quarta-feira, 15 de maio de 2013

Game Of Thrones 3x07: The Bear and the Maiden Fair


Noções saudáveis do que significa diversão.
 Não tem como começar falando do episódio dessa semana de Game Of Thrones sem citar as sádicas atividades, que não parecem nem um pouco divertidas, mesmo na ficção. Duas sequências, em especial, chamam a atenção e, é claro, uma delas está estampada ali na foto.
Qualquer um que assista à série não vai achar que a batalha de Brienne e o urso (o nome dele é Bart, The Bear, um fofo na vida real!) seria impossível de acontecer, mas com certeza, o choque toma conta. Pelo menos de quem não faz ideia do que esperar do retorno de Jaime a Harrenhal. Fiquei esperando um estupro coletivo, mas não uma aquilo. Brienne, de vestido e espadinha de madeira, lutando contra o urso mais imenso do mundo. E Jaime entra na arena, maneta, para ajudá-la e usar o pouco poder de barganha que tem nesse momento. O senso de compromisso que ele tem é realmente profundo e tudo isso faz com que a gente goste ainda mais dele, mesmo que Jaime já tenha defenestrado Bran (ou talvez, também por isso).
Além desse, outro momento visual de grande impacto está na tortura de Theon. Não sei por que estão fazendo isso, mas é incrível. A coisa é de uma crueldade marcante.  Além da dor física, visa também ao escracho moral. Theon já está prostrado de qualquer orgulho e tão diminuído que a morte parece um alento. Nesse caso, no entanto, vale notar que a cena é puramente para incluir um momento de emoção, porque utilidade mesmo, ela não demonstrar ter. E nessa toada, podemos citar ainda Robb, que, aliás, roubou o posto de Jon Snow de “inútil da temporada”. Daria para traçar todo o pouco desenvolvimento dele em apenas uma cena com os diálogos corretos. E sim, estou incluindo até o casamento do tio aqui e a notícia de que vai nascer o mais novo bebê Stark.
Não que Jon esteja numa crescente de grandes reviravoltas, mas ele agora conseguiu evoluir e já faz caminhadas em solo fértil também, não apenas no gelo. Os diálogos dele com Ygritte pouco acrescentam, desculpem dizer, porque ficam repetindo apenas que eles são um casal (não tradicional), que precisam confiar um no outro e toda a patacoada de sempre.
 Já estava quase colocando Arya entre os inúteis, por conta da ladainha que se tornou tudo em volta dela, mas então ela foge e acaba nas mãos do Hound e isso muda um pouco as coisas. O mesmo vale para Gendry, que ganha consciência sobre quem é seu pai e é levado para cumprir alguma missão estranha, sob a tutela de Melisandre. Resta saber se o irmão de Robert, Stannis, vai curtir esse sobrinho bastardo.
O que continua sem sair do lugar é o plot de Bran e os sonhos. Cada cena dessas é de uma perda de tempo incrível, mas insistem em fazer a mesma coisa, em uma locação bucólica diferenciada. Em Porto Real o desenvolvimento também parece estar em marcha lenta, quase parando. Mais um episódio debatendo prós e contras dos casamentos de Sansa e Tyrion, com o requinte dos diálogos sobre querer ou não dormir com a menina. Margaery, apesar de também já estar na fase do repeteco, tem ótimo domínio de tela, embora gostemos mais de ver Olenna em ação.
A audiência de Tywin com Joffrey foi bastante tensa e deixa a impressão de que esses dois vão bater de frente e que a desvantagem pode ser do mais velho. Está óbvio que Tywin queria apenas dar uma surra de vara no neto petulante e folgado, que acredita ser um grande monarca pelo simples fato de estar sentado no trono de ferro. Adorei a sugestão dele de “fazer alguma coisa a respeito” de Daenerys e fiquei imaginando como os dragões o destruiriam com facilidade. E sendo libertadora de escravos (e mais 800 títulos à escolha do fã), Daenerys não poupa esforços para aumentar suas forças de combate, chantagear e ganhar novos aliados fiéis. O diálogo dela merece destaque e foi um dos mais bem executados do episódio.
As cenas mais fortes e mais marcantes deram conta do recado e não deixaram o episódio ficar chato. O mérito é também da edição, que fez milagre com o conteúdo e conseguiu colocar as informações de verdade em espaços muito bons e que deram ritmo. Apesar de tantas coisas praticamente sem sair do lugar, acredito que o impacto gerado é positivo.
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Ana Claudia Garcez disse...

Mais um ótimo episódio de "transição" nos preparando para o BOOM dos últimos capítulos desta terceira temporada.