quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Sons Of Anarchy 5x13 (Season Finale): J'ai Obtenu Cette


Mastermind.


Um ano depois de apresentar o que a maioria dos fãs considerou como a melhor temporada de Sons Of Anarchy, a série se supera e consegue entregar um conjunto de episódios em prefeita consonância com as intenções da trama. Se essa quinta temporada não foi superior à quarta, o nível de qualidade se manteve. O nível de loucura, no entanto, parece ter crescido bastante, embora seja difícil comparar. Cada temporada de SOA tem seus momentos chocantes que grudam na nossa memória e tenho a impressão de que os fatos mais recentes podem sempre parecer mais fortes do que os que vimos anos atrás.

É impossível entregar uma review dessa Season Finale sem elogiar o conjunto da obra. A temporada foi fantástica, para dizer o mínimo. Cada episódio foi muito bem construído, cheio de tensão. O texto coeso e surpreendente deu importância às sequências dominadas pela violência crua. É óbvio que Kurt Sutter tem essa história muito bem planejada e sob total controle. Sons Of Anarchy é uma das poucas produções que deixam claro que existe um objetivo a alcançar, um caminho a seguir até que o ciclo se complete. É uma trama fechada e que deve ir, ao que tudo indica, até a 7ª temporada. Ou seja: teremos mais dois anos em companhia de uma das melhores séries já feitas, não importa que as premiações continuem ignorando sua existência quase que por completo.

Desde o começo dessa temporada, a pergunta maior era sobre Jax: será que ele conseguiria cumprir seus planos a respeito do clube? Muitos empecilhos apareceram pelo caminho e esses mesmos empecilhos criaram novas motivações. Jax precisou adaptar suas intenções, entrar num jogo perigoso e extremamente arriscado e ir dominando o tabuleiro.

No fim das contas, a imagem final acabou sendo muito curiosa e fazia referência ao final da 4ª temporada. Lembro, claramente, da imagem de Tara ao lado de Jax, como se ela fosse a nova ‘dona do pedaço’, a nova ‘old lady', a nova Gemma, por assim dizer. E não dá para tratar a trajetória de Tara e Jaz como algo separado. Os dois agiram em conjunto, como cúmplices. Tara, inclusive, foi se infiltrar numa prisão só para sumir com o caso RICO. Deu no que deu.

O interessante é comparar a imagem que fecha a temporada anterior com a imagem que fecha essa. Em vez de Tara, quem está ao lado de Jax é Gemma. Abel está ali também como uma espécie de sucessor do pai. Tara tem toda a razão. Eles estão seguindo um caminho idêntico ao das pessoas que mais odeiam. Tara, no entanto, ainda precisa aprender a superar Gemma, porque ela não está disposta a perder a família ou seu posto dentre os membros do clube. Gemma ainda é a rainha e faz de tudo para manter o controle. No quesito ‘armação’ Jax teve a quem puxar.

A prisão de Tara, além de ser uma cena bem perturbadora, mostra que tudo deu ‘quase’ certo e tinha de ser assim, porque sempre irá existir uma razão para que ele e a família não saiam de Charming. Ele, inclusive, demonstra não ter desejos de partir, naquela conversa com Nero. Aliás, naquele momento, ambos revelam que o crime ou aquela vida bandida é algo que faz parte deles e mesmo podendo, não vão deixá-la para trás. É como se eles fossem dependentes de drogas ou algo assim.

Imaginei que, em algum ponto, Nero se transformaria num inimigo, mas talvez seja apenas uma impressão errada. Por enquanto, reina a paz e a parceria entre ele e o clube segue firme. Como Gemma estará cada vez mais perto, não dá para descartar possibilidades, afinal, ela gosta de, de vez em quando, dar uma ferrada na vida do próprio filho.

O episódio anterior havia deixado claro que Jax estava arquitetando algo maior e parece que a intromissão de Bobby fê-lo ainda mais brilhante. O modo como ele engana Tig, o salva de Pope e coloca a culpa em Clay não pode ser considerado um golpe de sorte, porque ele calculou cada movimento. O fator ‘vai dar merda’ estava a favor de Jax e Tig, pelo menos dessa vez e a farsa foi bem feita. A desconfiança de que Pope seria a grade vitima, porém, era grande, porque a morte de Opie deixava essa dica.  Não havia como Jax, que viu o amigo morrer daquela forma, deixar um dos culpados incólume. Ainda mais porque Tig também passou por isso, além de ter visto a filha ser cruelmente assassinada diante de seus olhos.

Usar a arma que Clay dera para Juice foi uma sacada excelente, mas a falta de pulso no rapaz é algo que assusta e incomoda. O clube é sim, importante para ele, mas o remorso pode fazer a diferença nesse caso. Duvido que Clay seja morto na cadeia e, em breve, ele sairá para atacar todos que o traíram. Jax, Gemma, Juice. Isso é certo.

As atitudes extremas de Otto também merecem destaque. Palmas para cena em que ele arranca a própria língua, só para não poder incriminar o clube a si mesmo. Obviamente, as escolhas feitas por Jax vão surtir efeito no clube. Bobby já deixou o cargo de VP, o que seria apenas natural, já que ele e Jax pouco concordam sobre como agir em diversas situações. Lee Toric deve ser outro grande fator, em sua vingança pela morte da única irmã. Vale mencionar que vingança foi tema dessa temporada e a vimos nas mais diversas formas e níveis de violência.

P.S* Unser sobrevive a mais uma temporada.

P.S*Trilha sonora sempre impecável e cheia de significados.
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Roberto S. Damasceno disse...

Campanha: Doe uma jaqueta pra Unser. O cara é o único que vai sobreviver... E Juice também passou ileso...

Nahh disse...

Unser imortal hahahahahaha
Melhor season finale da série e
trilha sonora excelente como sempre.

Candida disse...

Para a jaqueta do Unser, conte comigo.