quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Pretty Little Liars 3x17: Out of the Frying Pan, Into the Inferno


Depressão pós-Toby.
Bem vindos a mais uma estonteante episódio de Pretty Little Liars. Essa semana foi bem mais interessante que muitas das anteriores ao apostar em um festival de flashbacks, choradeira, revelações, detetive avulso e num bar lésbico. Dizendo assim até parece que nada tem a ver com nada, mas a verdade é que a mistura maluca acabou sendo divertida.  Teve tanta coisa sem noção que foi impossível não aproveitar os 40 minutos desse episódio.
Ainda não sou capaz de dizer qual é minha trama favorita, mas acho que “A CAIXA”, que Emily recebe da família de seu pretenso assassino (e assassino de menina Maya) é o que gera mais burburinho. Primeiro por conter cartões romanticamente comprometedores e depois por plantar provas absolutamente inúteis, mas que todos pensam ser a solução para que descubram a identidade de –A e, consequentemente, de quem matou Alisson, partindo do princípio de que são a mesma pessoa ou as mesmas pessoas.
Os flashbacks do último verão de Alisson vêm com a revelação de que ela poderia estar grávida e de que o pai do bebê poderia tê-la matado para fugir do compromisso. É tudo muito bem arquitetado porque – vejam só que coisa mais inesperada – a mãe de Emily está trabalhando na delegacia (oi?) e fica falando da vida da filha na frente do detetive avulso, mesmo depois de Emily FRISAR que ela não deveria ficar compartilhando essas informações no local de trabalho por motivos de ‘pode dar merda’.
Amo a sutileza mastodôntica do roteiro, que faz Emily descobrir sobre gravidez, Toby no reformatório quase pegando Alisson e o ‘loiro gostosão’, só para que ela deixasse o caderno com diálogos bizarros justamente nas mãos do cara. Pois é amiguinhos, quem não ficou rindo por horas ao perceber a sutileza de colocarem uma foto do detetive avulso na mesma praia em que Alisson estava naquele fatídico verão, bem na GELADEIRA DA DELEGACIA? Quase cai no chão com essa, confesso. Imagino os roteiristas tendo essa ideia e achando algo super normal e orgânico dentro da série.
Outra coisa que fluiu como o rio para o mar foi a visita de Hanna ao bar de lésbicas. Foi tudo muito engraçado, honestamente falando, mas fiquei aqui questionando todo o vinho já ingerido pelas meninas na série, quando um copo de ‘pink drink’ leva Hanna em cana. Lógico que tudo foi estrategicamente pensado, porque a descoberta sobre detetive avulso ser o ‘loiro gostosão’ de Ali não poderia ser exclusiva de Emily.
Aliás, o assunto delegacia continua sendo uma grande polêmica. Aria diz; “não estamos prontas para falar sobre –A com a polícia”. Como assim, filhinha? Tudo bem que o detetive avulso pode muito bem ser o pai do filho (sério, amei muito essa sacada) de Alisson e o assassino, mas Emily tomou a primeira atitude centrada dessa série ao entregar o caderno para análise.
Como dá para notar, a dupla dinâmica formada por Caleb e Paige está dando super certo, só que ao contrário. Os dois são muito discretos e do jeito que fazem segredo, fica fácil descobrir tudo. Além disso, é época de desconfiar de namorados, porque a trairagem está rolando solta, mesmo que tenha boas intenções. Ainda sobre Paige, não entendi lhufas do que aconteceu porque, convenhamos, na semana passada ela estava contando as barras da síndrome do pânico, dizendo que não conseguia sair de casa e chorava embaixo da cama de pavor, mas agora fica flertando em bares (sendo menor de idade, assim como Hanna, mas Paige não foi pega pela polícia né?) e enganando a namorada. Não faz sentido algum, nem pelo relacionamento com Emily nem pelo que o roteiro tem proposto para a personagem.
Depois do golpe de Toby, que aparece sensualizando sem camisa sempre que possível (com destaque para a cicatriz de prisão que botaram na cara dele para criar climão de reformatório), eis que acompanhamos a saga de #SpencerDaDepressão. Longas cenas de lágrimas jogadas ao léu, só para dizer que a menina sabe atuar. A gente sabe. Ela é, de longe, a melhor atriz do elenco, não precisam forçar a barra a esse ponto com MINUTOS e mais MINUTOS de choro, sem diálogo. Gostei muito que ela tacou o terror e depois de uma SMS obviamente falsa de Aria, conta tudo para Ezra. Estava mais do que na hora e foi um alívio. Para completar, ela contrata um detetive para descobrir sobre a chave e seguir Tobinha. Mais uma sutileza de roteiro aí, quando insinuam que Spencer está num encontro sexual com homens mais velhos, só para se vingar de Toba.
Fiquei esperando que Ezra armasse o maior salseiro no colégio, mas a briga foi bem menos do poderia ser. Mentindo ou omitindo, Aria conseguiu exatamente o que pretendia evitar: uma crise no relacionamento. Mas nem se preocupem, porque o casal jamais será desfeito. É o favorito do público.
E para terminar bem, eis que Elle nos proporciona um delicioso diálogo. “Então, Aria, falei com o pai da Meredith e parece que ela é doida e parou de tomar os remédios. Quando for encontrada deve ir pro hospício.”. PRICELESS. Quer dizer que Elle destruiu o casamento com Ella, botou uma maluca psicótica dentro de casa para conviver com os filhos e fala isso com cara de inocente? É por esses momentos tão mimosos que aparecem de vez em quando que não conseguimos largar Pretty Little Liars.
P.S* Palmas lentas para o diálogo entre Hanna e Ashley na chegada da delegacia. “Você estava explorando novos sentimentos?” ou “Pink Drink é algum código lésbico?”. Texto assim, só se vê em PLL.
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Jean disse...

Paige estava flertando com Shana, a atendente na loja de fantasias em Pretty Dirty Secrets, ou eu estou enganado?

MF disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK CURTI MAIS A REVIEW DO QUE O EPISODIO, CAMIS DIVANDO APENAX, HAHAHAHAHAH GENTE PLL CADA SEMANA SURPREENDE NO ROTEIRO

isisfernandes disse...

É ela mesmo, a atendente da loja de fantasias. Achei q Spencer tava liberando o Toba pra geral agora como forma de provocação a Tobinha e à campanha #Spencerliberaotoba. hahhahahahha

Raul Ribeiro disse...

esse epi foi mto divertido! adoro os flashbacks, nem lembrava que a Ali estava recebendo mensagens de -A. Deveriam explorar mais isso.
A trama da Spencer foi a mais chata, não aguento essa choradeira. E pq ela não falou logo que Tobinha é um -A?
E aqueles boatos de que PLL encerraria essa história na quinta temporada, e depois disso resetaria com novas liars e novos segredos? será que vale a pena? Eu até acho que vale, pq essas meninas atuais são mto chatas e péssimas atrizes. Apesar de eu me divertir mto com a Hannah.