sábado, 12 de outubro de 2013

Sons Of Anarchy 6x04/05: Wolfsangel/The Mad King


Foolish, foolish Jackie Boy.
Deixar acumular os dois últimos episódios de Sons Of Anarchy acabou revelando ser uma coisa muito boa. Primeiro porque tive duas horas seguidas de série para ver (e de série boa, o que é um milagre hoje em dia), depois, porque minha perspectiva sobre a sequência de erros estratégicos de Jax ficou bastante clara.
Não importa exatamente o que aconteceu, mas por que. E o porquê mora apenas nas atitudes tão impensadas de um personagem que outrora se mostrou tão perspicazes. O que aconteceu? Fiquei com a impressão de que Jax perdeu a capacidade de pensar com lógica, perdido entre problemas familiares e ideologias que jamais conseguirá colocara em prática. E assim, na estupidez mais pura, o destino dessa temporada se desenha de maneira mágica, com desfechos que surpreendem e nos fazem rir com o canto da boca, enquanto pensamos: “Sutter, seu safado”.
É estranho ver Jax cavando a própria cova e indo cada vez mais fundo. Há sempre os fatores externos que ajudam a piorar. Lee Toric está aí para provar, mas dessa vez, Jax foi além. Conseguiu abalar a confiança dos companheiros de clube, mostrar que não confia em ninguém e dar poder para Clay, tudo com uma única atitude.
Quando Tigs aparece vivo e saudável, o castelo de cartas já está em ruínas. É uma questão de tempo apenas, para que surja a ideia dos agregados de Pope cuidarem do negócio das armas com os irlandeses, ignorando o fato de que o pessoal do IRA tem preconceitos raciais tão enraizados que  a simples menção dessa proposta seria um ofensa capital. O resultado, entre tiroteios, membros mortos e com mãos decepadas e a grande explosão que destrói a sede do MC e quase mata cada membro da família é ainda mais preocupante. Irlandeses não desistem. Os Sons, agora sem abrigo, terão de contar com Clay para sobreviver. Clay, não pode morrer. Ele é quem dá as cartas novamente e isso torna tudo ainda mais interessante.
Preciso comentar que, numa série em que tanta gente morre, Unser é o mais bravo sobrevivente.  Firme e forte apesar do câncer e apesar de ser atacado constantemente. Acho que chega a ser engraçado e que no final, ele pode ser o último a sobreviver para contar a história, porque o desgraçado tem sorte e até o nazistas ficam em dúvida sobre abrir ou não sua pança.
Meu maior elogio nesses dois episódios, no entanto vai para os acontecimentos atrás das grades.  A história toda segue bem e em perfeita sintonia com a ideia de que Jax, afinal, ainda tem que aprender uma ou duas coisinhas sobre liderança.  É essencial dizer que as sequências dentro da cadeia são um show à parte. A começar pelos diálogos com Lee e o fim genial para ele e Otto. A morte sangrenta como um espetáculo para todos nós assistirmos de camarote. Confesso que sentirei falta dos extremos de Otto e do modo como ele sempre fez parte da ação, mesmo distante de praticamente tudo e todos.
O desfecho para Lee foi rápido até, mas justo e marcante. Imaginei que ele seria um inimigo mais presente, mas não me engano sobre a falta de consequências aqui. Bem quando o xerife começa a desconfiar que há algo errado por trás da morte da acompanhante da Diosa e da facilidade com que as provas estavam expostas no carro de  Nero. A coisa vai além e essa morte pode colocar ainda mais o clube na mira das investigações.
Um dos momentos mais difíceis de digerir veio com Gemma, a MILF favorita dos guardas de prisão. O que foi aquela cena? Nem precisaram mostrar nada para que o nojo da situação chegasse até nós. Não pude deixar de questionar se Clay não estava tendo uma dose de satisfação (moral e não sexual registre-se), porque a ocasião pareceu perfeita para ele mostrar “humanidade” e se embrenhar ainda mais nesse retorno ao topo da cadeia alimentar dos Sons Of Anarchy.
O que começa a deixar dúvidas é a “amizade” de Tara e Wendy. Tara brinca com fogo e Gemma está jogando gasolina no entorno, manipulando Wendy e criando ainda mais tensão. No fim das contas, a ideia é eliminar as duas e ficar com os meninos, o grande sonho de Gemma como a verdadeira rainha mãe do grupo. Além disso, fico sempre com a impressão de que os roteiristas não são muito fãs de crianças, já que sempre que podem tentam matar os filhos de Jax ou colocá-los em perigo. Com tantas tentativas, uma hora virá o acerto.
P.S* Vontade de ajudar Chibs a destruir a moral de Jax. Faltou surra de cabo de embreagem de fusca para esse jovem presidente perceber o quanto está sendo arrogante e insensato.
P.S* Imaginem Clay e Nero na mesma cadeia? Ai, ai, ai.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Raquel Alves disse...

Jackie Boy fazendo merda sobre merda se achando mais esperto que todo mundo, vai acabar sem club, sem amigos e sem a família só vai ficar com a mãe (e o Clay).

Pra mim a morte do Otto foi um alívio, não aguentava mais ver aquele homem que sofreu mais que Joseoh Klimber.
Foda que como de longe, na cadeia o Clay ainda domina o bagulho todo, e aquela cena NOJENTA de sexo, que não vimos mas foi longe o suficiente!
Sou #TemaTara mas ta na cara que ela vai se foder também.

Priscila Carvalho disse...

Eu tinha uma opnião pra fala, mais depois que eu vi o 6x06, minha opniões mudaram de novo.
Mais falando sobre o post, acho que Jax está andando em corda bamba se ele não se equilibra pode leva uma queda terrivel! Porém acho que os seus companheiros não deixaram ele cair, por mais que ele mereça.


Em relação a Tara, é outra que eu achava que esta andando em corda bamba, porém por bons motivos(ou não), ela não quer que o futuro dos meninos seja o mesmo que o do pai e também não quer entrega a SAMCRO, de modo que ela prefere assumir as consequência e viver em paz, sabendo que deixou tudo em ordem(como ela queria)


Abraço
www.tellmepcs.blogspot.com