terça-feira, 16 de abril de 2013

Game Of Thrones 3x02/03: Dark Wings, Dark Words/ Walk Of Punishment


Desenhando o futuro.
Dizem por aí que os três primeiros episódio de Game of Thrones estão servindo para introduzir as tramas da temporada. O ritmo continua mais lento, o que não seria problema algum se os acontecimentos superassem essa barreira, mas a verdade é que a série está pecando em desenvolvimento. Defesas não convencem mais, porque é não é preciso ter lido livros ou feito um PHD em mitologia de Westeros para colocar cada personagem central em perspectiva e notar que, da Season Finale da 2ª temporada para cá, tudo permanece na mesma. Ou pelo menos, quase tudo.
Pegarei como exemplo as figuras de Robb, Jon e Daenerys. O primeiro continua dizendo que vai ter guerra, o segundo está andando muito no gelo e o terceiro personagem está reunindo os exércitos. Tudo isso (ironia mode on) em dois anos de série. Parece simplista (e é), mas é muito verdadeiro também. Os questionamentos sobre quando acaba a preparação e quando começa a ação são inevitáveis, porque, estranhamente, vemos cenas bucólicas e silenciosas sem qualquer utilidade. Ou discussões sobre sexo que não levam a nada e nem engraçadas são.
O terceiro episódio teve uma excelente frase dita pelo tio de Catelyn Stark: “Impressionante como em alguns lugares do mundo não acontece absolutamente nada.”. Também acho impressionante. Especialmente porque quem já leu os livros fica prometendo muita movimentação e muitas surpresas, o que me faz pensar que a culpa dessa sensação de pasmaceira não é nem da HBO, mas de quem canta de galo por saber (ou achar que sabe) sobre o maravilhoso desenvolvimento de GOT. Minha frase favorita é “você vai ver no próximo episódio”. E o próximo episódio vem com muito pouco impacto. Minha opinião bem honesta é de que os livros devem ser excelentes ao ponto de as pessoas imaginarem algo muito bom em suas mentes, o que acaba criando expectativa e, consequentemente, frustração, porque vira e mexe nossa imaginação pode ser mais interessante do que a tradução dos fatos numa tela de TV.
Isto posto, preciso dizer que gostei do segundo episódio, porque o enxergo como uma extensão da Premiere. Acho normal que as coisas ali venham na calma, porque não era humanamente possível retomar os personagens todos de uma única vez. Fica evidente a escolha pela divisão, o que tem um efeito positivo. Quem, por exemplo, reclamou da falta de Arya, deve ter ficado satisfeito com a aparição da garota que continua dando mostras de coragem, ao lado de Gendry e Hot Pie, ao encontrar aquele grupo de homens em sua passagem pelas florestas. A história continua no episódio seguinte, com Arya sendo reconhecida como uma “Stark Bitch” pelo Hound, mas nada vai além disso.
E a expressão “nada vai além disso” serve para Robb, que recebe noticia da morte do avó e segue para o velório e também para Jon, que ao lado dos selvagens continua apenas batendo na tecla de que os walkers são realmente terríveis e matam cavalos para colocá-los em lindas formas geométricas.
A parte no gelo serviu, ao menos, para introduzir o conceito de Warc, afinal, mostra um deles trabalhando e observando na prática, para depois passarmos a entender que Bran tem essa habilidade e começará a desenvolvê-la, ao lado desse novo amiguinho que ele vê em “sonhos” e depois encontra em circunstâncias reais.
Já o pessoal da guarda da muralha precisa pedir abrigo novamente àquele homem que valoriza mais porcos do que pessoas. Sam, é claro, continua com ânimo lá em baixo e com o nascimento de mais um menino (que seria largado na floresta) nessa “família”, as chances de ele fazer merda aumentaram exponencialmente.
Como todo mundo diz que Melisandre é “isso e aquilo”, continuo esperando que ela faça jus à fama. Tenho a sensação de que ela não é bem trabalhada na série, porque suas manipulações não chamam a menor atenção.
Daenerys, apesar de passar o tempo na mesma negociação para montar seu exército de escravos, tem ótimos diálogos e boa presença de cena. Gosto do modo como ela se faz de “loura burra” para engatar uma boa estratégia. Seus aliados ainda tem pouca fé em sua capacidade, mas ela vem demonstrando que não dá ponto sem nó, para usar uma expressão bem popular. O lance de dar um dragão em troca de mais de oito mil homens é o maior exemplo disso e já aguardo pelo desfecho desse golpe.
No mesmo patamar, encontramos Tyrion em sua nova função como dirigente da Casa da Moeda. Como sempre, ele é o responsável por cenas excelentes e pela incrível tensão no que deveria ser uma simples reunião. São momentos como esse que fazem nosso tempo empregado em GOT valer a pena. Também dá para citar as sequências de Margaery, seja tirando informações de Sansa (que é burra a ponto de falar o que não deve pra gente que mal conhece) ou agindo como uma “vadia louca” ao lado de Joffrey. Sem dúvida, o jeito dela em tratar com a personalidade sombria do rei merece destaque, porque as cenas são de fazer arregalar os olhos de tão boas, o que é mérito total da atriz.
Ainda no campo das coisas boas, está a relação estabelecida entre Jamie e Brienne. Mais um exemplo em que os diálogos funcionam perfeitamente e são instigantes. Jamie é um ótimo personagem. Sagaz e egocêntrico, o que, como vimos, pende para o bem e para o mal. A reação dele de tentar escapar de Brienne é apenas natural e ele luta com ela, está disposto a matá-la, porque é assim que enxerga sua chance única nessa situação. No entanto, de um jeito meio torto, ele mostra, mais uma vez, sua ética. Não é a primeira vez que isso acontece e lembro-me dele declarando que era fiel à Cersei de todas as maneiras. Incestuoso, sim, mas traidor? Jamais.
E assim, ele se mostra protetor de Brienne e de sua honra. Usando apenas a lábia. Só que Jamie não considerou que seu ar de esperteza poderia não convencer a todos com perfeição e o desfecho - para um homem que tem na luta corporal e no uso da espada suas qualidades mais reconhecidas - é terrível. Foi, sem dúvida, um bom modo de encerrar um episódio bastante parado, mas não o suficiente para eximir a monotonia. Vale citar a “grande” fuga de Theon, que poderia ter sido muito melhor trabalhada, mas nem de perto cria a emoção que seria necessária.
Comentários
13 Comentários

13 comentários:

João Victor disse...

Li o livro, e to achando tudo excelente, mas respeito sua opinião. Realmente, algumas cenas são desnecessárias, e a maioria são adicionais. Não achei o terceiro episódio parado e chato, achei que foi bem ágil, com destaque para a cena do conselho e a ultima. Unica coisa que achei estranho é você dizer que a situação dos personagens continua a mesma. A maioria teve um desenvolvimento gigantesco, principalmente a Daenerys.
Sei que você esta cansada de ouvir isso, mas pelas cenas mostradas no trailer do próximo episódio, e se tudo ocorrer conforme o livro, tem tudo para ser um episódio muito foda. Os críticos americanos que assistiram falaram que este foi um dos melhores episódio já feito. Principalmente se você gosta da Daenerys.
Mesmo tendo uma opinião contrária a sua, curto muito suas reviews. Sinto falta de ler as de Fringe, eram as melhores reviews que existia. Só quem alcança o nivel delas atualmente é o Henrique Haddefinir.

Raquel Alves disse...

Essa Margaery é uma das melhores personagens que entrou depois da 1° temporada, ela sabe jogar muito bem, tomara que Sansinha aprenda alguma coisa com ela. Aliás, espero que a Sansa que considero uma das personagens mais subestimadas da série seja mais valorizada nessa temporada, a menina sofre

Daenerys e Arya sempre ótimas elas tem uma personalidade desenvolvida de forma que faz o público torcer por elas cada vez mais, certeza que Dany vai dar o golpe, pena Jon Snow não ter tido ainda esse desenvolvimento que é tão esperado dele, afinal quem não torce pelo rejeitado.

O plot do Bran com aquelas outras crianças parece ser bem promissor, está na hora dos poderes dele se desenvolverem de vez e assim quem sabe conseguir reunir a família Stark ou o que sobrar dela mais uma vez... acho que a pobre da Arya vai andar pelo os sete reinos e só rever algum outro parente quando tiver uns 20 anos.



Mas não posso deixar de lado o que você diz a respeito do ritmo da série, é muito lento e mesmo assim não consegue ser o suficiente para que eu possa assimilar os personagens que não são da primeira temporada, quem afina é esse tal de Montanha que o tio burro do Robb espantou ao invés de matar? Aliás, a família da Cat veio pra somar mais personagens que espero ao menos serem interessantes.

João Victor disse...

Montanha é o irmão do Cão de Caça, aquele que tem o rosto queimado, que foi capturado pela Irmandade que está com a Arya.

Leandro disse...

acho que as pessoas ficaram esperando muito que "aconteça alguma coisa", mas o ritmo do livro eh asse ate o final do ultimo, então esse serah o ritmo da serie, tem muita serie boa por aqui que "acontece" muito menos e ninguém reclama, o problema eh que se cria muita expectativa em torno de GoT e as pessoas se esquecem que no fundo eh uma serie "sobre pessoas". Se "acontecesse alguma coisa" em todos os episódios a serie já teria acabado a muito tempo.

Leo disse...

Camis, sempre acho seus textos muito bons, agora sobre o Robb eu acho que o problema foi darem muito tempo de tela para ele (pq no livro você nunca lê de fato nada sobre as batalhas dele,o modo como que sabemos delas no livro é somente atraves do ponto de vista da Cat, geralmente conversando com o seu Tio, - que só apareceu agora na serie - ou quando o conselho esta reunido em porto real atraves de Tyrion), mas como se trata de uma adaptação eu tambem esperava ver alguma coisa que eu nao tive a oportunidade de saber atraves do livro, como por exemplo algumas cenas que tem dialogos da cersei ou da margaery que se eu nao soubesse que fazem parte da adaptação acharia que existiam no livro e que acrescentam muito ao que eu ja li, o que nao acontece com o Robb.

Sobre a Melissandre o problema é que a serie tem descaracterizado a personagem e se a serie andar como o livro ela vai ter um papel muito importante em alguns acontecimentos futuros, mas todo o potencial dela só vai ser mesmo explorado quando a historia da serie alcançar a do quinto livro, ou seja ate la eu te aconselho Camis a não se empolgar muito com a Mel, apesar que eu sempre gostei dos dialogos dela no livro, mas esse sou eu que leu os livros, mas podem ser que eles tentem alguma coisa diferente na serie, não sei.

E quanto a Sansa, uma pena que na serie não podemos saber seus pensamentos como sabemos no livro pq é muito mais justificavel seu modo de agir no livro que na serie onde ela é só uma menina mimada, que no livro era assim - pelo menos ate o segundo livro - e nos livros nesse ponto ela ja perdeu muito dessa garotinha boba, mas esperem por ela, muitos desprezam sua historia mas é bom ficar de olho.

enfim que texto gigante malz!!

jorge_lito disse...

Tá ligada no Sor Loras Tyrell (irmão da Margaery), o amante do antigo rei Renly.
Pronto, vamos lá, lembra na primeira temporada em que teve um torneio em que Sor Loras derrotou um homem enorme e deu uma flor a Sansa na platéia, pois esse cara enorme é o Montanha (Gregor Clegane) que é irmão do Cão de Caça (o cara que tem a face queimada), quando Sor Loras derrubou o Montanha do cavalo ele foi atacar o Sor Loras e quem o salvou foi Cão de Caça.

Espero ter ajudado.

Marcos disse...

Gostei dos episódios e também da sua review Camis, pq compreendo e até concordo com suas objeções, mas acredite, e sei que vc deixou bem claro que está difícil, o próximo episódio será um game change pra boa parte dos personagens e outros virão no decorrer na temporada, infelizmente para alguns só nos últimos episódios, mas ao menos a coisa acelera já na próxima semana e ninguém vai terminar a temporada do jeito que começou.

Adriano Leite disse...

Pra mim a personagem devia adotar o nome que corresponde as suas acoes. De Sansa parea Sonsa. So trocar uma letrinha e ela fara muito mais sentido.
Depois de tudo que essa menina viu e passou sai me dando com as linguas nos dentes pra primeira veia doida que aparece.
Com aquele linguajar eu jamais confiaria nela.


Gostei bastante do terceiro episodio, foi o menos parado ate aqui e teve um final impactante pelo menos.

Pedro M S Bezerra disse...

Os episódios iniciais dessa terceira temporada não foram ruins, houve muitas cenas muito bem trabalhadas, mas não tem como não concordar com a Camis, está tudo muito parado. E Camis, não acredite no que as pessoas dizem. Eu li todos os livros, e a história do terceiro livro não é repleta de ação como muitos dizem. Na verdade, a "ação" que eu acredito a que se referem se concentra na segunda parte do livro, e como essa terceira temporada é só sobre a primeira parte, ainda teremos muitos episódios cheios de diálogos pela frente. Muitos só lembram dos acontecimentos marcantes da história e ficam fazendo essa falsa propaganda de que "o próximo episódio vai ser muito foda", mas ainda vai ter muita coisa enrolada pra acontecer.

Junin Marques disse...

Particularmente gostei mais do terceiro episódio. GOT é uma série que não anda rápido na trama como as outras. Tiro como exemplo os livros, que é basicamente lento como a série em termo desenvolvimento. Mas isso não a torna ruim. Em relação ao episódio, eu gostei muito da cena da reunião em Porto Real, assim tabém como a de Danny! Como eu sei o que vai acontecer, sei que agora a trama vai se desenrolar bastante. Agora quem leu o livro, fica falando que vai ser muito bom isso e aquilo, o que acaba criando expectativas demais para quem ainda não leu e vê apenas a série e a espectador acaba esperando mais do que devia!

Castiel The Angel disse...

Você sabe que normalmente eu sou bem chato e discordo da maioria dos seus argumentos, Cams, mas dessa vez, vou ter que concordar. Que capítulo INÚTIL foi esse 3x03? 80% de inutilidade e 20% de expectativas destruídas. Brienne é levada aos berros, fica meia-hora berrando com um monte de homens, mas é trazida de volta sem uma peça de roupa rasgada. Ok, né...


Sobre o argumento de Dany, Jon e Robb... Da Dany, tenho que discordar. A passagem dela por Qarth foi bem inútil (no livro 2, é ainda mais, a não ser pelas profecias na Casa dos Imortais, que foram todas cortadas da série), mas ela aprendeu uma lição ali: Não mendigue por um exército igual seu irmão fazia, bitch! E nessa season, o diálogo dela é diferente. Sobre Robb, é um meio termo de culpa da HBO e um argumento, em tese, errôneo seu. Ao final da season 1, Robb é coroado; na season 2, ele vêm em sequência de glória, derrubando um vassalo Lannister após o outro (sim, ele já está em guerra); na season 3, ele vê seu ''reinado'' ir desmoronando, por burrada do próprio e da anta da Catelyn. O problema é que os produtores acharam que seria mais interessante fazer um romance dele com uma enfermeira random encardida - quando o romance dos dois só deveria ter sido apresentado na season 3. Ou seja, mudaram o foco do personagem na season passada: Algumas semi-batalhas foram citadas ou ''mostradas'' (bem ao nível do tela preta e gritos mesmo), mas o foco foi outro, infelizmente. Sobre Jon, a culpa já é total da HBO. Na season 2 até q não tinha o que fazer com ele, mas na season 3, simplesmente estão cortando TODOS OS PICOS DE AÇÃO com os Outros! Cortaram a batalha ''The Walking Deadiana'' no Punho dos Primeiros Homens, e agora cortaram a cena do Sam perdido da Patrulha, antes de chegar na ''fortaleza'' do Craster, contra um Outro (no qual, pasme, ele deveria ter sido o primeiro homem documentado a matar uma dessas criaturas!). Fico pensando se os produtores estão com vergonha de admitir que a série tem bastante criaturas fantasiosas, ou coisa assim, porque, pra mim, não faz sentido acabar uma temporada com um cliffhenger que envolva esses bichos, e simplesmente apagar todas as cenas que eles teriam ao longo da temporada.


É até difícil defender um capítulo que faz questão de estragar belíssimas cenas, como Jaime com a mão decepada, ou a parte de Sam, que poderia, finalmente, ter alguma ação, sendo que o episódio toma essas cagadas! Pra mim, sem dúvidas, esse 3x03 foi o PIOR capítulo da série.


PS: Se estragaram as cenas da Dany e do Sam no próximo capítulo, eu explodo essa corna da HBO! u-u

Castiel The Angel disse...

Só complementando: Montanha foi quem capturou a Arya e levou-a para Harrenhal, na segunda temporada.


É normal haver essa confusão, pq o personagem nunca teve muito destaque na série de Tv (ao contrário dos livros), e agora, por algum motivo, ficam citando ele à todo momento.

ineshr disse...

como cresceu esse menino da foto..