sexta-feira, 17 de maio de 2013

Modern Family 4x23: Games People Play


 

Mantendo vivo o espírito esportivo.

Mais uma semana mediana na reta final de Modern Family, a série que teve tantos hiatus que nos deixa a impressão de que nunca mais acabará. Essa estratégia de picotar os períodos de exibição, aliás, tem se provado um fator que trabalha contra as séries, que não são afetadas em termos de roteiro ou atuação, mas perdem muito em ritmo e timing, o que nos deixa com a péssima impressão de que tudo está “arrastado”. É óbvio que isso também vai muito de cada um, mas minha experiência pessoal é exatamente essa. Acredito que eu não seja a única, porque é grande o número de pessoas achando que Modern Family, inclusive, já teria exibido a Finale na semana passada, mas ainda resta um episódio.
Como a série encontrou um meio termo e está confortavelmente estacionada há alguns episódios, resta esperar que a Season Finale traga algo diferente e mais emocionante, embora a rotina seja capaz de segurar bem as pontas, como essa temporada já provou.
Dessa vez, cada núcleo ganha uma situação diferente, todas elas relacionadas a algum tipo de jogo: mental ou físico. Na verdade, o grande lance está na competição para ver quem está certo ou leva a palavra final, como acontece com Claire, Phil e os filhos, dentro da “lata sobre rodas”. Confesso que, no lugar de Claire, pensaria da mesma forma, porque a situação tinha tudo para dar errado. Mas ela vai além. Deseja e instiga (mas ama muito os filhos, registre-se). E funciona bem porque os atores dominam seus papéis e agem como uma família de verdade.
O melhor dos Dunphy, no entanto, vem já no final do episódio, quando Alex tenta ensinar matemática para Luke e Phil está acupadíssimo ajudando Hayley a ensaiar passinhos de dança. Apesar de eu já esperar algo desse tipo, Hayley e Phil se movem de forma tão parecida que não tem como não ser engraçado.
Depois de Claire provar que puxou a Jay quando o assunto é competição, é a vez de Mitchell mostrar que também tem esse monstrinho habitando dentro dele. O melhor daquele momento em que Lily vai se consagrando como grande ginasta é saber que todos os pais dali deviam pensar o mesmo, mas não tinham coragem de externar, porque é feio desejar que menininhas de 5 anos caiam das barras de ginástica.
Também é muito feio sabotar os coques das pobrezinhas, mas Cameron não teve o menor pudor em fazê-lo. Prova de que ele é culpado está na ausência do “teste da Beyoncé”. Sem esse bate cabelo não dá para assegurar absolutamente nada. Nesse caso, a surpresa veio de Lily. Sempre tão engajada em si mesma, ela demonstra que também pode ser uma criança fofa e que ajuda os coleguinhas.
A dose de malícia do episódio fica por conta de Manny, que manipula Gloria e Jay para afastá-los de seu sarau poético. No caso de Jay, o esforço era desnecessário, mas para Gloria, realmente, era preciso armar uma boa estratégia. Os melhores diálogos do episódio vieram daqui, assim como alguns dos melhores momentos.
Estou intrigada para saber como Gloria usa seu conhecimento de várzea para passar por alarmes e invadir a casa de todo mundo, mas têm coisas que é melhor a gente nunca entender de verdade. Jay e Gloria, entretanto, querem ir até o fim para descobrir porque os dois, sendo a alma da festa, foram excluídos da noite de jogos. Seja lá de que for a culpa, aqueles desenhos todos não fazem o menor sentido.
P.S*Modern Family tem que decidir a idade de Lily. No episódio da semana passada ela tinha seis anos. Essa semana ela tinha cinco anos. Pode até parecer chatice, mas depois de trocarem um bebê por uma garotinha crescida, coerência é o mínimo que se espera. Escolham uma idade e sigam com ela, evoluindo naturalmente.
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

carla machado disse...

o Phil é phoda!!! Ty Burrel é fantástico