domingo, 11 de maio de 2014

Glee 5x19: Old Dog, New Tricks



Chris Colfer, apenas pare.

Glee não está muito bem. Essa tem sido uma temporada perdida, que variou entre episódios medianos e ruins a maior parte do tempo, mas chegamos a um ponto crítico essa semana, com “Old Dog, New Tricks”. O episódio foi escrito por Chris Colfer e isso seria apenas um detalhe, se o roteiro não fosse o pior dessa temporada. Poucas vezes sofri tanto durante um episódio de Glee. E sofrimento não pelo drama, sofrimento por ter que assistir a quarenta minutos de pura tortura. Esse foi um episódio monótono, inútil, sem um pingo de humor e recheado de clichês e ideias batidas sobre tudo.

Apesar de alguns minúsculos desenvolvimentos de trama, como no caso de Santana e Rachel, sou obrigada a considerá-lo como episódio filler. Não é na totalidade, mas como ver ou não ver “Old Dog, New Tricks” traria o mesmo resultado, digo que é filler. E um filler péssimo. Você sabe que um episódio de Glee foi ruim quando nem mesmo Sam e suas piadas conseguem te fazer esboçar um sorriso. Então, Chris Colfer, meu querido, repito minha frase de abertura. Apenas pare. Glee já não está bem e você ainda a está piorando.

Gostaria de poder dizer que fiquei comovida com as grandes questões humanitárias propostas, mas apenas senti imenso sono. Fiquei completamente aborrecida ao ver  “I Melt with You” cantada para cachorros, pensando que definitivamente teria sido melhor ir ver o filme do Pelé, só para lembrar uma velha piada ruim. A sequência toda é um impropério. Música ruim, coreografia ruim, proposta ridícula.

Honestamente, como deixaram isso ser filmado? Glee tem muitas tramas sem pé nem cabeça, mas existe pelo menos um traço de humor nelas. Aqui não.  Rachel precisa de uma “boa causa”, cria a “Broadway Bitches” por influência de Santana e depois disso vemos um monte de coisas sem o menor sentido se desenrolando. A única coisa aceitável é a inclinação de Santana para essa profissão que exige esperteza e agressividade.

Depois ainda ficamos com Sam e Mercedes discutindo relação, enquanto o pobre cachorrinho ficava entre eles. E Sam ainda nos lembra que é loiro, lindo e bobo, mas que já sustentou a família como “dançarino exótico”. Artie no meio desse imbróglio estava mais perdido que cego em tiroteio e nem preciso dizer que o clipe de “Werewolves Of London” que era basicamente Sam sendo Pateta e ensinando Pluto a agir como cachorro foi um vexame. Não quero lembrar disso nunca mais na vida.

Então, passamos para o grande plot de Kurt, largado por todos e sem futuro na série, mas agora o novo protagonista do teatrinho no asilo de idosos. Seria fofo se não fosse não tão trabalhado. Usaram Maggie da forma mais óbvia possível. Ex-estrela da Broadway abandonada pela filha num asilo, contando com seu mais novo amigo para salvar a peça e reuni-la com a filha desalmada, que do nada, sorri com olhos amorosos para a mãe. Não entendi. Não entendi mesmo.

Não ri quando a velhinha que faria Peter Pan morreu para dar lugar a Kurt na peça. Não foi engraçado. Foi apenas de extremo mau gosto, assim como as músicas com sonífero que apresentaram. “Memory” me fez apagar três vezes.  “Lucky Star” não cumpriu o papel de transformar os idosos em figuras energéticas e cheias de vida. Não rolou, porque tudo o que vimos foi Kurt voando feito um tonto para la´e para cá. Por fim, “Take Me Home Tonight” é a canção sem graça que une os dois plots em algo ainda mais sentido e mais raso.

Imagine só, um espetáculo com idosos que tentam te fazer adotar um cachorro enquanto você come um hambúrguer na lanchonete. Super viável, não é mesmo? Não valeu nem pela tentativa de criticar as celebridades que marcam hora com paparazzi para fingir que fazem algo de bom. Não valeu para nada. Esse episódio é só uma mancha negra na temporada. Para não ser visto e para ser definitivamente esquecido.

Músicas no episódio
I Melt with You: Modern English - Sam Evans, Artie Abrams, Rachel Berry & Mercedes Jones
Memory: Elenco de Cats - Kurt Hummel, Maggie Banks & The Elderly
Werewolves Of London: Warren Zevon - Sam Evans & Artie Abrams
Lucky Star: Madonna - Kurt Hummel, Maggie Banks & The Elderly

Take Me Home Tonight: Eddie Money - Artie Abrams, Kurt Hummel, Rachel Berry, Blaine Anderson, Maggie Banks, Sam Evans, Santana Lopez & Mercedes Jones
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Raul Ribeiro disse...

"Pelo menos, ficamos na expectativa de apenas mais um episódio."
Isso resume como estou me sentindo. "Falta só mais um episódio de Glee. Só mais um de Grey's. Só mais dois de Modern Family. Só mais duas semanas de The Voice. Calma que você aguenta!" Ô fall season que tá se arrastando hein?


Sobre a série: Achei que a proposta de Derek e Meredith se mudarem, junto com o afastamento de Karev do hospital e a saída de Cristina, seria uma boa deixa para encerrar a série agora. Mas... não, vão nos enrolar por mais dois anos, aparentemente. Cheguei à triste constatação de que qualquer personagem hoje poderia sair que não faria falta. Até os protagonistas, e até os que um dia eram meus preferidos (Bailey). Quer maior sintoma de 'necessidade de cancelamento' do que isso?

@fernandochavs disse...

PIOR EPISODIO.