quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Banshee 1x01: Pilot


Procurado: por roubo de diamantes e falsidade ideológica.
Banshee, nova série de Allan Ball que estreia pelo Cinemax foi uma grata surpresa. As sinopses não faziam justiça ao enredo que a série pretende apresentar e, por isso mesmo, muita gente (eu me incluo) tinha dúvidas sobre o lançamento.
O lado bom disso é que, quem investiu uma hora inteira na Series Premiere de Banshee saiu satisfeito e até surpreso com a qualidade da produção. Além de fazer uma excelente apresentação da trama, a série investe em ótimas sequências de ação e tem um elenco competente.
Se conseguir manter o nível, público não deve faltar para acompanhar a saga de Lucas Hood (Antony Starr), um astuto ladrão, descrito como o “mais talentoso da América” que acaba de sair de uma temporada de 15 anos na cadeia para encontrar os inimigos que aguardaram pacientemente do lado de fora, só para destruí-lo.
É assim que começa esse episódio. Lucas mal tem tempo de dar uma ‘rapidinha’ com alguma garçonete avulsa, porque ele tem objetivos a cumprir. Precisa encontrar sua antiga parceira de crime e resgatar sua parte no roubo de diamantes que o colocou na cadeia. O problema é que, entre descobrir o paradeiro da mulher e ir até ela, ele é perseguido pelos comparsas do gangster de quem roubou. Pois é. Lucas sacaneou a pessoa errada e por isso tem uma fuga alucinada no meio do trânsito, o que resultou em algumas das melhores cenas do episódio, o que ajuda a manter sua atenção bastante presa, logo no inicio.
Todos esses fatores levam Lucas até Banshee, onde ele reencontra Carrie (Ivana Milicevic) numa vida nova, com direito a marido advogado e dois filhos. Como ele é um imã para problemas, consegue se envolver num tiroteio dentro de um bar, onde o novo xerife de Banshee, ainda desconhecido na cidade, acaba morto, junto de dois integrantes do crime organizado local. Já que não há nem sinal dos diamantes e Lucas desconfia de que pode ser pai da filha mais velha de Carrie, o jeito é recorrer ao velho amigo Job (Hoon Lee) e assumir a identidade do xerife morto, passando para o lado da lei e usando isso como disfarce.
Agora, além de ser caçado por Rabbit (o dono dos diamantes que aguarda vingança há anos), Lucas vai enfrentar as forças locais, representadas por Kai Proctor (Ulrich Thomsen), um ex-amish que resolveu ser empresário e, porque não, criminoso? Há ainda os próprios policiais que trabalham na delegacia de Banshee e já desconfiam das habilidades de combate de seu novo chefe, além do marido de Carrie, Gordon (Rus Blackwell), procurador do distrito que junto do jovem prefeito que acabar com o crime organizado na região.
A mistura que se vê na cidade tem um toque de faroeste moderno, mas sem perder o tom atual.  Essa mistura acaba sendo extremamente positiva para a série que consegue entregar boas ambientações e efeitos e ser realista nos momentos de violência. Outro bom apanhado de cenas acontece no bar, quando o xerife original morre. Diálogos que passam tensão e que contribuem para dar o clima de ‘terra sem dono’.
Os personagens também são interessantes e, além dos já citados, vale prestar atenção em Sugar Bates (Frankie Faison), o dono do bar onde a grande reviravolta na vida de Lucas tem inicio. Além de Job  e Carrie, Sugar é o único que sabe sobre a identidade do novo xerife e deve fazer o papel de único amigo de Lucas, já que os dois são cúmplices agora. Brock Lotus (Matt Servitto) é o policial que promete causar problemas na vida de Lucas, desconfiando de cada atitude de seu mais recente chefe.
Na equipe de roteiristas temos David Schickler e Jonathan Tropper, enquanto a direção fica por conta de Miguel Sapochnik e Greg Yaitanes.
 
P.S* Gostei bastante da abertura e do fato de a série já ter uma abertura. Acho que faz parte de experiência de assistir a um episódio, embora a maioria das opções esteja optando por não limar os ‘opening credits’.
P.S* Proctor retirando um dente que fica cravado em sua mão depois de espancar um "colaborador": doeu em mim.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Cleber disse...

Muito bom, gostei tbm, início show, só não deixar acontecer o que aconteceu com true blood.

Ataide disse...

Uma coisa estranha... Lucas Hood é o nome do Sheriff morto... Em nenhum momento do episódio o nome verdadeiro do protagonista é revelado. É isso mesmo ou passei batido???