, ou seja, na realidade que é a que todos nós conhecemos?
Perguntas que ainda ficam para um próximo episódio.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: