domingo, 8 de fevereiro de 2015

Glee 6x06: What the World Needs Now



Sobre a família que você escolhe.


Dizem por aí que família a gente não escolhe, mas isso não é nem um pouco verdade. E ainda bem. Se não somos acolhidos entre aqueles que têm nosso sangue, existem no mundo pessoas que nos amam pelo que somos e que nos apoiam a todo o momento. Esses preciosos amigos, como mostra o episódio de Glee, são aqueles que vão te dizer a verdade e te empurrar para o que é certo. Com um tema como esses e com 0% de Sue Sylvester, essa semana vem recheda de momentos fofos, mas também de mensagens importantes sobre aceitação e respeito.

As músicas vieram num tom pra lá de cafona, mas algumas delas tiveram boas rendições. É o caso de “I’ll Never Fall in Love Again”, trazendo de volta o clima de romance pueril entre Rachel e Sam. Gosto do casal, mas acho problemático tentar nos convencer de algo verdadeiro entre eles quando Sam passa o tempo todo perseguindo Mercedes, cantando para ela e dizendo que ela é o amor de sua vida. Fica aquela sensação de que Rachel é um passatempo, algo a fazer enquanto Mercedes não decide ficar com Sam, e tenho certeza de que o objetivo não é esse.

 E embora Mercedes lidere a lista de personagens que odeio na TV (e não apenas em Glee), a presença dela nessa semana não foi um problema. Pelo contrário. Com aquele tom conciliatório e de amizade, ela foi bacana. Incentivando Rachel a retomar a carreira e a sair desse ciclo de medo e autopiedade que não fazem bem a ninguém. Mesmo assim, não gostei muito de “Baby It’s you” e não sei bem qual o objetivo dessa música para animar Rachel. Era tão sem graça que tirou minha alegria de viver durante a execução.

Enquanto isso rolava no lado mais dramático da história, eis que a incrível Britanny S.Pierce rouba a cena completamente, cheia de doçura e humor bobinho. Acho que a cena em que descobrimos que ela é filha de Stephen Hawking entra para as melhores da série, hilária no texto e nas atuações, com o plus de uma dupla de peso como Señor Chang e a Mãe do Stifler. Se você nunca viu Community ou American Pie não vai entender a referência, mas aí já não é problema meu.

Com tanto talento cômico, não é nenhuma surpresa que nosso já aclamado Fondue For Two tenha sido comprado pela Univision e se transformado no Queso por Dos. GENIAL. Além de Britanny falando espanhol, vendo telenovelas e se fantasiando de enfermeira para tentar convencer a avó de Santana a participar do casamento das duas, ela ainda matou a pau quando veio o momento de se posicionar e falar o que todos nós pensamos: o mundo não tem mais lugar para gente de cabeça atrasada e preconceituosa.

Adorei ouvir isso em Glee. Gostaria de ver em outras séries. Não resolve o problema, que é bem mais amplo do que uma avó aqui e outra ali, mas traz debate, acende a discussão entre os jovens e ajuda a criar uma corrente diferente para as futuras gerações. Vamos mudando aos poucos, que é melhor do que nunca mudar.

Isso tudo também é legal por mostrar um lado mais frágil de Santana, sempre agressiva e incisiva. Quando o assunto é a avó – e vale dizer que essa atriz é uma avó latina profissional, atuando em Switched at Birth e Jane The Virgin no mesmo papel – ela perde o rumo e a força de lutar, mas com Britanny ela se ergue novamente e enfrenta tudo para ser feliz a seu modo, sem seguir as regrinhas sociais que nos foram impostas.

Voltando a falar de música, tivemos o gracioso clipe de Wishin’ and Hopin’, com aquele climão romântico meloso que deixou tudo bem divertido. Arthur’s Theme, com todos os meninos vestidos a rigor não impressionou muito, mas Close to You trouxe de volta a fofura de Sam, numa apresentação bem simples e que definitivamente não precisava de nenhum espetáculo para fazer efeito. Promises, Promises é mais uma daquelas canções que existem para nos mostrar que Lea Michele é uma bixa destruidora mesmo (hein, viado!) e Alfie... foi bem chata. Bem, bem, chatinha, para não dizer coisa pior.

Para encerrar bem o episódio e reforçar a mensagem de “mais amor, por favor”, What the World Needs Now foi perfeita. Depois dela, nenhum coração raivoso permaneceu dentre os espectadores de Glee.

Músicas no episódio:
"I'll Never Fall in Love Again": Dionne Warwick - Rachel Berry and Sam Evans
"Baby It's You": The Shirelles - Mercedes Jones with Rachel Berry, Santana Lopez and Brittany Pierce               
"Wishin' and Hopin'": Dionne Warwick - Brittany Pierce, Artie Abrams, Blaine Anderson and Sam Evans with angel choir
"Arthur's Theme (Best That You Can Do)": Christopher Cross - Blaine Anderson, Artie Abrams and New Directions males with Sam Evans and Kurt Hummel         
"(They Long to Be) Close to You": The Carpenters - Sam Evans
"Promises, Promises": Promises, Promises - Rachel Berry
"Alfie": Cilla Black - Santana Lopez with New Directions and alumni

"What the World Needs Now": Jackie DeShannon - Mercedes Jones, Rachel Berry, Artie Abrams, Kurt Hummel, Will Schuester and Sam Evans with New Directions and alumni
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Matheus Oliveira disse...

adorei aquela Emma sem rosto na hora de what the world needs now hehehehehe

João Paulo disse...

Gostei do episódio, principalmente de Queso Por Dos, sensacional, mas realmente algumas músicas não ficaram muito boas, mas Wishin' And Hoping e Arthur's Theme foram boas.

@filipebraga disse...

Achei um dos melhores episódios, essa temporada ta ótima, bom que vai fechar com chave de ouro!
Só queria que tivesse tido mais da véia no episódio, rs.