terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Once Upon a Time 2x11: The Outsider


Além da linha vermelha.

Não vou negar. Pra mim, essa semana se Once Upon a Time é uma das mais fracas da série, mas como sempre existe a questão da opinião (e aí, cada um tem a sua, não é mesmo?). Digo isso porque ao comentar meu desagrado com o roteiro e com o rumo de alguns personagens, vi uma divisão interessante. Eu diria que 60% das pessoas não viu muito valor nesse episódio, enquanto uns 40% acharam tudo muito bom, chegando a usar adjetivos como “maravilhoso” para descrever esses 40 minutos.
Depois disso, tentei analisar, entender e enxergar porque um bom número de fãs estava tão feliz com uma história tão pobre, mas não entendi. Espero que todos usem os comentários para manifestar os motivos, assim como farei nessa review, explicando os meus. Começo avisando que meu desgosto não é por voltarem a trazer o foco para Mulan.
O Flashback foi a parte mais interessante do episódio, mostrando um pouco mais da história de Belle em ‘Far, Far Away’ e a curiosa lenda do Yaoguai, que eu não conhecia e que me instigou a pesquisar, inclusive para compartilhar com os leitores. Essa é uma antiga história da cultura chinesa (embora haja algo similar no Japão) sobre animais (geralmente cães, ursos e raposas) que representariam o demônio e teriam o desejo de se manterem imortais.
Once Upon a Time aproveita a presença de Mulan e seu vilarejo oriental para introduzir essa história bastante incomum e provavelmente muito pouco conhecida do público brasileiro (eu nunca tinha ouvido falar) e esse esforço do roteiro é sempre louvável.  Tenho o costume de elogiar esse fator pluricultural e o modo como à série criou um universo onde todas as histórias do mundo podem convergir, inclusive com a ideia de universos paralelos.
Muita gente deve ter adorado a reaparição de Philip, o grande amor de Aurora. Os flashbacks deram uma boa ideia de como ele conheceu Mulan e como os dois viraram parceiros, unidos por causa de Belle que no fim, acaba sequestrada e aprisionada por Regina, explicando porque ela estava naquele hospital de Storybrooke, logo no começo da série. Dá para determinar que o enredo todo se passa algum tempo antes da grande maldição.
Em contrapartida, nos dias atuais, ficamos encarando uma trama bastante sem sentido em Storybrooke e um festival de burrice por parte daquele que deveria ser o SENHOR DAS TREVAS. Mas vamos começar do começo, porque o pior mesmo é a história de Archie que não deu em absolutamente nada. Ninguém venha me dizer que todo o imbróglio aconteceu porque “alguém tinha que avisar sobre a chegada de Cora e Hook”. Existem muitos modos muito impactantes de fazer isso e esse foi um bem podrinho.
Sem falar que Cora e Hook mostram o que tem de burros, ao imaginar que Rumples diria para o terapeuta da cidade onde se encontra a adaga capaz de destruí-lo. Não faz o menor sentido, nem forçando a amizade ao máximo. A tortura super cruel de Hook também foi vergonhosa, mas esse é um episódio em que os vilões estavam muito ‘terra da fantasia’, no sentido de que não conseguiram fazer maldade nenhuma que fosse preocupante.
Não que eu pense que OUAT tem que ter violência realista (convenhamos, nunca reclamei nem da falta de sangue das lutas de espada e nas mortes), mas a gente precisa pelo menos acreditar no que estão desenvolvendo, o que ficou difícil dessa vez.  Hook não me convenceu, Rumples também não.  Com Belle querendo depilar todos os corações peludos (afinal, ela tem larga experiência com feras), tudo ficou meio patético.
Não posso deixar de falar do quanto a sequência entre a biblioteca e a loja de penhores ficou estragada. Notem que Hook chega à biblioteca, fazendo Belle entrar no elevador para fugir. O TEMPO TODO tem alguém batendo na porta do elevador, inclusive, segundo antes de Rumples abrir a porta para resgatá-la. Quem é que ficou batendo na porta? Um fantasma?  Um furo besta, mas que estraga ainda mais um episódio que já não é nenhum primor e que me fez olhar o relógio do player em busca do final por diversas vezes.
Outra coisa que não funcionou muito foi a tentativa de mostrar que Belle é esperta e corajosa, quando ela só é bem estúpida, a ponto de ir atrás de um cara que tentou matá-la há alguns minutos e entrar num navio escondido por magia, completamente sozinha. Maior burrada, porém, foi ela deixar o revólver descansando em cima da mesa, enquanto procura um trapo velho feito de estopa, a troco de  Rumples enfeitiçá-lo para atravessar a linha vermelha sem perder a memória.
Ela ouve um barulho, libera Archie e fica por lá, mas o barulho não era nada, afinal, porque Hook sequer estava no navio, ou teria reparado na fuga de seu prisioneiro, já que ele “conhece o navio como a palma de seu gancho”. Mais um furo besta para conta, mas dois erros de continuidade no mesmo episódio não podem ser ignorados.
Depois de Hook ser espancado e ficar fazendo ‘mind games’ com Rumples, contando com a ajuda de Belle para amolecer o coração da fera, por assim dizer, passamos para o desfecho, em que vemos Rumples e Belle sambando na cara do perigo, ao se abraçarem bem na linha vermelha. Cadê o homem mais esperto da cidade que não nota o risco? Cadê o homem mais esperto da cidade que vai sair dali em busca do filho, deixando sua amada sozinha, à mercê dos novos inimigos que acabaram de chegar, sendo que ela não consegue se defender sozinha (embora o roteiro tente vender ideia contraria)?
Honestamente, aquele tiro dado por Hook para fazer Belle passar da fronteira e esquecer sobre Rumples foi ridículo. Aliás, a picuinha desses dois homens é ridícula. Os motivos da raiva mútua são compreensíveis, mas as vingancinhas de colégio dos dois são de doer na alma. Até Henry consegue ser mais adulto.
No meio de tanta história arrastada, ainda tentam nos convencer de que Snow e Charming não querem as mesmas coisas e podem se separar. DE NOVO. Até ri do lance das casas e de todo mundo vivendo num apartamento que é mais APERTAMENTO do que qualquer outra coisa, mas OUAT tem muitos personagens e tramas a desenvolver e não precisa criar crises imbecis como essa. Está passando da hora de deixarem a mulherada de lado (desculpem, mas já chega de Mulan, Aurora, Belle e Ruby) para mostrar o paradeiro de Pinóquio e a chegada de Neal Cassidy, por exemplo, o que ainda está um tanto longe de acontecer.
 
P.S*Pena do Smee que virou ratinho.

P.S* Querm será que chegou em Storybrooke já com acidente de carro? Eu sei e não conto porque é spoiler. Muita gente vai levar uma sambada na cara com a surpresa.

P.S* Costumo defender OUAT em tudo, porque ela está no meu Top3 de favoritas, mas não dá pra fingir que foi bom quando o episódio foi mal escrito e mal trabalhado.
Comentários
15 Comentários

15 comentários:

Kleber Mota disse...

Em relação a chegada no Neal, assim que não está assim tão longe de acontecer. Fiquei com a impressão de que aquele carro que atropelou o Hook era ele. Em relação ao episódio, tirando o cliffhanger do final, não acrescentou muito a trama; acho que este se compara ao episódio "Dreamy" da 1ª temporada. Mas ainda considero um episódio filler de OUAT (mesmo sendo inferior aos demais da série) um dos meus preferidos da semana.

nina disse...

Concordo com tudo o que vc disse.

Quando eu vi o Archie ali, depois de 1 episodio preso, "Ah foi a Cora que me sequestrou" eu me perguntei: pra quê fazer aquele episodio todo sobre a morte dele se em 1 episodio depois ele estaria de volta? Só pra fazer a Emma e a Regina brigarem de novo? Isso poderia ter sido feito de uma forma tão melhor...

E o Henry? Quando ele soltou aquele "Eu sabia", eu quase gritei com a tela do computador "Como vc sabia se antes tu tava se cagando de medo da tua mãe vir te buscar ô moleque?!"

Parece que os roteiristas estão tão preocupados em montar o quebra-cabeças de 'Far Far Away' que eles esquecem das continuidades em Storybrooke...

Toda a trama do Rumples me incomodou muito: a burrice dele, do Hook e da Belle... se isso for realmente da "vingança" do Hook eu estou bem decepcionada com esse novo "vilão".



Como vc já falou várias vezes: algumas pessoas se deixam enganar por um cliffhager acima da média mesmo em episódios bem fracos como é o caso deste.


Desabafei.

carol disse...

Também achei o episódio bem fraquinho e a falhas no roteiro me indignaram.
Gostei de plot da Belle perder a memória, mas essa "briguinha" entre Snow e Charming é ridícula.

Quanto a história da "morte" do Archie, essa só serviu para a Regina ter um motivo para voltar a ser má.

Camis, tu só esqueceu de comentar que no final alguém chega a Storybrooke, que eu acredito que seja Neal Cassidy.

Rêe =D disse...

Confesso que eu amei aquele fim com Hook atirando na Belle e ele sendo atropelado porém nem isso salva o episódio.

"a chegada de Neal Cassidy, por exemplo, o que ainda está um tanto longe de
acontecer."


Mas não era ele naquele carro que atropelou o Hook no fim do episódio? Acho que sim, hein?!? =D

Hylanna disse...

não é o neal no carro, vejam a promo do próximo episódio.

Sibely Sy disse...

Errado,,, ele não poderia enfeitiçar qualquer coisa! Voce não prestou atenção no episódio.
O feitiço só acontece qdo despejado sobre o objeto que é mais precioso para a pessoa, só assim ele vira um talismã, então só servia o xale, nada mais tem esse poder...
Concordo que tá chato, chega de Mulan, de Aurora (eca) e etc, concordo que a volta do Cricket ficou perdida, sem função, só a familia perfeitinha soube que ele não morreu?? Como fica? Mas por outro lado essa parte de mostrar que a Belle não é tão sonsa como a gente achava foi legal, só assim pra entender outra coisa que voce criticou.. ela se lembrou que era mais forte do que sempre acreditou e da mesma forma que venceu a fera no passado, enfrentou Gancho no presente, simples.. Fè em vc mesmo!
Acredito que quem chegou a cidade seja o namorado da Emma, que esta procurando por ela desde então qdo aceitou sair de sua vida.
E achei ótimo pq agora Mr Gold/ Rumple terá que no sentido figurado, matar a besta, encontrar alguma forma de ser bom, ser puro, como Bela o via, só assim ela irá se apaixonar de novo por ele!

Juliane Antonieli disse...

Engraçado que apesar de concordar com quase tudo que você disse, ainda assim eu adorei o episódio. Não tenho muitos argumentos, gostei muito e não sei explicar (talvez pq eu adore tanto Hook quanto Rumpels). Quanto aos mind games que o Hook fica fazendo é pq ele queria morrer, típico suicida. Ele diz que quer se vingar, mas no fundo sabe que não tem chance contra o Rumpels e como ele é um "vilão" sem objetivo nenhum (por 300 anos? ele perseguiu a vingança e agora ele é o quê?) ele quer mais é morrer pra "se reunir" com a Milah outra vez. E outra, ainda acredito que vamos ver, talvez num flashback, um outro lado dele. O Capitão Gancho da literatura pode ser um grande vilão, mas em OUAT não é tão simples: ele tb é o Killian Jones (que não era um vilão) ou outro personagem que ainda não sabemos (TALVEZ até ele seja o Peter Pan, tá, eu sei que é pouco provável aparecer Peter Pan em OUAT, mas eles podem muito bem mostrar uma história similar sem falar o nome Peter Pan, mas sim apenas Killian ou Bae ou qualquer outro. Se Ruby pode ser Chapeuzinho e o lobo ao mesmo tempo pq não). Enfim, Hook não tem vocação pra vilão.

No mais, concordo muito com seu último parágrafo. Cansei de tanta princesa, tem tanto personagem masculino pra mostrar... E me cansa um pouco ver dois episódios da Ruby e dois do Dr.Whale, existem outros personagens mais interessantes que podem ser melhor explorados. Cadê o Mad Hatter e Grace, Cinderela e cia e principalmente: cadê o August??? A história de August e do pai ficou esquecida e eu quero muito saber.

Juliane Antonieli disse...

Não é o Neal no carro (tenho quase certeza) SPOILER

SPOILER

pq Emma e Rumpels vão viajar e o ator que faz o Neal estava nas cenas em NY, além disso tem um outro ator contratado. Mas OUAT engana muito, vá saber.

L disse...

Gente mas não é o Neal. A placa é da Pensilvânia. ISSO JÁ DIZ TUDO NÉ? VAMOS LÁ...

Jos_El disse...

Também achei esse episódio bem fraquinho. Mas, apesar das burradas do Rumpels (que poderiam ter acontecido pelo estado emocional dele), achei que o que acontecia na Floresta Encantada ficou bem ruim. Não pelo que acrescentou a história, achei legal a Bela ser o que fez a ligação entre Mulan e Phillip, mas a velocidade com que tudo aconteceu. Bela se junta a comitiva pra caçar o monstro, bela conhece Mulan, Mulan do nada passa a confiar em Bela. Mulan, guerreira casca-grossa não pode lutar por um corte na perna e manda Bela pra morte certa.


Acho que o final do episódio foi legal. Foi forçado, mas achei interessante a verdadeira vingança do Hook em cima do ¨Crocodilo¨. Porém, foi quase que só isso...

Cristiane disse...

Concordo com tua Revew Camis, achei o episodio bem fraquinho não me incomodei com a perda de memória da Belle. E gente NÃO é o Neal, dêem uma olhada nas promos.. tem haver com outro persogem da série que anda sumido...

juliana disse...

acho que o problema desse episódio é que as reações das personagens não condizia com o que tava acontecendo. bela acha archie, até então morto, num navio invisível e só faltou eles dizerem "puxa, vc por aqui, veja só", "repara não que eu entreguei teu pescoço pro pirata que mora aqui". archie retorna das trevas e diz que foi a cora que o sequestrou e henry e emma só pensam "puxa, que coisa, não foi a regina, hein?". o monstro na vdd era um príncipe e as gurias "ah, ok, acontece". e foi um festival disso o tempo todo.

quanto ao cara do carro, precisa nem de spoiler, só se ligar nos RELÂMPAGOS na hora em que ele aparece.

Nyna disse...

De todas as reviews que eu li (e foram várias) a sua é a mais discrepante. Quase parei de ler na metade. Praticamente todos os comentários que eu vi concordam que foi um episódio muito bom, eu inclusive vi duas vezes e estou super ansiosa pelo próximo. Não sei de onde vc tirou esses dados de 60 e 40%, mas eles são totalmente contrários às reações que eu vi pra esse episódio, incluindo a minha, até agora. Achei a parte ambientada no nosso mundo bem amarrada e dinâmica, assim como a parte na Fairy Tales Land.
Enfim, cada um com a sua opinião, mas a minha é beeeeeeeem diferente da sua.

Ilo Carvalho disse...

Vixe, pois eu tinha gostado do episódio kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mas, realmente eu não tinha percebido essas falhas todas...
Parabéns pela review!

Sarah Rebecca disse...

Sabe o que me deixou com raiva em OUAT? A história de Cinderella. A história de Cinderella é patetica!

Mas, mesmo assim, gosto muito de OUAT. Eu assisto pela Sony, então ainda não vi como deixaram a história de Mulan. Espero que seja boa, pois para mim é uma das melhores personagens da Disney, porque nos filmes sempre tentam fazer as princesas se salvarem, não ficarem esperando pelos príncipes, mas na história original a única que fez isso realmente foi Mulan, ela lutou, buscou, não ficou esperando o príncipe salva-la. Ela salvou a China.