quinta-feira, 4 de abril de 2013

Cougar Town 4x13:The Criminal Mind


The voice-over club.
Essa semana, Cougar Town faz uma viagem à década de 1980 e apresenta um episódio que faz referências e homenagens a John Huges, responsável por filmes clássicos como “A Garota de Rosa Shocking”, “Gatinhas e Gatões” e claro, “Clube dos Cinco”. Este último vira tema do episódio, mais especificamente, com a recriação de alguns diálogos e cenas icônicas, além do uso da trilha sonora.
Com um material desses, a série tinha grande responsabilidade de apresentar um roteiro que fosse, acima de tudo, engraçado e interessante. Cougar Town, que vem numa excelente escalada, consegue atingir esse objetivo, sem deixar de lado as características mais marcantes da série.
O questionamento sobre o famoso “voice-over”, com direito até à explicação ao estilo ‘for dummies’ dada por Travis acabou sendo um recurso precioso e que nos deu, de fato, o poder de viajar na mente obscura desses personagens. É lógico que, no caso de Cougar Town (e de comédias em geral) o uso desse tipo de discurso funciona muito mais quando usado com moderação, embora os pensamentos da Gang do Cul de Sac sejam deliciosos de acompanhar.
Imersos nos pensamentos de Jules, pudemos observar sua tendência de ser sempre certinha(nem trote ela consegue passar) e toda a situação do roubo planejado àquele supermercado foi simplesmente surreal, porque é quase um tutorial para quem está com vontade de iniciar essa carreira. Laurie tem boas dicas, mas gosto mesmo é da filosofia de Bobby, que se farta de comida e acha que não é roubo, porque afinal, nada daquilo estaria “deixando a loja”. Pelo menos não diretamente.
Enquanto isso, Ellie e Grayson exercitam falsidades e maldades e descobrem que são muito parecidos. Aliás, a obsessão de Grayson com a própria aparência é de uma futilidade hilária, o que combina bem com os olhares (e pensamentos) lascivos de Ellie, que afinal, passa seu tempo insultando pessoas na internet e fazendo críticas descabidas aos negócios dos amigos sob codinomes estranhos.
Tenho adorado a presença de Tom, cheia de esperança e passividade, pronto para ser humilhado com um sorriso no rosto. A dobradinha entre Andy e Travis foi outra que funcionou muito bem, especialmente com as revelações chocantes sobre ineficiência sexual e a maravilhosa descoberta da “impotência empática”, um mal que já aterroriza 100% da população masculina meia bomba.
Entre devaneios e sequências de dança, minha parte favorita foi a da prisão no supermercado, com cada um dos cinco aprisionados representando um personagem de “O Clube dos Cinco”. Além da maravilhosa redação narrada por Jules, ainda vimos muita evolução existencial, o que leva Laurie a tomar uma decisão muito esperada. Cougar Town, quem diria, fez até cliffhanger e semana que vem todo mundo vai parar TUDO o que estiver fazendo para ver se AGORA VAI. Travis e Laurie, nós torcemos por vocês!
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Observador disse...

Quem diria que Cougar Town iria fazer referencias melhor que Community...
Pelo jeito a solução vai ser a TBS "salvar" Community tambem! (de quebra voltam os "crossovers"...)