domingo, 8 de junho de 2014

Orphan Black 2x08: Variable and Full of Perturbation


Sister-kisser.

Essa semana Orphan Black resolveu inovar. Além de colocar Cosima em perigo real, fomos apresentados a uma nova clone, ou deveríamos dizer: a um novo clone? Tony tem “um quê a mais”. Barba, cabelo e bigode, numa dose de testosterona meio bizarra, mas que funciona porque Tatiana Maslani é mais do que uma atriz plural, capaz de enfrentar várias facetas num mesmo episódio.

Começo a achar que ela tem algum acordo com o Capiroto, porque só isso justifica mais uma atuação tão bem colocada. Ficou bizarro. E esse era o objetivo. Tão bizarro que fiquei vidrada em cada cena de Tony, em sua estranha dinâmica com Felix. Foi tudo tão “fora da caixa” que não me surpreendi com o beijo que consagra Felix como “sister-kisser”. Dualidade sexual é apelido para a situação.

Numa temporada que, pelo menos até aqui, não passa de mediana, a flexibilidade de Maslany está fazendo a diferença. Pelo menos quando o assunto são clones a coisa continua interessante. Tony traz uma mensagem para Beth e descobrimos que Paul é um fantasma. Além da questão religiosa, que foi esquecida e não fez falta nos dois episódios mais recentes, temos que lembrar do envolvimento dos militares nessa bagunça. Como é tudo muito encoberto e quase não explorado no roteiro, é fácil esquecer, mas parece que esse pode ser um bom trunfo para o final de temporada, junto das questões cientificas, é claro.

Outra novidade é que Sarah (e Helena) são clones que deram errado. A incapacidade reprodutiva era um objetivo claro na constituição genética. Sarah e Helena devem ser as provas vivas de que é impossível deter a natureza e que mesmo diante do ambiente laboratorial controlado, a ciência não se sobrepõe em 100% das vezes. Tanto é que, essa tal cura sintética de Ethan vai falhar e apenas Kira, a criança que jamais deveria existir, será a salvação para a doença das clones. Para isso, no entanto, ela teria que doar medula óssea e não sabemos o quanto dessa invasão física seria o bastante. Talvez Ethan tenha um plano especial para Kira, agora que ela está em poder de uma versão comentada super especial de “A Ilha do Dr.Moreau”.

A única clone que não me convence é Rachel. Talvez porque, dentre todas, ela seja a mais maniqueísta, chegando a quase ser uma vilã de desenho animado. A frieza dela, seus ataques secretos e sua crueldade implícita a tornam uma personagem boba e que não cria o mesmo interesse que as demais.

Sobre Cosima, realmente acho que ela pode morrer. Eu respeitaria a decisão, uma vez que a personagem ficou bastante presa no “plot da tosse” e no eterno “confia-desconfia” com Delphine. Particularmente, acho isso tudo bem chato quando comparado com as maluquices de Helena e até as atitudes de Alisson, que vai ensinar a Donnie como se livrar de corpo e provas de assassinato. Pelo menos é o que parece.

P.S*Detetive Art só serve pra comprar cerveja.
P.S*Cosima rainha dos nerds.
P.S*Tenho medo de qualquer adulto (que não seja Sarah ou Felix) perto de Kira. Lançam olhares muito nojentos pra coitadinha.
P.S*Não entendo a bipolaridade de Cosima e Delphine. Aquilo não faz sentido.

P.S* Rachel não deve saber que Leekie morreu, nem como. Se soubesse usaria de alguma maneira.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: