sexta-feira, 15 de março de 2013

The Lying Game 2x10: To Lie For (Spring Finale)


Olhe para o alto e aguarde.

Minha Nossa Senhora do Promotor Voador, o que foi essa Spring Finale de The Lying Game? Aliás, o que foi essa 2ª temporada? Já estou falando assim porque as chances de a série continuar depois desse episódio são muito pequenas. A audiência não é boa no geral e a ABC Family não pensa duas vezes antes de deixar uma história bacana sem finalização. Esse pode ter sido o último episódio da série e se for, digo apenas que valeu a pena. Valeu porque TLG é cretina em altos níveis, porque mesmo quando a história não é lá essas coisas os roteiristas sabem nos fazer sentir que é algo sensacional e porque, afinal, temos o maravilhoso “segredo das gêmeas”. Tão besta e tão comprometedor ao mesmo tempo. Capaz de criar uma rede de mentiras e produzir dois assassinatos só para proteger essa revelação que mudaria o destino da humanidade, afinal de contas.

Quando penso que o famigerado “segredo das gêmeas” é, de fato, a causa de tudo na série, acho apenas que é sensacional. Principalmente agora que conhecemos o grande vilão de TLG, que veio para sambar e sapatear em nossas caras de choque. Muito pouca gente considerava Thayer como suspeito. Eu, pessoalmente, nunca cogitei. E foi simplesmente delicioso o modo como aquele garoto que tinha uma carreira promissora no ramo dos videogames se transformou num assassino alucinado.

Desconfio mesmo que Thayer tenha matado Derek e Theresa só para proteger a verdade sobre Emma e Sutton. É um motivo torpe e por isso mesmo, excelente. Pensem no tamanho da cretinice que é matar gente porque um grupo de pessoas não pode saber que Sutton e Emma são gêmeas. É mais que demais, como diriam as gírias idosas e fora de circulação há algum tempo.

Minha conclusão sobre Thayer é a de que esse moço é bipolar ou tem dupla personalidade. Senão, ele cansou de ser usado sexualmente pelas gêmeas e resolveu matar um aqui e outro ali para desanuviar. De qualquer forma, achei a escolha boa e inesperada, justificando, inclusive, todas as motivações estranhas de Alec, desde o começo. Não é à toa que ele sempre quis manter o filho muito perto. Para observar, controlar e até protegê-lo de si mesmo.

Rebecca acabou entrando nessa de gaiato e parece que, apesar de seus planos de separar Ted de Kristin, não foi responsável por nada além. Nada me tira da cabeça que foi Alec quem denunciou Jordan, só para separá-lo de Mads (apelidada de MERDS por aí, que absurdo). Toda essa interferência de Alec acabou numa das melhores sequências do episódio. Primeiro, porque a conversa com Rebecca no telhado do hospital é magnífica, depois porque, afinal, Promotor Voador voou, mas não bateu as asas. Como resultado, caiu ensanguentado sobre as mesas do coquetel chique oferecido em homenagem à Theresa e ficamos diante da dúvida: Promotor Voador morreu? Não pode, não é aceitável. Não poderiam matar o melhor personagem da série. É por isso que torço por mais episódios, senão esse questionamento nos perseguirá pela eternidade.

O que parece que também estará num looping eterno são as mentiras contadas para Kristin. No momento ela é a única que não sabe de nada, mas por um motivo ótimo: ela não iria aguentar, né gente? Adorei os argumentos. “Ela vai nos deixar.”, “Ela vai amar mais a Emma.”. Não pode ser verdade. Não pode ser que Ted e toda sua expressão facial deixem isso continuar, mas ele deixa. As filhas mandam nele.

E claro que Mads e laurel passaram esses dez episódios sem um plot de verdade. E mais claro ainda é que Emma decide mudar de macho e Ethan decide que não quer mais brincar, porque toda a desgraça do mundo aconteceu porque um dia eles ousaram ser um casal. Esse povo de The Lying Game é megalomaníaco, porque esse argumento é tão bom quanto o “segredo das gêmeas”. Todo mundo supervaloriza situações bem simples e ganhamos uma série como essa.

Sutton, por sua vez, vira uma santa. Todo mundo começa a ver o quanto ela é sensível e linda e boa filha e boa irmã e boa detetive... O negócio do colar de coração foi épico (do tipo epic fail) e até Dan, que anda muito irritado pelo uso excessivo de esteroides foi lá agradecer na humildade, como se tudo nessa investigação não estivesse sendo manipulado.

Como o final foi bem claro, a ponto de mostrar Thayer revelando a arma do crime (dos crimes, na verdade, porque ele deve ter matado Derek e Theresa com o mesmo troço e do mesmo jeito idiota, como revelam os vestígios de tinta verde em ambos os defuntos), fiquei com a impressão de que os roteiristas agiram assim para dar um encerramento digno à trama. Revelaram e resolveram muita coisa, ao passo em que deixaram outras tramas em aberto para o caso de conseguirem mais dez episódios para completar a jornada.

É inocência achar que existem muitas chances, mas torço de verdade. O público merece o final da temporada, porque pensar em um 3º ano é uma ilusão a que ninguém se permite. Numa época em que tudo está tão ruim, essa foi uma série que, sem qualquer pretensão, divertiu de modo simples e isso deve ser valorizado. Não estou dizendo que essa é a melhor série do mundo, mas meu tempo aplicado nos episódios se traduziu em bons momentos. The Lying Game é hoje a melhor série da ABC Family, embora isso não se traduza em audiência e a emissora não a reconheça como tal.
Comentários
10 Comentários

10 comentários:

Liliane disse...

A melhor série da ABC Family ainda é Switched at Birth, mesmo curtindo TLG e suas cretinices deliciosas. Tomara que não cancelem antes de um final de temporada digna.

Helena disse...

Está tudo indo tão bem na série, não podem nos deixar com esse final.

Eu já tinha desconfiado do Thayer, não queria que colocassem ele como vilão porque prefiro a Emma com ele e Sutton com Ethan, mas, espero que possamos ver como vai terminar essa história.

Acompanho PLL também e sem dúvida nenhuma posso afirmar que TLG está construindo uma trama muito melhor, rápida e divertida de assistir. Apesar dos absurdos, as coisas acontecem e você não sente que foi feita de otária por pouco mais de 40 minutos para não acontecer nada que acrescente alguma coisa na história.

Caroll disse...

Ahh gente, apesar do episódio ter tido um ritmo alucinante e vários desdobramentos inesperados, não posso dizer que curti o fato deles fazerem de Thayer o vilão :(

Poxa vida, o Thayer era muito fofo e só se dava mal nessa história. Agora eles resolveram elevar o "Thayer só se fode" a milésima potência, né. Fiquei #chatiada.

Preferia muito mais a songa monga da Kristin como vilã mega evil, porque só isso ia justificar a existência desse personagem tão sem sal na série. De repente essa aparente passividade e essa irritante aura etérea são só um disfarce para que ninguém perceba que ela é a vilã dessa porra toda rs. Sou muito mais #TeamKristinVilã

matheus disse...

:'( tomara que não cancelem a série.Comecei a assistir ela de bobeira,mas aos poucos foi me viciando.

Rebeca disse...

Arrasada porque colocaram o Thayer como vilão. Torci para colocarem a Kristin (porque ela ser tão burra assim não é normal), Jordan e até mesmo o Ethan, mas não queria que colocassem o Thayer. Poxa, ele é o personagem que me conquistou desde a primeira vez que apareceu na série, desde o início shippei ele com a Emma, sofri quando ele era usado sexualmente por Sutton Satã e por menina Emminha, mas sempre acreditei que ele era "do bem", sambou mt na minha cara esse episódio. NÃO AGUENTO MAIS O ETHAN, sinceramente. A única coisa pior do que colocarem o Thayer como o grande vilão, é cancelarem TLG. Torcendo do fundo do meu coração pra que a série finalize sua segunda temporada.

Rebeca disse...

Não sai da minha cabeça que colocaram Thayer como vilão porque era o único jeito de Emma e Ethan ficarem juntos, já que, ao meu ver, Thayer estava se tornando mais popular entre os fãs. De qualquer jeito, tô arrasada porque colocaram ele como vilão. Torci para colocarem a Kristin (porque ela ser tão burra assim não é normal), Jordan e até mesmo o Ethan, mas não queria que colocassem o Thayer. Poxa, ele é o personagem que me conquistou desde a primeira vez que apareceu na série, desde o início shippei ele com a Emma, sofri quando ele era usado sexualmente por Sutton Satã e por menina Emminha, mas sempre acreditei que ele era "do bem", sambou mt na minha cara esse episódio. NÃO AGUENTO MAIS O ETHAN, sinceramente. A única coisa pior do que colocarem o Thayer como o grande vilão, é cancelarem TLG. Torcendo do fundo do meu coração pra que a série finalize sua segunda temporada.

Caroll disse...

Nossa, é exatamente isso que eu penso. Fiquei pensando também que só colocaram Thayer como vilão porque ele estava se tornando muito popular entre os fãs de TLG e roubando o espaço do Ethan.

Também não aguento mais o Ethan. Que merda foi aquela de ele falar que o romancezinho dele e da Emma como culpado por tudo de ruim que tinha acontecido?


Nem sei se eu quero que TLG volte, pq se voltar, eles vão desenvolver esse plot do Thayer como vilão e isso eu não queria :/

Amanda C. Leite disse...

Eu também não queria que o Thayer fosse o vilão....queria tanto ele com a Emma....depois de assistir esse episódio eu fui perceber que ele de uns episódios pra cá ele tava meio estranho, com uma cara esquisita meio psicopata rsrs....agora fui entender pq o Alec disse que tudo o que fez foi pq ama ele...por isso, ele tava querendo tanto incriminar a esposa...só achei estranho a Mads e o Jordan não terem falado do roubo, acho q isso podia acabar livrando a Rebecca....mas como eles querem se livrar dela até entendo....TLG não pode ser cancelada sem um finalizar a segunda temporada....

César, Julio César disse...

Apenas não aceito TLG ser cancelada tendo sido uma série que fez mais em uma temporada e meia do que PLL fez em três. PRECISO DE MAIS EPISÓDIOS!

Larissa disse...

Nossa adorei o blog passei o dia lendo! E sobre TLG, fiquei muito chateada com a fato de cancelarem a série, mas talvez quem sabe a ABC não repense? Porque manter PLL que é praticamente uma versão de GG com cenário menos glamuroso e cancelar TLG é quase um crime. Eu gostava na verdade Sutton e Thayer, sempre achei o Ethan sem sal combinando com a sem sal da Emma, mas eu adoro as bitches acho que elas que dão vida as séries, e sinceramente essa versão americana de a usurpadora me conquistou, pena que acabou ;/