sábado, 26 de outubro de 2013

Ravenswood 1x01: Pilot


E disse o corvo: NUNCA MAIS.

Pegando carona no sucesso de Pretty Little Liars, a ABC Family lança Ravenswood, um spinoff de clima sombrio, com foco nessa cidade onde a morte ronda por todos os lados e na qual coisas estranhas acontecem. Sendo assim, nada mais justo do que o Piloto da série começar em sua série-mãe. Há alguns episódios, o público de Pretty Little Liars vinha sendo apresentado às bizarrices de Ravenswood (que fica pertinho de Rosewood), com o claro objetivo de fazer os fãs se interessarem e mergulharem de cabeça na nova série.

A decisão de fazer de Tyler Blackburn o protagonista, levando Caleb para a nova série também parece estratégica, já que muita gente adora o personagem e toda sua sensualidade (Onde? Cadê?) marota. Até aqui, fizeram tudo certo. Pegaram um tema que está em alta na TV, uma série sólida (ruim, mas sólida) para dar o start e um personagem amado pelas meninas (de 12 anos). Só esqueceram que para tudo isso funcionar precisariam desenvolver uma história de verdade e não apenas jogar cinquenta cenas fantasmagóricas e de péssima qualidade na tela.

A trama de Ravenswood não tem força e é ruim até para quem gosta de Pretty Little Liars. Foca numa maldição que recai sobre cinco adolescentes - sendo Caleb um deles – que aparentemente já morreram no passado e, agora, estão juntos novamente para morrer e repetir a ladainha. Por isso, temos muitas cenas em cemitérios, aparições da Samara de O Chamado e escovas de cabelo que se movem sozinhas. ASSUSTADOR BAGARAI, NÉ? Não posso deixar de lado a cena sensual do banho de Caleb (que prefere chuveiros, registre-se) que quase morre afogado em dois palmos d’água, sendo atacado pela cortina de plástico do banheiro. Tudo muito bem pensado para deixar o público cabreiro e querendo saber mais dessa história, só que ao contrário.

O elenco da série, sejamos justos, tem atores bacanas. Podem não ser vencedores do Oscar, mas mostram potencial para atuar em algo melhor que Ravenswood. Gostei, particularmente, do trabalho de Britne Oldford, que interpreta Remy Beumont, a filha do dono do jornal local, mas os demais não deixam a desejar. Miranda Collins, interpretada por Nicole Gale Anderson tem carisma, mas vai ser difícil de aturar que ela e Caleb, que parecem irmãos gêmeos, sejam um casal no futuro. Brett Dier, que faz Luke Matheson e Merrit Patterson, que viverá a irmã do moço, Olivia, também não decepcionam ao mostrarem a família problemática, que sofre com o recente assassinato do pai, pelo qual a mãe deles é acusada em praça pública.

O que decepciona é a história. O episódio acaba com os cinco unidos, dentro de um carro que cai num rio depois de uma das aparições de Samara. E ela sequer teve a gentileza de ligar antes e avisar que restam apenas sete dias. A vontade de ver todos mortos e a série acabando ali mesmo é a maior prova de que Ravenswood tem tudo para ser um fiasco. Além disso, a série já começa com twist idiota, porque ninguém acreditou que iriam matar os cinco protagonistas no Piloto. Mais um golpe de pura babaquice da equipe de roteiristas do canal, que também não soube como retirar Caleb de PLL sem ofender os shippers do casal que ele forma com Hanna. Por isso, inventaram a terrível desculpa de que ela mesma é quem pede que seu namorado fique em outra cidade para ajudar Miranda a se juntar ao tio, seu único parente vive. Devo dizer que, ao usarem Hanna dessa maneira, toda a ligação de Caleb e Miranda fica invalidada, já que ele está fazendo um favor para a (futura ex) namorada e não sente a menor conexão a garota que conhece num ônibus, a caminho de Ravenswood.

O tio de Miranda, vivido por Steven Cabral é um arremedo de tentativa de copiar o clima sinistro de Six Feet Under. Dono de funerária que faz cara de enterro o tempo todo? Não, obrigada. Não preciso e não quero ver uma porcaria dessas. Claro que Raymond parece saber de algo da maldição, assim como o pai de Remy. E claro que a morte do pai de Luke e Olivia tem ligação com o mistério, assim como o misterioso retorno da mãe de Remy, única sobrevivente de sua tropa no Afeganistão. Juntemos a isso as lápides de Caleb e Miranda e temos uma salada mista em que nada faz sentido ou soa remotamente interessante.

Tudo isso de defeitos e é bem capaz de Ravenswood sobreviver por algum tempo na grade da ABC Family. Quanto a mim, farei como o corvo de Edgar Allan Poe e direi meu sonoro NUNCA MAIS, ao bosque dos corvos.

P.S* Engraçado que a casa do tio de Miranda perdeu todas as teias de aranhas de um dia para o outro, considerando que estava parecendo a mansão da Família Adams durante o péssimo episódio de Halloween de Pretty Little Liars.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Mariana Lima disse...

Eu tb achei que o Caleb e a Mirando parecem irmãos gêmeos! Só ficava esperando eles descobrirem que são irmãos perdidos.... kkkkkkk Não faria o menor sentido, mas pra quem acompanha PLL sabe que isso não é necessário....
Assisti pra ver se a série iria ser como PLL era antigamente, mas achei tão tediosa como a PLL atual.

Cecilia Carvalho disse...

Tambem achei Miranda e Caleb identicos, ok a Miranda é mais bonitinha. Sei que não tem como rolar tensão sexual nenhuma ali.
Achei a menina que faz a Remy muito carismatica, mas a serie como um todo faz jus a pll.
Será uma pena se renovarem uma porcaria dessa, lembrando que a mesma emissora cancelou Jane by Design, que era anos luz melhor, até mesmo The Lying Game.