quinta-feira, 16 de maio de 2013

Awkward 3x06: That Girl Strikes Again


O que não vestir para o Halloween.
Ainda estamos em maio, mas Awkward, sempre pensando no sucesso e no futuro dos fãs, dá dicas do que fazer e, principalmente, do que não fazer nas festas de Dia das Bruxas. Ao que parece, se fantasiar de “você mesmo” não anda muito em alta, mas Jenna não recebeu o comunicado e insiste em não mudar o visual nem para esse maravilhoso evento, mesmo que sua popularidade (oi, que popularidade?) esteja em risco.
Aliás, esse lance popularidade está se transformando em fator negativo na série. Para falar a verdade nem é tanto isso, mas a insistência chata e sem sentido nas dúvidas que Jenna ainda tem sobre Matty. Não acho que OUTRO episódio sobre isso seja suportável e TODOS até aqui trataram do assunto. A roupagem parece outra, mas o conteúdo é igual. Jenna não entende porque Matty gosta dela, mas tudo acaba em agarração. Fica bem óbvio que os roteiristas não sabem o que fazer com o casal e só querem bater na mesma tecla.
Acho que o mesmo vale para Jake e Tamara, que não saem da mesmice desde que se firmaram como dupla dinâmica. Não sei se é pelo número maior de episódios, mas o desenvolvimento da série está sofrendo. E nem precisariam centralizar tudo nesses quatro (mais Sadie). Awkward tem ótimos coadjuvantes que, com o texto certo, segurariam bem episódios inteiros. Não é para ignorar os personagens centrais, apenas mantê-los em ‘menor escala’ e desenvolver outros aspectos e outras personalidades, porque do jeito que está Awkward está virando série “uma nota”.
Não entendi muito bem o momento de transição, no qual os papéis de Jenna e Matty se invertem e, por isso mesmo, achei tudo fraco, bobo e claro, repetitivo. A coisa começa quando Jenna resolve brincar com sua tentativa de suicídio (que afinal, nunca aconteceu), o que deixa Matty emburrado (ok, ela também aproveita para falar mal de Valerie, o que foi uma baita sacanagem e falta de caráter), mas não dá para sacar o motivo totalmente, porque convenhamos, não tem porque todo mundo mudar de opinião radicalmente sobre os dois assim, sem nada mais impactante.
Sadie tem segurado bem seus plots avulsos, mas esse da “ferradura de ouro” foi qualquer coisa sem o menor sentido. Mesmo sem qualquer precedente, acho que ela manda bem em seus momentos venenosos e nas tentativas de roubar o troféu de sua antiga inimiga. Também foi legal ver que ela pode ganhar um interesse romântico, embora eu ainda credite que Sadie e Matty vão se juntar em algum momento da temporada.
À parte de toda discussão sobre as fantasias e sobre Jenna não se encaixar dentre os garotos populares (e sobre Matty ser o verdadeiro sem graça da história), ficamos com alguns bons momentos de Jake completamente chapado e Tamara com seu “plus one”, mas quando o episódio acaba, a sensação de que faltou alguma coisa está ali.
Awkward continua bacana e divertida? Sem dúvida. Mas é preciso atenção, porque a série está entrando em um looping que pode mudar nossas opiniões muito em breve. Por enquanto, o incomodo é pequeno, mas logo essa ‘enrolação’ pode se tornar um baita problema.
 
P.S* Se pretendem usar Collin com Jenna vão ter que trabalhar bastante, porque a coisa ali não flui de jeito algum.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Tiago Costa disse...

Concordo com tudo que você escreveu, mas ainda acho que awkward sofre com seus míseros 20 minutos...sempre quando acaba eu quero ver o outro....na hora! Mto chato esse exercício de ter que esperar essa série crocante semana após semana...

Osmar Vado disse...

Eu to cansado de Jenna ser passiva o tempo todo. Queria que pelo menos uma vez ela revidasse as provocações de Sadie, mas ela sempre leva toco que não fala nada.