quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

The Carrie Diaries 1x03: Read Before Use


 
Não funciona sob pressão.
Seguindo a linha de Sex and The City, The Carrie Diaries tem apostado em temas para contar sua história e desenvolver os personagens. A ideia tem funcionado muito bem e a série segue mais interessante a cada episódio. Não restam dúvidas de conseguiram adaptar a fórmula para o universo adolescente, que tem sido explorado à perfeição, sendo bastante fiel à época retratada.
O assunto da semana são os rótulos. Cada um lutando pelo que deseja ter ou por algum do qual deseja se livrar. Virgem, nerd, namorada, estranha, moderna... Carrie faz uma leitura muito legal sobre o que está acontecendo a sua volta e compartilha cada descoberta por meio da narração, com suas observações pessoais sobre cada momento. A protagonista, vale repetir, tem cumprido bem essa função e nos mostrado com talento como Carrie se transformou na jornalista sofisticada que conhecemos.
Aliás, Larissa faz uma menção a isso durante aquela performance artística, ao dizer que imaginava Carrie fazendo de seu nome uma marca, estampando os ônibus de NY, como aconteceu, de fato, na série original. É claro que a ideia de Larissa para o sucesso de Carrie era bem bizarra. Por algum motivo, não sou o tipo de pessoa que compreende arte performática, então, sou capaz de imaginar o desespero de Carrie e Mouse ao dar um centavo para ver a vagina de uma ex-atriz pornô que está dando poder à dita cuja. Foi uma sequência engraçada, mas revela bem esse universo cultural alternativo da NY da década de 1980. Um penny para ver a vagina da Penny. Belo trocadilho.
A divisão entre NY e a vidinha pacata está muito balanceada. É ótimo ver esse lado mais “selvagem” contraposto com a rotina escolar e familiar. Em NY, acontecem as grandes aventuras. É lá que Carrie ensaia sua vida adulta e independente e onde Mouse pode encontrar o “namorado” e oficializar as coisas, depois de um período cheio de frieza e distanciamento. Apesar da temática sexual, é tudo tratado com aquele ar de descoberta e de inocência, sendo esse elemento algo muito positivo para a série e um diferencial diante de tantas tramas adolescentes com jovens que agem como adultos.
É por isso que valorizo muito o núcleo familiar dos Bradshaw, que também vive a fase de descobertas, depois do falecimento da mãe e esposa. Muito bacana a atenção dada para Dorrit e seu hamster, Morrisey. Percebe-se o cuidado em mostrá-la como uma menina solitária e que está tentando se descobrir no meio de tudo isso. Ótimas as cenas de Tom cumprindo a difícil tarefa de comprar absorventes e de encarar o flerte pela primeira vez em anos. Parece que ser viúvo é um rótulo muito valorizado, porque indica que o homem está em período emocional frágil e não tem uma ex que o odeia, o que pode indicar um monte de defeitos.
Foi bom ver a rebeldia controlada de Carrie e ela tentando impor personalidade e vontade próprias.  Apesar do baque de saber sobre Sebastian e suas experiências anteriores, ela até que age com maturidade, ao contrário dele. Aquele surto de Sebastian foi até compreensível pelo choque do momento, mas teve uma dose de exagero na reação.  Carrie também vacilou ao revelar o que sabia e como havia descoberto tudo, o que pode causar muitos problemas para o pai, o que é mais grave do que terminar um namorico.
E se o assunto são drama queens, temos que falar de Mags,que assassina o pobre urso e faz chifrinhos nas fotos de Walt.  Confesso que ela é a personagem de que menos gosto, mas dou desconto porque a série ainda está engatinhando e há muitas chances de encaminharem bem todas as tramas apresentadas até agora.
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Joana disse...

Esta série é uma fofura , ao mesmo tempo que tem cretinagens como a exposição da vagina o_O Adoro xD


Quero que continue durante algum tempo e que vejamos a amorosa Carrie se transformar na bitch egocentrica que foi. Acho que a personagem tem potencial , aliás aquilo que somos hoje não tem nada a ver com quando éramos crianças ....


Bom review

Guilherme galvão disse...

Falou tudo Camis, a série vem mostrando uma evolução redondinha com uma trama tão gostosa de se assistir, que eu estou mordendo minha língua por ter apostado que ela seria um flop. Bons atores, boa trilha sonora e claro uma ambientação tão perfeita, que nunca imaginei algo tão cuidadoso vindo da CW! Excelente review.

Raul Ribeiro disse...

continuo gostando bastante da série.
depois de ler a review, notei que o Walt nem apareceu... Acho que preferiram dar uma trama à Maggie antes de explorar mais os dramas dele. Com esse episódio, passei a gostar mais dela do que da Mouse, todo aquele papinho de "sou nerd blablabla" pode acabar enjoando. E fiquei com a impressão de que o namorado dela estava sendo falso.

fearless disse...

continuo amando a série e a cada episódio me vejo mais ansiosa pelo próximo. Espero de coração q n seja cancelada :)