quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Pretty Little Liars 3x15x16: Mona-Mania/ Misery Loves Company


Mania de você.
Como se fosse um golpe de –A, as reviews de Pretty Little Liars estão de volta, excepcionalmente em dose dupla nessa semana, só porque dizem que o que vem em dobro é muito melhor. Será? Não é novidade para ninguém que a série anda bem perdida quando o assunto é manter a lógica, mas raramente alguém reclama desse quesito, já que PLL existe para divertir e não gerar teses de doutorado.
O problema atual da temporada é que, o que antes era engraçado, agora começa a irritar ou, na pior das hipóteses, causar sono. Vira e mexe a série se perde porque os roteiristas querem esticar o máximo possível a identidade real do –A team. Compreendo, mas acredito que demorar demais é um erro imenso, afinal, já tem um número considerável de gente abandonando a série ou assistindo apenas “episódios estratégicos” para fugir da embromação.
Um exemplo perfeito de episódio que não acrescenta absolutamente nada é Mona-Mania. Um monte de tramas enroladíssimas e que não fazem sentido algum (não que a gente esteja cobrando muita coerência de PLL, mas enfim) para a o cenário geral, que aliás, ninguém sabe dizer qual é. O ponto alto do episódio é a sequência do “passa ou repassa” entre Mona e Spencer, que se tornam as mais potentes rivais, com a história sem pé nem cabeça de que agora, do nada, Mona virou um gênio. Essa capacidade é explicada (ou não) do mesmo modo que outras habilidades da personagem. Pelo episódio de Halloween descobrimos que Mona voa e pode escrever mensagens em vidros de trens em movimento, pelo lado de fora da janela. Além disso, a saudosa psicóloga já advertia que Mona era onipresente por que acreditava em seu próprio poder. Assim fica fácil entender que ela também tem um alto QI e é capaz de decorar enciclopédias, não é mesmo?
À parte disso, ficamos com a síndrome do pânico iniciada em Paige, que mesmo assim vai para o meio do mato com Emily, porque festas não seguras, mas caminhar no escuro em locais ermos não representa qualquer perigo. Confesso que torci para que Emily pegasse Tobinha no flagra, mas foi bom que tenha sido diferente.
Aria, por sua vez, continua a interminável saga de “eu sei que papai matou minha BFF vadia”, ficando amiga de sua maior inimiga. Como é que Aria confia numa mulher que já aprontou outras vezes e quer apenas ficar com Elle só para ela. Ela, não Ella. Bom, espero que todos tenham entendido o recado. Elle também está demais. Caçando porcarias dentro das botas da filha? A que ponto chegamos? Achei muito esperto esconder segredos na bota, algo parecido com o dinheiro roubado pela mãe de Hanna e escondido em caixas de lasanha. Plot recorrente, mas repaginado.
Falando em Hanna, foi bom ver a atitude de mandar Mona às favas, mas começo a achar que, apesar de todo recalque, Moninha quer mesmo é ajudar. Isso porque não acredito que Tobinha fizesse algo contra Spencer, apesar de que o conteúdo do episódio seguinte, ‘Misery Loves Company’, sugere o contrário.
Não restam dúvidas que essa semana foi bem melhor que a anterior e há quem considere esse o melhor episódio da temporada. Como ele ainda é bem fraco (em comparação com coisas bem bacanas já mostradas por PLL), digo apenas que foi bom, mas não tecerei elogios muito efusivos, porque a série não está merecendo.
O principal ficou pela descoberta de que Tobinha, além de invadir a mansão Hastings para usar o chuveiro, também é parte do –A Team. Nós já sabíamos, mas Spencer fica apoplética ao perceber que passou o dia fazendo comida para o homem que a engana descaradamente. Minha teoria não mudou e ainda acho que Toby está nessa como agente duplo, mas poxa vida, que coisa mais ridícula foi ver Spencer, essa mulher forte e independente, jogada à porta de Toby, se humilhando, enquanto Moninha comia lasanha e bebia vinho, comemorando mais uma conquista?
Imagina que Emily e Hanna terão a mesma reação à nova dupla de super heróis de Rosewood. Que coisa vai sair da união de Paige e Caleb? Não consigo prever, mas deve ser por causa do chá de ervas que minha madrasta fez para mim, me nocauteando totalmente. Mas, ei, eu não tenho madrasta. Estou é falando da genialidade de Aria e da maravilhosa sequência de terror com Meredith. Teve até sonho molhado com Ali para apimentar as coisas, antes de menina Ariana descobrir que estava sendo dopada e que Meredith estava revirando todas as gavetas da casa em busca das páginas incriminadoras sobre Elle.
Adorei quando Aria tomou uma porrada na cara e depois, acorda no porão com a pele de pêssego intacta (comentário fútil é de que Lucy Hale não fica feia nem se tentarem), sendo esbofeteada com carinho, por Emily e Hanna, que fazem caras de desconfiadas, mas se deixam prender no porão. É tudo muito risível. Seja o diálogo de Meredith com Elle, a fuga sem sentido dessa louca ou a visão das meninas com canos e tacos de golfe em mãos, para se defenderem da fúria d’Elle.
E pensar que tudo isso só aconteceu assim porque era a semana de menino Mike (cadê esse lindo?) de ficar no quarto de hóspedes de mamãe Ella. Essa mulher não se abala para checar a filha, que cometeu o erro de adoecer fora da semana separada para ela. Para completar, temos alinda cena em que Ariana queima a única prova que poderia incriminar Elle. Ok, não acho que ele seja o culpado, mas mesmo assim. Era a vantagem que Aria tinha para o caso desse pai ser mesmo doido. A queima dessas páginas é um desastre mental comparável à velha Rose jogando o ‘coração do oceano’, aquele baita diamante lindo, no lugar onde afundou o Titanic.
P.S*Pedobezra, cadê?
P.S* Mãe de Hanna, cadê?
P.S* Volta menino Mike
P.S* Pá, volte também!
P.S*Chega de coisas escondidas em bonecas, botas e caixas de comida.
P.S* Chega de takes sombrios das máscaras que nunca dão em nada.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Rafael disse...

Camis, Meredith estava possuida pela Psycho Kate da saudosa One Tree Hill, a situação foi a mesma do episódio em que essa louca invade a casa do Clay e ataca a Quinn, claro que tudo num nivel PLL de ser. Não podia deixar de comentar isso. Ri muito das duas mulas entrando no porão HAHAHAHA e falando em psychos de One Tree Hill voltaram a usar Melissa como suspeita, sinto cheiro de um retorno.

Rebecca de Castro disse...

Considero a melhor cena quando Aria corre fugindo do quarto em que foi feita refém e vai pro TELEFONE esperando alguém atender. GENTE...