terça-feira, 5 de março de 2013

Once Upon a Time 2x15: The Queen Is Dead


Aviso amigo para Snow White: Não se negocia com terroristas.

Não tem desculpa. Vivendo no “mundo real”, onde o cinema dá essa dica repetidamente, Snow deveria saber mais e melhor sobre táticas de negociação. Todo mundo sabe que com terrorista não tem conversa, porque que é uma situação lose-lose. Faça você o que for, o resultado será terrível, então, é melhor sair dessa com dignidade e alguma vantagem.
Não tem como começar essa review sem falar dos acontecimentos em Storybrooke. Esse foi um episódio equilibrado, que conseguiu levar bem os três núcleos, mantendo todos igualmente interessantes, apesar dos defeitos e dos furos que viraram rotina em OUAT. O foco continua nas relações familiares e na tentativa de mostrar e provar que Cora Corega é mais megaevil dos que os megaevils.
Pessoalmente, não tenho gostado tanto dos rumos de Cora e Regina. A surpresa vem do fato de que sempre gostei de Regina, mesmo quando ela estava aprontando malvadezas mil. Simpatizava com ela naturalmente e isso vem se perdendo, junto com sua personalidade forte. Não gosto de ver Regininha tão suscetível à influência de outros, como se ela não tivesse vontade própria.
Também não vejo sentido nela apoiar essa mãe que fez de tudo para manipular sua vida e fazê-la infeliz, como fica mais uma vez registrado, com esse episódio. As manipulações de Cora Corega provam que ela nunca se importou com a filha e a usava para obter poder. E por quê? Só porque ela pode. Com a capacidade de se transformar, Cora poderia muito bem ter se tornado rainha ela mesma, ter acumulado tudo sozinha e por isso, a coisa fica meio sem sentido. Para que obrigar Regina a ter poder? Única explicação é a coisa do legado, mas ainda assim é um motivo fraco para envenenar a mãe de Snow e tentar levar a pobre criança para o lado negro da força, só por sadismo. No momento, ainda aguardo por mais episódios em que essa motivação seja revelada, porque senão é tudo torpe, gratuito. Mesmo para uma vilã com sede de poder precisa haver motivação.
O paralelo sobre o aniversário de Snow ser marcado pela morte da mãe é bem interessante. Fala sobre a dualidade da personagem, que deve travar batalhas internas entre o bem e o mal. Só ficou um pouco solta a relação dela com Johanna em Storybrooke, nos dias atuais. Ela acha a mulher do nada e do nada a pobre Johanna vira alvo de Regina e Cora que, pasmem, estavam cavando atrás da adaga de Rumples bem no quintal da dita cuja. Muita coincidência, não é? Isso foi extremamente mal feito, desculpem.
Outra coisa questionável é o uso da magia. Cora afirma que poderia encontrar a adaga com mágica (ou desvendar o mapa), mas deixa Regina cavar um buraco no meio da floresta, com botas de salto e echarpes finas para combinar? O modelito ‘desenterrando uma faca de manteiga’ estava muito fora do padrão ali. Com tanta magia usar uma pá parece démodé.  E também, a magia só é usada quando convém. Para transporte? Fumaça roxa. Para jogar Johanna da janela? Um floreio. Para pegar a adaga das mãos de Snow? Não, aí não. Não usa magia. Qual é o critério? Seria simples arrancar aquilo de Snow com um estalar de dedos. Aliás, Cora Corega poderia ter defenestrado Snow e Charming ali mesmo, acabando com o problema de Regina. Então, continuo sem entender porque pode usar magia para matar uma avulsa e porque não pode usar para matar o elenco principal numa única tacada.
E ainda tivemos a providencial viagem de Hook para NY. Ok. Eu compro a ideia. Parcialmente, pelo menos. Mas ele sabia até o endereço de Baelfire, sem que ninguém tivesse lhe dito? Como é que um navio mágico funciona fora dos limites de Storybrooke, porque afinal, a regra é clara e fora dali a MAGIA NÃO FUNCIONA. São pequenos furos se acumulando, junto com o veneno que mataria Rumples, sendo que Rumples só poderia ser morto (e não apenas controlado) pela adaga. Poderíamos até usar a desculpa de que ali, fora de Storybrooke o esquema muda, pois não há magia (e é isso mesmo), mas reparem que para que Rumples se curasse, deveria chegar a Storybrooke onde só a magia poderia salvá-lo. Não faz sentido, faz? A questão de que não haveria tempo de chegar ajuda a entender, mas Bael precisa encontrar um ingrediente mágico para, só então, salvar o pai. Tem que ver isso aí.
A questão da idade de Bael, pelo menos, fica explicada. E ele provavelmente não é Peter Pan (a dica foi dada pelos produtores, que excluíram a possibilidade por questões de Royalties), mas deve ser um dos meninos perdidos, senão, é como ele diz, já teria uns 200 anos a mais, pelo menos. Isso fica evidente porque Bael conhece Hook e deve ter se mantido jovem na Terra do Nunca, onde ele fez uma paradinha.
A relação de Bael e Henry vem se construindo bem e o garoto não está poupando Emma de nenhuma patada. A da pizza foi épica, simplesmente. Henry só fica atordoado mesmo quando leva sua quota de grosserias do vovô Rumples, que mal pode esperar para matá-lo, ao que tudo indica. Será que ele vai tratar a norinha assim também? Lógico que Bael tinha que estar noivo de alguma avulsa, só para deixar Emma com cara de mamão por ter ficado quase virgem e intocada ao longo de tantos anos.
P.S*Mini Snow é fofa, mas estava um tantinho exagerada dessa vez.
P.S*Esperando ansiosamente pela Snow do Mal.
Comentários
17 Comentários

17 comentários:

Juliane Antonieli disse...

Contém SPOILERS:

Hook não perderia a memória pq ele não foi atingido pela maldição. A viagem é rápida pq o navio é mágico. Óbvio que Rumples não morreria assim e nem ficou tão ferido, mas Hook não sabe disso... Eles vão voltar pra STB no navio de Hook que Neal e Emma vão roubar....

Quanto aos direitos de Peter Pan, eles já tem os direitos dele e dos outros personagens. Peter já está confirmado pra 3ª temporada e Neverland ainda nessa (na finale dupla: second star to the right and straight on till morning), mas não acho que Bae seja Peter Pan(Bae odeia magia e etc...) , aposto no Hook mesmo, por n razões... Mas vamos ver, ainda há chances de ser Neal, mas acredito que ele seja apenas um dos garotos perdidos.

Alice Holovati disse...

Sem ofensas, mas para uma pessoa que revisa a série com frequência, quem revisou esse episódio está bem desinformado.


Primeiro, Hook chegou à NYC com o Jolly Roger que não apenas é o navio mais rápido de todos os reinos, como também está invisível pelo encanto da Cora.
Segundo, Hook não foi afetado pela maldição, o que lhe dá livre trânsito por onde ele queira andar. Ele, Regina, Cora, Emma e Henry são os que podem sair da cidade sem problemas porque não foram vítima das maldição. No caso da Regina e da Cora, elas não saem porque perderiam a magia e o interesse delas está em Storybrooke, mas especificamente, na adaga do Rumpels.


Mr Gold se recuperaria em Storybrooke porque lá seus poderes retornariam e eles provavelmente usarão o Jolly Roger porque ele é rápido o suficiente para levá-los até lá.


Aceitem uma crítica construtiva, assistam a série com mais atenção antes de revisar.

Bruno martins disse...

O episodio começou com a branquinha toda trabalhada nas mulheres ricas da band que no dia no seu aniversario se mostrou ser uma menina chata, mimada e preconceituosa quase uma Maria Joaquina e ainda por cima sobrou para Johanna a diarista ouvir as piadinhas dela. Sua mãe a boa rainha, fez o que qualquer boa mãe faria, mando cortar a internet, o cartão de credito e o celular dela. Mais a boa rainha esta morrendo.
Maria Margareth do Bairro estava toda descontente porque david estava cozinhado e principe encantado não combinam com cozinha. Ai ela recebe um mensagem da Johana e a encontra. Alias é o epiosodios dos encontros. Maria Margareth do Bairro com a Johanna e de Hook com seu gancho.
Enquanto isso Regina que num frio daquele estava com as coxas maravilhosas de fora planeja com sua mãe a Cobra CORAL, que quando estiverem com a adaga vão tocar o terro na cidade.
Gold quer que Emma convença NEALFIRE a voltar com eles para storybrooke, mais o Hook aparece e mete o gancho no crocodilo.ferindo o Gold seriamente.
Johnna diz a branquina que existe uma estrela azul que pode salva-la, branquinha a segue ate chegar na fake azul, que não pode salvar a vida dela, mais propoe o uso da magia negra e para a vida da mãe de branquinha é necessario que alguém morra. Ou seja a fake azul é praticamente o nosso demonio de olhos amarelos. Supernatural feelings.
Na sessão casos de familia, Maria Margareth do Bairro e Regina lavam a roupa sujas sobre as atitudes uma da outra, e infelizmente as duas so chegam a conclusão de que a rixa entre elas é muito profunda.
Gold esta morrendo, pois o gancho do capitão Hooklineado estava envenenado e so a Magia poderia cura-lo. Para que eles cheguem em Storybrooke a tempo é necessario altingir o setimo sentido e chegar na velocidade da luz e para isso eles vão usar o Barco do Hooklineado.
O que Emma e os Shipper de Swanfire não imaginavam é que o neal tinha uma noiva. Tamara.
Branquinha diz a mãe que não podia matar ninguém em troca da vida da mãe, o que deixa a morimbunda feliz, mais ela acaba morrendo. E nisso ela morreu e nada do rei???
Mary e David descobrem que Gold fez um mapa, entregou um monte de numero a Bela, mais no final das contas ele guardou a adaga no relogio. E nesse momento que Regina e Cora toda trabalhada no comercial de cabelos da Loreal aparecem com Johanna. A regra e simples, Snow devolve a adaga a elas e Reginão não esmaga o coração da diarista.
Apos o funeral, a fake azul aparece e para nossa supresa é a cora, que assim como todo mundo se pergunta como as fadas conseguem usar aquelas roupas cheias de firulas, e diz a morta que tudo o que ela fez foi pela sua filha.
Maria Margareth entrega a adaga, mais Cora a arremessa que nem uma bola de futebol e pronto mais uma para fazer companhia ao Graham na defuntolandia de Once upon a Time.
O episodio termina com Maria margareth do Bairro questionando suas ações e decidindo que apesar de Cora ser uma das vilãs mor da serie, ela tem que morrer ou seja., Dark Snow is Back.

brendabarpa disse...

O Jolly Roger pode ser o navio mais rápido de todos os universos, mas não deveria funcionar fora de Storybrook, já que não há magia. E nada disso também explica como Hook encontrou Rumples.

Bianca disse...

Camis, a noiva de Bael não é avulsa, é Tamara, aquela princesa do filme ''A Princesa e o Sapo.'' Acredito que ela também terá sua história contada em algum momento.

Camila Barbieri disse...

Olha Bianca, eu não sabia mesmo, inclusive pq nunca vi esse filme e acho essa história muito idiota. Jamais lembraria que o nome da princesa era Tamara, mas foi bom saber!

Camila Barbieri disse...

Alice, toda crítica é bem vinda pq me faz ver as coisas de ângulos diferentes. Comentários tão aqui pra isso mesmo. Concordo com a parte da maldição, mas não posso concordar com o Jolly Roger funcionando fora dos limites de Storybrooke. Só isso já invalida absolutamente tudo.

Irena disse...

Mas o nome da princesa desse filme não é Tiana?

jonatan disse...

gente a (fisica da serie ) explica o que perda magia no mundo real são as pessoas e não os objetos como o anel da regina da primeira temporada

jorge_lito disse...

Mas Regina também foi afetada pela maldição. Esqueceu que ela passou a 1° Temporada todinha sem poder, dá mesma forma que Rumpels. Ela não pode sair, mas Cora pode sim

Anônimo disse...

Verdade Irena, eu me equivoquei, ela não é Tiana, mas mesmo assim ela será importante, ela vai ficar o resto da temporada e também deve ficar na terceira.

Bruna Dezordi disse...

Mas o nome da princesa do filme "A Princesa e o Sapo" não é Tamara, é Tiana! A noiva continua avulsa....
Sem contar que com mais um personagem de contos de fada fora de STB dava quase pra criar outra cidade amaldiçoada :P

Rafinha disse...

Mas o nome dela não é Tamara, ela se chama Tiana.

Anônimo disse...

Eu sei gente, ela só é a noiva! Mas ela vai ficar por um bom tempo. Me enrolei quando olhei a notícia falando dela.

Lory's disse...

Acredito que no episódio centrado na vida de Cora corega vamos entender todas as sua motivações, e provavelmente será explicado o motivo dela não ser tornar a rainha, fora que esse amor e ódio que ela sente por Rumples não é normal, rolou alguma coisa ali. Acredito que o Rumples de alguma forma a proibiu se ser rainha, até porque ele precisava do ódio da Regina por Snow para lançar a maldição. Eu nunca duvidei da capacidade dos roteiristas de OUT em me surpreender, mas esse lance do Hook chegar à NYC com o Jolly Roger me incomodou, o mapa certamente foi Cora que deu, o problema é o barco funcionar fora de Storybrooke, mas pesando bem, se Rumples está fora usando o cachecol mágico, provavelmente objetos encantados com magia funcionam no mundo real!!!! Mesmo assim espero uma explicação!

Jos_El disse...

TALVEZ o Jolly Roger possa sim continuar funcionando pois a Terra do Nunca é um mundo diferente, as regras em Storybroke só funcionariam pros habitantes da Floresta Encantada (foi assim que o mundo de onde eles vieram foi chamado não é?). O Hook é do mesmo mundo de Regina, Rumpels e outros, mas a magia do navio dele pode ter vindo de qualquer outro lugar.

Só uma teoria, já que os roteiristas não informaram ainda como isso vai funcionar. OUAT bebe muito na fonte de Fables, uma série de quadrinhos com mais ou menos a mesma temática (fábulas vivendo no mundo real), a diferença é que eles foram expulsos das terras natais deles por um vilão, não por uma maldição. E, nesses quadrinhos, o conceito é de que cada conjunto de fábulas ou lendas existe em um mundo diferente e eles são acessados por portais interdimensionais (alguns inclusive dando acesso ao nosso mundo e, o conceito dos pés-de-feijão mágicos sendo portais pra outros mundos apareceu lá antes). Sendo assim, existe a dimensão das fábulas européias, a dimensão das fábulas árabes, das russas, japonesas e assim vai. O fato de Mulan existir no mesmo mundo dos outros coloca isso um pouco em xeque, mas pode muito bem ser uma explicação.

Carla disse...

Adorei esse ep.


-Carla