Sobre a família que você escolhe.
Dizem por aí que família a
gente não escolhe, mas isso não é nem um pouco verdade. E ainda bem. Se não
somos acolhidos entre aqueles que têm nosso sangue, existem no mundo pessoas
que nos amam pelo que somos e que nos apoiam a todo o momento. Esses preciosos
amigos, como mostra o episódio de Glee, são aqueles que vão te dizer a verdade
e te empurrar para o que é certo. Com um tema como esses e com 0% de Sue
Sylvester, essa semana vem recheda de momentos fofos, mas também de mensagens
importantes sobre aceitação e respeito.
As músicas vieram num tom pra
lá de cafona, mas algumas delas tiveram boas rendições. É o caso de “I’ll Never
Fall in Love Again”, trazendo de volta o clima de romance pueril entre Rachel e
Sam. Gosto do casal, mas acho problemático tentar nos convencer de algo
verdadeiro entre eles quando Sam passa o tempo todo perseguindo Mercedes,
cantando para ela e dizendo que ela é o amor de sua vida. Fica aquela sensação
de que Rachel é um passatempo, algo a fazer enquanto Mercedes não decide ficar
com Sam, e tenho certeza de que o objetivo não é esse.
E embora Mercedes lidere a lista de
personagens que odeio na TV (e não apenas em Glee), a presença dela nessa
semana não foi um problema. Pelo contrário. Com aquele tom conciliatório e de
amizade, ela foi bacana. Incentivando Rachel a retomar a carreira e a sair
desse ciclo de medo e autopiedade que não fazem bem a ninguém. Mesmo assim, não
gostei muito de “Baby It’s you” e não sei bem qual o objetivo dessa música para
animar Rachel. Era tão sem graça que tirou minha alegria de viver durante a
execução.
Enquanto isso rolava no lado
mais dramático da história, eis que a incrível Britanny S.Pierce rouba a cena
completamente, cheia de doçura e humor bobinho. Acho que a cena em que
descobrimos que ela é filha de Stephen Hawking entra para as melhores da série,
hilária no texto e nas atuações, com o plus de uma dupla de peso como Señor Chang
e a Mãe do Stifler. Se você nunca viu Community ou American Pie não vai
entender a referência, mas aí já não é problema meu.
Com tanto talento cômico, não
é nenhuma surpresa que nosso já aclamado Fondue For Two tenha sido comprado
pela Univision e se transformado no Queso por Dos. GENIAL. Além de Britanny
falando espanhol, vendo telenovelas e se fantasiando de enfermeira para tentar
convencer a avó de Santana a participar do casamento das duas, ela ainda matou
a pau quando veio o momento de se posicionar e falar o que todos nós pensamos:
o mundo não tem mais lugar para gente de cabeça atrasada e preconceituosa.
Adorei ouvir isso em Glee.
Gostaria de ver em outras séries. Não resolve o problema, que é bem mais amplo
do que uma avó aqui e outra ali, mas traz debate, acende a discussão entre os
jovens e ajuda a criar uma corrente diferente para as futuras gerações. Vamos
mudando aos poucos, que é melhor do que nunca mudar.
Isso tudo também é legal por
mostrar um lado mais frágil de Santana, sempre agressiva e incisiva. Quando o
assunto é a avó – e vale dizer que essa atriz é uma avó latina profissional,
atuando em Switched at Birth e Jane The Virgin no mesmo papel – ela perde o
rumo e a força de lutar, mas com Britanny ela se ergue novamente e enfrenta
tudo para ser feliz a seu modo, sem seguir as regrinhas sociais que nos foram
impostas.
Voltando a falar de música,
tivemos o gracioso clipe de Wishin’ and Hopin’, com aquele climão romântico
meloso que deixou tudo bem divertido. Arthur’s Theme, com todos os meninos
vestidos a rigor não impressionou muito, mas Close to You trouxe de volta a
fofura de Sam, numa apresentação bem simples e que definitivamente não
precisava de nenhum espetáculo para fazer efeito. Promises, Promises é mais uma
daquelas canções que existem para nos mostrar que Lea Michele é uma bixa
destruidora mesmo (hein, viado!) e Alfie... foi bem chata. Bem, bem, chatinha,
para não dizer coisa pior.
Para encerrar bem o episódio e
reforçar a mensagem de “mais amor, por favor”, What the World Needs Now foi
perfeita. Depois dela, nenhum coração raivoso permaneceu dentre os espectadores
de Glee.
Músicas no
episódio:
"I'll Never
Fall in Love Again": Dionne Warwick - Rachel Berry and Sam Evans
"Baby It's You": The Shirelles - Mercedes Jones with
Rachel Berry, Santana Lopez and Brittany Pierce
"Wishin' and Hopin'": Dionne Warwick - Brittany Pierce,
Artie Abrams, Blaine Anderson and Sam Evans with angel choir
"Arthur's Theme (Best That You Can Do)": Christopher Cross - Blaine
Anderson, Artie Abrams and New Directions males with Sam Evans and Kurt Hummel
"(They Long to Be) Close to You": The Carpenters - Sam Evans
"Promises, Promises": Promises, Promises - Rachel Berry
"Alfie": Cilla Black - Santana Lopez with New
Directions and alumni
"What the World Needs Now": Jackie DeShannon - Mercedes Jones,
Rachel Berry, Artie Abrams, Kurt Hummel, Will Schuester and Sam Evans with New
Directions and alumni