domingo, 26 de maio de 2013

Modern Family 4x24 (Season Finale): Goodnight Gracie


“Isso é um isqueiro”.
Chegamos ao fim do que pareceu ser uma interminável temporada para Modern Family.  Um ano de bons episódios, sem dúvida, mas que deixa uma sensação um pouco ruim, pela quantidade absurda de hiatus e pelo tanto que a série se estendeu, afinal, estamos praticamente em junho e a ABC abusou um pouco do direito de modificar as datas de exibição.
Num ano em que a maioria das comédias teve performances terríveis, Modern Family continua sendo um alento e uma comédia de qualidade. Vale notar que a série encontrou um ponto de balanço e se manteve com incrível estabilidade, mas essa ‘zona de conforto’ pode acabar sendo ruim, especialmente se considerarmos que a série, embora tenha um bom público, não empolga mais como antes. Assistimos a Modern Family e gostamos, mas quase não falamos dela. O “buzz” do começo passou e os picos de genialidade no roteiro diminuíram consideravelmente.
Essa Season Finale prova um pouco esse argumento, sendo, talvez, a mais fraca da série, até hoje. Um episódio bom, mas nem de longe o bastante para um encerramento de temporada. Modern Family sempre soube fazer uma boa despedida, investindo em episódios duplos ou em histórias mais bem cuidadas e especiais.
Algo positivo dessa Finale é o destaque para Alex e o enigma do isqueiro. Ela passa o tempo todo afirmando ter uma relação especial com essa avó e quando tudo parece ir contra isso, o desenrolar é bonito e traz lágrimas aos olhos. Gostei muito do modo como o depoimento do avô, sobre os fogos de artifício (e sexo... Muito errado!) acaba num tributo significativo, com o isqueiro, presente tão inesperado e que parecia mesmo uma piada de mau gosto, sendo um ponto chave. Confesso que deixei umas lágrimas escorrerem por aqui, já que a sequência final foi muito bem feita. Em seguida, no entanto, tive de rir da visão de Luke e Manny como dois velhos nas cadeiras de balanço. Uma ótima sacada.
Constrangedor demais foi o pedido que Phil tinha de atender. Encontrar uma nova esposa para o pai antes mesmo do velório. A trama foi bem aproveitada e Claire esteve muito bem em suas tentativas desesperadas de apoiar o marido nesse momento de dor. Especialmente porque Phil parecia não precisar dela para nada. Achei importante frisar que a única vantagem da viuvez é poder escolher seu próximo namorado ou namorada, então, deixem anotado, mas tentem não dizer em voz alta perto da pessoa com quem você está se relacionando.
Cameron cumpriu bem seu papel de fazer inferninho entre as velhinhas do condomínio, assim como Jay, descobrindo que a mulher que o deflorou não tinha qualquer lembrança especial dele ou dos 800 soldados que mandou para a guerra, depois de um tratamento de luxo, por assim dizer.
O maior pastelão ficou por conta de Mitchell e seu retorno aos tribunais, fazendo cenas homéricas e agindo feito um doido. Não sei nem como ele não foi preso por desacato, mas por sorte todo esse sucesso vai garantir que ele livre Gloria de todas as injustas acusações de prostituição que a assombram.
Como dá para notar, essa Season Finale mantém o padrão de qualidade da série, mas não é possível destacar algo que seja muito especial ou uma atuação mais marcante. Apesar disso, a temática é interessante e a morte da mãe de Phil é um pano de fundo bacana para as brincadeiras propostas, embora, no geral, o resultado seja mais voltado para emocionar do que para fazer rir.
 
P.S*Fiquei me questionando onde abandonaram Lily (que seria a alegria desse velório, convenhamos) e Fulgencio.
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Luizamota disse...

Chorei neste episódio