sábado, 26 de outubro de 2013

Pretty Litlle Liars 4x13: Grave New World


 Tão ruim que assusta e faz jus ao Halloween.


Todo mundo sabe que Pretty Little Liars tem tradição quando o assunto é apresentar bons episódios de Halloween.  Geralmente, é possível apreciar um pouco da mitologia da série, ver novas insinuações que poderão definir a trama do resto a temporada e, no meio disso tudo, há uma dose de diversão que acompanha a data e as possibilidades de vestir o elenco das mais variadas coisas possíveis, colocando aquele climinha de suspense para funcionar.

Esse ano, no entanto, a série conseguiu fazer tudo ao contrário. Esse episódio de Halloween é um dos mais mal escritos, pessimamente atuados e com os piores cenários da TV. A ideia central é a de servir de introdução para Ravenswood, que estrearia em seguida, mas entre as conversas de Caleb com uma completa avulsa num ônibus vazio e as andanças sem rumo das meninas pirulitas numa espécie de tumba subterrânea, o texto não evoluiu.

Caleb seguia para Ravenswood para encontrar Hanna, super preocupado com sua amada. Conhece Miranda durante a eterna viagem até a cidade vizinha e tentam nos mostrar que esses dois têm alguma ligação especial, que só se revela mais para o fim do episódio, depois do completo impropério de Hanna pedindo que Caleb fique com Miranda avulsa e a leve até a casa de seu misterioso tio. “Eu confio em você a ponto de te pedir pra ficar e ajudar uma menina bonita”. Oh, Hanna, por que tão loira burra?

Essa simples fala de Hanna é o ponto chave para invalidar TODO o piloto de Ravenswood e sua maravilhosa proposta. Então Caleb não fica na cidade macabra para investigar sua lápide e possível morte, cem anos antes. Ele fica lá porque Hanna pediu. A ligação sobrenatural com Miranda vale de nada e serve para menos ainda, entendem? Nem preciso dizer que é super mais bizarro que Hanna, escolada em –A, se amigue rapidamente de uma menina nunca dantes vista e que sei lá, poderia ser uma ameaça ou parte do –A Team. Hanna quase fala: “Ai AMINGA, vamo lá pra casa comer minhocossoba, mamãe tá acostumada comigo levando órfãos para se hospedar”. É simplesmente ridículo.

Pior do que isso é ver nossas queridas Liars ANDANDO. Elas andam, andam, andam. Nada acontece. Às vezes uma ventania sem sentido, uma estátua tomando o lugar de alguma delas (ideia mais boçal ever) ou a aparição da véia medonha, que é terapeuta, governanta e White Walker nas horas vagas. Depois de andanças, sumiços inexplicáveis e momentos preparados para assustar a molecadinha da 1ª série, eis que Ezra surge para salvar Emily, Aria, Spencer e Hanna de um pneu furado.

 E agora, existe a necessidade de Pedobezra fazer cara de bandido O TEMPO TODO. Para deixar claro que foi ele quem atacou Spencer, Ezra passa o tempo todo com a mão machucada pelo tesourão de jardim dentro do bolso do agasalho. Ele também aparece bem na hora em que a série faz o que eu chamo de “Revelação de Merda do Século” ou “Momento Cejura”.  Quando Alisson dá as caras no final é simplesmente patético e ofensivo. Quarenta minutos para algo que TODO MUNDO JÁ SABIA? É uma tática comum e muito utilizada para enganar o público. Fazem um episódio sem qualquer conteúdo e sem qualquer importância, daí colocam um take de algo óbvio como se fosse confirmação ou revelação e pronto. Todos os tontos caem e acham maravilhoso. E é assim que PLL vem mantendo sua audiência. Enganando as pessoas com falsos plots twists e com cliffhangers que não tem impacto real em nenhum momento a temporada.

É por isso que a quantidade de gente que acha que “agora vai” ou que “agora a temporada começou” não me surpreende. Porém, devo dizer que alcancei meu limite. Pretty Little Liars já foi uma série divertida e que, dentro de suas tosquices, vazia valer meus 40 minutos. Era ver e curtir, apenas. Mas a graça foi se esvaindo à medida em que a ganância da ABC Family aumentou. Como PLL é líder da emissora, vão esticá-la até onde for possível e enrolar, enrolar e enrolar, sem jamais trazer algo sólido e que possa fazer sentido no final. Hoje, a série já não é capaz de se conectar, imaginem daqui a dois ou três anos.

Tudo isso é para dizer que, afinal, estou abandonando esse trem fantasma (para ficar no clima do Halloween). Fico triste por decepcionar muitos leitores que realmente gostam das reviews e que me dão feedback bacana por aqui e nas redes sociais, mas sei que não posso mais seguir com Pretty Little Liars sem rancor. Para aqueles que vão em frente, desejo bons episódios (se é que isso ainda é possível), mas deixo também uma dose de incentivo para quem está pensando em largar, mas acha que falta pouco para série acabar. Não se enganem. Isso vai longe. A hora certa de parar de jogar tempo no lixo é agora.

P.S* Gostei muito de ver que Aria e Ezra voltaram a namorar abertamente. Mas espera aí, ela ainda não é aluna dele? Quando o namoro fica restabelecido? Eita roteiro esquisito.

P.S*Emily e nada no episódio são a mesma coisa.

P.S*Caleb precisa levar Miranda para a casa do tio ONDE ELA JÁ ESTAVA. Quédizê...

P.S*Melhor cena: Hanna aprende o que é um telefone analógico.

P.S* Aproveitem a oportunidade e não vejam Ravenswood, que consegue ser pior que Pretty Little Liars.
P.S* Obrigada por acompanharem as reviews até aqui!
Comentários
9 Comentários

9 comentários:

CM disse...

Vai assistir OUAT que é o melhor que se pode fazer agora Camis, as pirulitas passaram dos limites da zuera

João Victor disse...

Vergonha alheia total esse episódio. Ruim é elogio.

Mariana Lima disse...

Eu também parei com as drogas depois desse episódio! PLL era o meu crack, eu sabia que era ruim, mas não conseguia largar pq apesar de ser ruim eu me divertia mto, principalmente lendo suas reviews depois! Mas como toda droga, deixou de ser divertido para ser só ruim, uma perda de tempo. Tinha esperanças que esse episódio fosse ser um pouco melhor, como nos Halloween anteriores, mas foi só uma andança sem fim pra compensar a falta de roteiro... A cena da Hanna sumindo e ficando a estátua no lugar foi digna de Scooby Doo, sem querer ofender o Scooby, pois adorava esse desenho... mas né? Desenho animado... para crianças... aí ok!

pepe disse...

HAHAHAHAHA COMO NÃO PENSAR NO SCOOBY DOO? melhor comentário!

Cecilia Carvalho disse...

Queria ter a mesma força de vontade para largar esse festival de burrices que é pll. Concordo com tudo que você falou, esse episódio foi surreal, no pior sentido possível.

É uma pena que gosto de sofrer nas minhas horas livres e minha vontade de reclamar das pirulitas é tão grande e acabo sempre assistindo.

Gleek disse...

Nao vou parar, mas juro que já li fanfics mais bem escritas que esse roteiro.

p13 disse...

Então agora as reviews de PLL vão ficar com alguém que goste e entenda a série? Melhor notícia!

João Victor disse...

Como assim entender PLL? Existe um lado incompreendido da série?

Richard disse...

Leiam uma websérie muito show!
http://criticandonamadruga.blogspot.com.br/