sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Emily Owens M.D. 1x13 (Series Finale): Emily and... The Leap

Duplo twist carpado.

Seja você entendido ou não nas maravilhas da Ginástica Olímpica, com certeza já entendeu o que eu quis dizer com a frase que abre esse texto. Só não entendeu quem ainda não assistiu ao episódio final de Emily Owens M.D., essa série fofa que, de mansinho, ganhou nosso coração. Infelizmente, estávamos contando os dias para o final, já que a produção da série foi cancelada ainda no final de 2012. É triste encarar o final, inclusive, porque esse episódio foi excelente e deixa em todo mundo um gostinho de ‘quero mais’. Infelizmente, quem gosta de tramas mais amenas e com foco apenas em diversão leve e descompromissada não anda com sorte. A maioria das séries desse tipo está desaparecendo e somente procedurals tem tido algum futuro.
Embora a trajetória de Emily Owens M.D. seja curta, a série progrediu imensamente. As diferenças são notáveis, em ritmo, timing, interpretação, roteiro. Houve um período de adaptação no começo, o que é natural, mas pode comprometer o sucesso da série. É exatamente o caso. Acredito, de verdade, que se o inicio tivesse contado com mais agilidade o resto se acertaria e as pessoas se renderiam à produção. Percebe-se que não houve pretensão em ser uma grande série médica, apenas uma boa comédia romântica e esse papel Emily Owens M.D cumpriu.
Fiquei bastante impressionada com essa Series Finale. Episódio intenso, engraçado e que nos deixa completamente confusos. Ainda não consegui digerir tudo o que aconteceu e talvez, o fato de saber que acabou por aí, seja o fator principal. Como entender o que aconteceu com o trio principal? Fiquei completamente chocada com a ousadia desse roteiro.
Até agora, as reações tem pendido para um único lado, a respeito da cena final. Não consegui encontrar ninguém que tenha achado o máximo o que rolou entre Emily e Will. Não depois da cuidadosa construção da relação dela com Micah. Apostaram nas cenas mais fofas e engraçadinhas entre eles e tudo que Will teve que fazer foi bater à porta de Emily.
A gente até compreende que fica difícil não agarrar Justin Hartley quando ele aparece, no meio da noite, com aquela cara de “ou vai ou racha”, mas sei lá... No fundo acho que tem uma ponta de decepção em mim pela atitude de Emily. Eu sei que ela era apaixonada por Will e estava esperando por isso, só que no fim, virei #TeamMicah. E admito isso mesmo sabendo que Will não tem qualidades apenas físicas/visuais. Ele também era um cara extremamente legal. Acho que essa questão permeou bem a série. A dificuldade de escolher entre dois caras que são muito bons para ser verdade. Só em série ou filme mesmo. Na vida real, ajoelhe e reze se encontrar um que se encaixe.
É absolutamente complicado não torcer um pouco para ambos, Micah e Will. Como não morrer de amores por cada conversa entre Micah e Emily? Cada cena deles nesse episódio final foi linda e empolgante. Torci para que não deixassem o assunto de lado nessa última semana e acho que valeu a pena. Aquela sequência do almoço é uma graça e dá vontade de rever. Por outro lado, Will parece tão absolutamente alheio ao término com Cassandra que fica mesmo a impressão de que ele escolheu Emily. Ela queria ser a primeira opção, e foi. Não só de Micah, mas de Will também, de certa forma. Acho que é por isso que ela não resistiu e se entregou ao homem que viu como seu ideal por tanto tempo. Se essa relação iria durar e dar certo? Uma incógnita que ficará para sempre com todos nós.
Em termos de fechamento da série, é claro, tudo deixa muito a desejar, porque nada foi planejado. Esse é o lado ruim de produções interrompidas, até porque seria difícil planejar alguma coisa com apenas 13 episódios. Ficamos com Bandari sumida (naquela viagem com o marido), com Cassandra forçando muito a barra naquele choro por Will (não acreditei e cheguei à conclusão de que não é implicância minha, a atriz é terrível), Tyra sem de fato ter sido desenvolvida além da imagem de amiga que desafia Emily e a mãe de Micah, caindo na mentira da filha e decidindo ir para o tratamento alternativo de câncer só por achar que seria vovó.
Aliás, sempre achei a trama da mãe de Micah bem comovente, mas a presença dessa irmã chata e gritalhona deixou tudo um pouco estragado. Não teve graça (e a intenção era essa, podem acreditar) e tirou muito da suavidade e da dramaticidade. Os outros casos médicos apresentados foram bons e interessantes. Essa característica se manteve desde o Piloto e é algo a ser destacado. Muito bacana o caso do homem com tumor que perde parte da memória e esquece da morte do filho e de seu divórcio.
O erro médico cometido por Will também funciona, porque ele havia se envolvido com a paciente, mas tudo fica por isso mesmo e só dá para imaginar o que teria acontecido e os rumos que a série teria tomado. As possibilidades são muitas, especialmente quando colocamos essa Series Finale em perspectiva. Sinto que a série tinha muito para mostrar e muito para desenvolver. Infelizmente, não para dizer que o cancelamento foi uma decisão precipitada. Do ponto de vista comercial, não havia o que fazer. Sendo assim, fico genuinamente triste por ter acabado, mas guardarei boas lembranças da curta experiência com Emily Owens M.D.
Comentários
7 Comentários

7 comentários:

Chelsea disse...

Eu parecia uma pessoa com distúrbio bipolar: Torcia horrores pro Micah, mas na hora que ela agarrou o Will nao deu pra nao me sentir um pouco feliz (putz, era o Justin Hartley! Quem nao pegava?).

Mas uma coisa temos que pensar também: pelo menos ela ainda nao estava namorando o Micah oficialmente, portanto, nao foi traicao (ok, foi uma quase); além do fato de que ela ficou 4 anos vivendo um amor platônico pelo Will, e todo mundo que já viveu um amor platônico sabe que, um dia, podemos fazer como a Emily fez, dar um "basta" e tentar seguir em frente, mas se o cara aparece e dá um sorriso mais doce, já era, foi tudo pro buraco, e ainda pode ser pior se ele aparece na sua casa, de madrugada, com cara de "vou te pegar" (sendo o Justin Hartley, que a producao REALMENTE achou que ia ficar menos pegável de óculos?! Sério, pra ele ficar feio, só nascendo de novo e pulando a fila da beleza, que benzo a Deus, que homem. Só ele pra me fazer ver uns episódios mais novos e avulsos de Smallville)!
Agora, sobre Micah, Emily é uma menina de sorte! Ele é um cara que chegou aos poucos e conquistou todo mundo. Ele nao é bonito igual o Will, mas tao fofo, tao fofo, que rouba o nosso coracao.
Quanto à Dra. Bandari, eu esperava pelo menos uma cena dela agarrando o residente "McSteamy wannabe" do hospital, mas nao deu tempo (droga de cancelamento).
E que ódio da CW! Por isso nao assisto séries de lá! Smallville 10 anos de enrolacao (só com umas 3 temporadas boas) e Emily Owens MD 13 episódios e com final a la My So-Called Life (até hoje nao sei com quem ela terminaria tbm).

Kika disse...

Camis, acabei de assistir a série. Depois que tinha sido cancelada. :(
Assisti a um capítulo por vez e depois lia as suas resenhas.
Senti falta da Dra. Bandari. Todo o plot dela ficou em suspenso, assim como o de Tyra.
Também sou #teamMicah. Tá Will (Justin Hartley) é bonito, de uma maneira muito óbvia pra mim (sim, podem me chamar de louca mas eu prefiro o Michael Rady).
Faz sentido ele só perceber o que realmente sente quando se vê em risco de perder o amor dela, mas tudo demorou demais pra acontecer e aí eu já tinha me apaixonado pelo Micah.
Que aliás também deu bola fora ao escolher Cassandra e não Emily não sabendo lidar com os seus sentimentos por ela. Ok, ele prometeu não deixar isso atrapalhar no futuro, mas fica o receio/impressão de que Emily pode e será prejudicada em sua carreira.
Então, é de coração partido que eu me despeço de Emily, com a convicção de que é Will. Sempre foi e sempre será Will.
Obrigada por compartilhar conosco suas impressões sobre essa série que deixa saudades.

Thais B disse...

OMG...sorry, parecia ter dado erro, recortei e colei o texto para enviar de novo..=/

Rose disse...

Só eu achei que foi imaginação dela, que essa ultima cena não aconteceu??? achei um tanto estranho, ele chega, eles se beijam sem falar nada e já vão para a cama, achei sei lá... a Emily parece totalmente encanada, não parece uma coisa que ela faria, ela pensaria no Micah (querendo ou não ela assumiu um compromisso com ele), ela pensaria na ex do Wil que ela viu chorando, ou seja, ela sempre pensa em tudo e muito, estranho ela não pensar em nada e agir por impulso...
sei lá, seria bom ter pelo menos mais um episódio... e a gente descobrisse que foi apenas um sonho, que ela ficou mexida com o que o Wil falou, e ficou naquele dilema como não magoar o Micah para ficar com o Wil?
e ela que sempre pensa em tudo nem pensou que assumiu alguma coisa com o Micah que ele está como chefe dela agora e ficaria um clima para lá de estranho...

muitas perguntas sem respostas...

Jorge Moraes disse...

meu rosto ainda está doendo depois desse verdadeiro tapa na cara que foi a ultima cena. nao gosti e nao shippei! sou #TeamMicah. fora isso, que episódio mais legal. Emily Owens realmente poderia ter feito coisas muito legais se tivesse mais tempo. se continuar nesse ritmo, logo as séries todas serao esses procedurals super chatos. triste triste

Thais B disse...

NOVA CAMPANHA... ATENÇÃO:

http://mailinemilyowens.blogspot.ca/

Cacá SS disse...

Que episódio bom! Se não fosse series finale eu estaria totalmente animada, mas como foi o fim definitivo estou destroçada... é triste ver que uma série que foi tão bem construída, evoluindo capítulo a capítulo, acabou assim.
Sempre fui team Micah, e ele foi o cúmulo da fofura durante o episódio inteiro. Entendo Emily não resistir àquela visita noturna do Will, depois de ouvir que ele a escolheu... mas mesmo assim não consigo torcer pelo Will, já que meu coração será sempre do Micah <333