quarta-feira, 8 de maio de 2013

Game Of Thrones 3x06: The Climb


A personagem do momento.
Uma coisa evidente nessa terceira temporada de Game Of Thrones é a evolução e o desenvolvimento de personagens. Essa característica tem ganhado mais foco e mais atenção e o resultado é extremamente positivo e faz toda a diferença para a qualidade dos episódios.
Um dos destaques fica com Olenna Tyrell, que em pouco tempo já é uma das criaturas mais inesquecíveis dos sete reinos, por sua astúcia e firmeza nos diálogos. Não é somente ela que está sendo bem representada, é claro, mas há algo na atriz e no modo como ela tem firmado seu papel que merece elogios. Qualquer diálogo de Olenna funciona e chama a atenção e nesse episódio ela mais uma vez dá um show. Sua conversa com Tywin é provocativa, hilária, tensa. Revela uma mulher inteligente e que não tem medo de jogar. Como Tywin é exatamente igual, ganhamos uma das melhores sequências dessa temporada, com um texto que fala sobre engolidores de espadas e outras insinuações sexuais que, se confirmadas, causariam destruição mútua para Lannisters e Tyrells.
Outro trecho que se destaca traz Lord Varys e Mindinho, falando sobre o trono de ferro e a história de Westeros. O duelo entre eles, que são dois dos homens mais bem informados de Porto Real, revela que o melhor é se manter afastado de ambos, ou as consequências virão. Quando vemos o modo como Mindinho usa a mulher que seria seu braço direito nos negócios como “brinquedo” para suprir as doentias necessidades de Joffrey é que entendemos o real perigo de se fazer política nesse meio.
Tyrion tem, portanto, toda razão para temer por sua vida. E talvez o próprio Tywin devesse temer, porque no momento em Joffrey se desprender de quaisquer amarras familiares, a coisa vai piorar muito. Pelo menos Sansa livrou-se de Mindinho e, embora não saiba, saiu até na vantagem e sua vida corre muito menos risco nesse casamento.
Com a temática de casamentos em destaque, parece que até Sam arrumou uma “esposa”, mesmo que a coisa ainda esteja na base do “deixa que eu acendo a sua fogueira”. Robb também consegue convencer um dos tios a assumir um compromisso desses em seu nome, firmando uma aliança para conquistar Casterly Rock, mas ainda olho para ele sem o menor respeito. Um "casal" prestes a ser separado é formado por Jamie e Brienne. Como os dois desenvolveram essa relação estranha de confiança, aguardarei para ver como isso vai ficar.
Muito interessante o encontro de Arya e Melisandre, ainda mais com as previsões que vieram acompanhando tudo isso. A venda de Gendry não foi nem um pouco aleatória e já sabemos que Arya não está aprendendo a usar diversos armamentos à toa. Continuo sem entender muito bem porque insistem em cenas sobre os sonhos e visões com Bran e Jojen, porque elas nunca levam a nada e só serviram de link para que pudéssemos o que acontecia com Jon Snow.
A escalada da muralha foi, de fato, emocionante, embora soubéssemos que nada aconteceria de concreto com nenhum personagem principal. O que fica mesmo, além da sensação de frio (e de medo, porque quem é que se meteria a subir uma parede de gelo naquelas condições?) é a aliança firmada entre Jon e Ygritte. Na verdade, temos aqui mais um casamento, porque Ygritte sabe que não pode confiar em mais ninguém além de Jon e sugere, inteligentemente, que ele faça o mesmo.
Outra sequência excelente foi a tortura de Theon. Continuo sem saber se ele é filho de Sastark ou se ele apenas brincou com Theon e acho que esse é o grande lance, configurando a tortura física e psicológica. Frieza, crueldade e sadismo numa única cena, uma das mais chamativas do episódio.
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Lucas Magalhães Melo disse...

As cenas de tortura de Theon me fazem tampar os olhos em todos os episódios, kk, eh muito real, q isto!

Babs.Emanuel disse...

É, né... Depois de matarem o Ned Stark na primeira temporada, mesmo quem não leu os livros não deveria dizer isso, que nada acontece aos personagens principais...

Raquel Alves disse...

Olenna Tyrell é tipo uma Dercy Gonçalves dos 7 reinos.
Sem dúvida essa é a melhor temporada no quesito desenvolvimento dos personagens, estou satisfeita com GoT.

Junin Marques disse...

Apreensivo com oq vai acontecer. Muita história para poucos episódios