segunda-feira, 29 de abril de 2013

Community 4x11: Basic Human Anatomy


 Segura forte no DVD de Community e diz ao mesmo tempo que eu: Desejo que Community volte a ser engraçada!
Corria à boca pequena que essa semana Community tinha sido genial, digna dos tempos de outrora, quando rasgar elogios  a ela era a tarefa mais comum e deliciosa do mundo. Era pagar para ver e, logo de cara, entendi porque esse episódio tem a aparência (sim, aparência!) de ser muito bom, porque quando a gente se dá conta que a proposta é a de fazer com que Troy e Abed troquem de corpos  a expectativa é das melhores.
Mas existe uma palavra chave aqui: aparência. E as aparências enganam, como frisa bem o ditado popular. Vale ressaltar que a ideia da troca de corpos é boa, é ótima, é excelente até, mas morreu na pobreza de interpretação.
Esse é o tipo de roteiro em que o que importa nem é tanto o que é dito, mas a competência dos atores na troca. A graça mora em ver Troy ser Abed e Abed ser Troy, ou até em Dean Pelton ser Jeff, como aconteceu.  Dean Pelton, que abraça a ideia sem medo de passar vergonha, é o personagem que mais se destaca na função.  Apostou na canastrice total, inclusive porque assumiu logo de cara de só queria saber como seria “ter Jeff dentro dele” e abusou de olhares sensuais, grosserias gratuitas e peitos desnudos, ao incorporar a sua versão de quem é Jeff. Foi bom e divertiu em alguns momentos, inclusive quando Annie começou a se abanar e se deixar seduzir por sua (agora) máscula figura.
Os problemas surgem quando o assunto é Troy e Abed. Donald Glover consegue ser uma imitação fraca de Abed, mas, convenhamos, pegar os trejeitos de um personagem que já é naturalmente caricato não é uma tarefa tão árdua. Ele dá conta, mas não chega a surpreender em momento algum por sua mimetizando do outro.
 Já Dani Pudi desaponta mesmo e não é capaz de colocar em tela um único momento em que digamos “ah, esse é o Troy”. Absolutamente nenhum. E talvez, a surpresa more aí, porque sempre achei Dani Pudi um dos melhores atores de Community e esperava muito que ele fosse capaz de ser imitar Troy com eficácia.
O pano de fundo ainda é a ladainha “romântica” entre Troy e Britta e nem mesmo a cena em que o garçom detona ‘Duro de Matar’ é digna de nota. Jeff, ao notar que a troca de corpos é só uma jogada  de Troy para escapar da necessidade de dizer para Britta que a relação deles não funciona, dá mais um de seus inspirados discursos  e encerra a história, finalmente se permitindo fazer parte de toda a loucura.
Nesse meio tempo, Pierce funciona no modo avulso cuidando de uma série de cartazes para um trabalho escolar, o que não tem qualquer impacto e é, na verdade, como se ele sequer estivesse no episódio, de qualquer forma. Já que o personagem nem deve mais aparecer na série daqui em diante, poderia ter sido facilmente retirado da edição final.
Depois de tudo isso, acho que é preciso fazer aquele exercício semanal que Community tem exigido: Alguém riu de alguma situação apresentada?  Ou alguém vai conseguir dizer que achou boas as interpretações nesse episódio? Até os atores devem ter consciência de que deixaram a desejar.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Jorge Moraes disse...

nem lembro mais como é dar um risada assistindo Community.

frostbr disse...

A atuação foi sutil, Danny Pudi podia ter caido no caricato dando gritinhos histéricos a la Troy, mas eles não trocaram de corpos realmente, no fim de tudo ainda era o Abed. Tenta rever o episódio já sabendo o final, parece outro episódio.

P.S. Sou ciente de que essa temporada está fraquíssima, mas tentei não deixar esse azedume influenciar minha opinião sobre esse episódio isolado.