terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Parks and Recreation 5x11: Women in Garbage


Catadora de lixo por um dia.
Alguma coisa está acontecendo com Parks and Recreation e eu não sei exatamente o que é, mas conseguiram desestabilizar a crescente de qualidade, que vinha muito bem, desde a segunda temporada.  Sempre tive a impressão de essa era uma dessas comédias que só melhoram, em que o tempo de duração é um aliado. Sempre admirei a construção dos personagens, mas nem mesmo aqueles que eu amo muito estão dando conta de alavancar esse 5º ano. O texto parece muito mais fraco, especialmente quando comparado ao do ano passado, que foi (pelo menos para mim) o melhor de todos.
Não houve comédia melhor que essa (nem Community, que eu adoro) entre 2011/2012. É por isso que não entendo e fico aborrecida ao perceber que as coisas não estão funcionando. Talvez sejam algumas repetições... Não sei. Não sei mesmo. Fico tentando encontrar justificativas e me forço a gostar dos episódios, mas está complicado. Antes eu gargalhava com a série, sorria de orelha a orelha durante os vinte minutos de duração. Isso não acontece faz tempo. Aproveito uma piada aqui outra ali e me conformo, só porque essa se tornou minha comédia favorita e não quero, jamais, que ela perca essa posição.
Só por essa introdução já dá para sentir que não considero esse um episódio bom de Parks and Recreation. Ele é, no máximo, mediano e nem a visão de Leslie e April como catadoras de lixo salva a situação.
A ideia, em si, é potencial. A luta pelos direitos das mulheres e a maior inclusão do gênero feminino nas contratações deveria render mais, mas não passa de ‘bacaninha’. Talvez a melhor parte seja a da reunião em que apenas homens comparecem. As cenas com comentários de April sobre o lixo dos inimigos de colégio também ajudam.
Da encrenca causada pelas filhas de Diane, a parte mais engraçada é a cara de Jerry, cascando de rir da cara de Ron ou sendo enxotado pelas crianças. Ron Swanson é apenas o cara mais foda do mundo, mas como já o vimos todo maquiado e cheio de adesivos pelo rosto e pelo vasto bigode, a piada está gasta e perde o impacto que teve antes. Até achei bonitinha a declaração de amor entre ele e Diane, mas nada além.  Já Ann me deu esperanças por alguns segundos, mas logo desisti de esperar alguma coisa dela. Só as meninas com a tesoura foram autênticas.
A neura de Chris sobre o status de seu novo relacionamento não empolga ninguém. Ele já deveria ter aprendido que essas coisas a gente fica sabendo pelo Facebook. O drama de Tom aprendendo basquete, ao lado de Andy e Bem ficou muito parecido com o lance de futebol do episódio anterior, então imagino que a criatividade deve estar em baixa, pois só isso justifica. Faço uma ressalva, porém, à propaganda do Rent-a-Swag, que foi bem legal e conseguiu fechar o episódio de forma digna.
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Igor Irani disse...

Eu concordo que esses últimos episódios tem sido bem medianos, mas eu acho que esse ( e o episódio anterior) voltou aos tempos de outrora e foi muito engraçado. Eu ri bastante com a Leslie e a April, e todas as histórias pra mim funcionaram. Acho que você está exagerando um pouco, ein Camis? Quer dizer, não é implicancia, porque eu sei que você ama muito, mas o negócio é que todas as reviews que eu to lendo além da sua, falam bem. O.o

Raul Ribeiro disse...

eu achei esse episódio bem superior ao da semana anterior, pra falar a verdade. Mas concordo que a série já foi bem mais engraçada. E como eu estou fazendo maratona de Arrested Development, a qualidade de Parks parece ainda mais decadente em comparação... torcendo por melhoras

Rafma disse...

Devo concordar com a Camis.

Parks fez uma terceira temporada redondinha (Com poucos episódios irregulares) e uma quarta semi-perfeita. Então, nesse quinta, onze episódios depois, eu só curti, realmente, Halloween Surprise, Pawenee Commons e Ron and Diane. O resto, puff...



E pior que eu fiz maratona da série no ano passado, então, as temporadas passadas estão bem recente na memória e dá pra ver que a qualidade realmente caiu e isso é uma pena.


Sinceramente, até gostei bastante do plot do Ron, Ann e Jerry. Me surpreendeu e eu consegui dar risos sinceros. Porém, por mais que eu goste da química Leslie/April, foi bem fraquinho mesmo.
E os plots do Tom, pqp! Parece que não conseguem mais salvar nenhuma história protagonizada por ele.


Enfim, é uma pena mesmo que Parks esteja decaindo depois de tanto crescimento.
Agora, é rezar pra que o resto da temporada se mantenha e a sexta (se existir) consiga resgatar o que é "crescimento de qualidade".