sexta-feira, 5 de abril de 2013

Modern Family 4x19: The Future Dunphys


Ofendendo a nação vietnamita. E os gays. E os velhos. E os negros...
O episódio de Modern Family dessa semana resolveu homenagear presente, passado e futuro, falando de origens, de cultura e de velhas rixas que o tempo não apaga. Foi assim que tivemos um festival de surtos em todos os núcleos e divisões de personagens, o que garantiu a dose de risadas e 20 minutos bastante divertidos.
Tenho gostado muito do trabalho da pequena Lily e imagino se a atriz é tão nojentinha na vida real ou se ela incorpora bem essa personalidade ácida e surpreendente. Ela é o tipo de criança que assusta qualquer adulto porque diz o que pensa e tem boas justificativas para tudo, embora nesse caso, não seja porque Lily é um prodígio ou madura demais (quase como um adulto mirim). Com Lily o lance é a personalidade forte, então, quando ela repete “Sou gay”, fica aquela dúvida: Será que ela é mesmo? Ou será só um conceito infantil cheio de fofura?
Lily, afinal, é gay porque quer seguir o modelo de seus pais e sente-se completamente integrada nessa “família moderna” por assim dizer. A ideia dela de nacionalidade é um equívoco adocicado e até pela idade, complicado de explicar num sentido amplo. Lily compreendeu o conceito e o aplicou de um jeitinho próprio, o que gera comentários dúbios e imbuídos de preconceitos por parte de Mitchell, principalmente.
A brincadeira com todas as perguntas e afirmações mais odiadas por homossexuais de todo o mundo foi pontual, mas sobrou para velhos, negros, vietnamitas... A verdade é que com mais dois minutos de tela, essa sequência teria ofendido pelo menos mais uns cinquenta grupos diferentes, mas acho que a mensagem principal é a de que, às vezes, é preciso encarar esse tipo de formulação de frases infeliz como total “falta de expressão melhor”. Pelo menos no caso desses diálogos de Modern Family, tudo não passou de má colocação, embora saibamos que há quem fale essas coisas a sério.
No meio disso tudo, Gloria chora pela cultura colombiana e teme por seus filhos não saberem espanhol fluente ou manterem as tradições. Fulgencio foi esquecido em algum canto do cenário, enquanto Gloria tentava ajudar com Lily e Jay levava Manny para conhecer a escola dos meninos ricos. O show de recalque de Jay foi muito bom e as cenas dele com Manny têm rendido muito bem e valorizado a relação pai/filho que antes não era tão próxima.
Mas é claro que, num episódio com título que remete aos Dunphy, essa família seria o destaque. Cada um deles. Sem deixar nenhum de fora. Incríveis as reações de Phil e Claire ao vislumbrar as possibilidades de futuro para Alex, Hayley e Luke e, mais ainda, ao ver o efeito que suas atitudes como pais causariam na vida adulta dos três.
Os irmãos, é claro, mostram que o fruto não cai longe da árvore e, assim como os pais, variam de comportamento em extremos. Vão da preocupação com a mãe à revolta total pelo modo como Phil e Claire descontam suas maluquices em cima deles. 
A escolha dos atores para viver a perspectiva dos Dunphy foi ótima, é preciso dizer. Fiquei imaginando Luke na condicional, Hayley vivendo de pensão alimentícia e Alex sendo comida por gatos. Lógico que não desejo esse futuro a nenhum deles, mas foi engraçado do mesmo jeito. Aliás, eu sei que nem preciso torcer muito pelos três pequenos Dunphys, porque eles serão todos ricos. A invenção da panqueca que vira sozinha na chapa é uma invenção maravilhosa e valiosa, que deve garantir o futuro de pelo menos mais três ou quatro gerações.
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Dani Libanio disse...

acho q chegando em casa vou ter q tentar essa invenção....hehehehe
pelo q entendi é só colocar alguns grãos de pipoca embaixo...hahahaha

Amo a Lili!!!! e fico sempre na expectativa de ver as cenas dela...!