Diretamente de Nashville, para invadir a Califórnia.
Contando com a simpatia da “Rainha
do Country”, Reba McEntire, a ABC acaba de lançar sua nova sitcom, Malibu
Country. A produção é bastante simples e obviamente apoiada no carisma da protagonista
e, apesar de o texto apresentado nessa Premiere não ser exatamente bom, a série
não é uma aposta arriscada para a emissora. A exemplo de ‘Last Man Standing’,
que sobrevive pela presença de Tim Allen, Malibu Country pode ser mais uma
dessas produções que o brasileiro em si, não é grande fã, mas que fica no ar
por ser exatamente o que o público americano gosta.
Malibu Country segue a fórmula de
tantas outras comédias desse gênero. São três ou quatro cenários não muito
elaborados e muitas situações embaraçosas. A premissa aqui é a de uma mulher
que deixa o marido e uma vida de traições em Nashville, para recomeçar tudo em
nas praias de Malibu. E esse tudo inclui a carreira musical, deixada de lado
por muito tempo, sob a desculpa de cuidar da família.
Nesse começo, vale elogiar a
dinâmica entre Reba (que dá nome à personagem) e sua mãe, Lillie Mae (Lily
Tomlin). A experiência das duas em tela fala mais alto e fica claro que elas
dominam a situação sem maiores problemas. A melhor piada do episódio (e talvez
a única realmente engraçada) é dos pirulitos da alegria, que deixam os diálogos
em Reba e Lillie surreais e sem nenhuma continuidade (o que é obviamente
proposital).
Nessa mudança, temos ainda os
filhos de Reba, que recebem o nome de um famoso casal da música country. O
rapaz homenageia Johny Cash e a garota, June Carter. Com personalidade boçal,
Cash (Justin Prentice) até consegue emplacar alguns momentos que fazem sorrir.
Já a menina, June (Juliette Angelo) parece ser bipolar, porque varia entre
atitudes extremas e que acabam sendo chatas. Não nego que a história do vizinho
gay (que não é gay) até que não fez feio, mas no geral, os dois adolescentes
são o elo mais fraco da série.
A vizinha maluca, Kim (Sara Rue)
é outra que precisa ajustar a interpretação, que passa um pouquinho do limite,
apesar de que esse parece ser o objetivo das cenas em que ela é colocada,
criando contraste com Reba. Tentei até me divertir com as máximas dela sobre
certo feminismo distorcido, mas realmente não foi dessa vez.
Como Reba tem como objetivo
principal reerguer a carreira abandonada, ela precisa encarar a honestidade de
Geoffrey (Jai Rodriguez), assistente de um produtor musical, que revela a
verdade sobre a indústria fonográfica. “Sua voz não importa, resolvemos isso
com computador. Você precisa mesmo é ser jovem e sexy”.
Mas Reba não é mais uma menininha
e só pode contar com o próprio talento, então o jeito de recomeçar vai ser
escrevendo novas músicas que virem hit nas rádios e façam o maridão se
arrepender pelo que fez. Ela só precisa ser firme e resistir ao desejo de
voltar para Nashville, sempre que as manias desse pessoal mais moderninho
incomodar a ‘garota do interior’ que existe dentro dela.
Malibu Country tem como produtores executivos Kevin
Abbott (Reba), Reba McEntire (Reba), Narvel Blackstock, Mindy
Schultheis e Michael Hanel (The Exes), além
de Pam Williams and Dave Stewart Matt Berry and Nastaran Dibai são
co-produtores. Pat Bullard e Chris Case atuam como consultores.