domingo, 26 de maio de 2013

Awkward 3x07: Guilt Trippin'


Awkward mesmo é ficar com bronca da protagonista.
Tenho questionado algumas decisões tomadas pelos roteiristas de Awkward para essa terceira temporada e não é à toa. A série continua boa, de modo geral, mas a “babaquização” de Jenna tem se mostrado um tiro no pé, afinal, o grande lance aqui era que gostávamos de todos os personagens e tínhamos dificuldades em decidir por quem torcer.
À parte de Jenna, é preciso dizer que Jake também está completamente perdido em sua relação com Tamara. Portanto, temos dois personagens bastante prejudicados até aqui, mas quem realmente sai perdendo somos nós, porque a trama também empobreceu bastante ultimamente.
 Não estou aqui reclamando do fim da disputa entre Jake e Matty. A pior parte fica mesmo com Jenna, que se transformou numa retardada, que cria problemas a todo o momento e faz dramas imbecis e desnecessários. Esse episódio é mais um em que isso acontece, com a história dos broches personalizados e aquele papo boçal de que Jenna não iria usar o broche ou comparecer a uma festa de colégio para se posicionar em proteção às garotas sem namorado ou encontro para aquela noite.
Nessa toada, ela tenta, mais uma vez, culpar Matty por suas neuras infantis e o faz sentir extremamente mal no meio da confusão que arma. Confusão, aliás, que não faz sentido, como muito bem pontua Lacey, porque Jenna escolhe magoar uma pessoa que gosta dela para lutar contra ABSOLUTAMENTE NADA. Os diálogos e justificativas são pobres e não convencem e nunca antes tivemos esse problema na série, já que enxergávamos apenas como mais uma cretinice do roteiro. Só que é preciso saber fazer cretinices. As de Jenna não funcionam e ainda nos fazem ter raiva da protagonista. Em contrapartida, Matty está se transformando num querido, porque vai provando que é um grande bobalhão, que ensaia passinhos de dança para agradar à namorada. Um cara que vai para o meio da pista de dança e distribui ‘vergonha alheia’ de um modo extremamente positivo.
A prova de que Awkward sabe levar uma trama mais calhorda muito também está na Máfia Asiática, muito bem colocada no episódio. Cada tentativa de golpe de Ming é ótima e ainda ficamos com as indagações de como superar alguém que está muitos passos a sua frente. A frase: “Perguntei para uma vadia branca” é apenas maravilhosa e prova que Ming tem de aprender muito mais do que chinês para conseguir sua liberdade.
Tem sido bom ver Sadie um pouco mais frágil, engolindo desaforos de todo mundo que já humilhou e dominou em seus tempos de riqueza, mas isso só funciona porque ela não perdeu a essência. Tamara até que esteve bem no episódio, sendo a ‘leva e traz’ de assuntos do coração, mas a relação entre ela e Jake realmente o sufoca como personagem e o menino não fez nada que mereça destaque desde que a temporada teve inicio. Talvez, as aulas de dança que de para Matty tenha sido a coisa mais legal em que o envolveram até agora, mas muito pelas referências a Footloose e pelas coreografias que resultaram disso.
O episódio, inclusive, termina muito bem e deixa um clima bacana, na primeira cena em que é possível aturar Jenna sem revirar os olhos. A melhor parte foi, provavelmente, a descoberta de que ela estava mesmo se engajando num protesto invisível e a dica de que meninas solitárias em bailes de colégio podem ser apenas traficantes de drogas fazendo uma entrega.
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Ana disse...

I know.

A Friend disse...

Talvez ela ainda seja a otária garota da carta de sua mãe.

Camila Oliveira disse...

Até eu que sempre gosto da Jenna achei que ela estava beirando o
insuportável nesse episódio. Pelo menos a resolução do plot da garota
forever alone foi inesperada e interessante.

Ana Claudia disse...

Concordo com tudo que você disse, o plot que mais funciona é do Máfia Asiática, que Graças Nossa Senhora das Boas Comédias, não parece deslocado no episódio, como eu temia.
Sadie continua perfeita, apareceu em poucos momentos, mas como você disse não perdeu a essência, por isso foi um destaque positivo neste episódio em que a Jenna testa a paciência de todos nós.