segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Rookie Blue 3x09: Out Of Time


 A hora da virada para Rookie Blue.

Quando a primeira parte da história do sequestro de Gail foi liberada, tive certeza de que a divisão em dois episódios acabaria em alguma surpresa, fosse ela agradável ou não. Não dava para saber onde a trama nos levaria – e o roteiro merece o mérito por isso – porque até o fim (ou quase isso) ainda era possível duvidar e conjecturar sobre os acontecimentos.
Passamos um tempão comentando sobre a ausência de Luke na temporada e esperando o retorno dele à série. Quem diria que isso seria uma parte comum e praticamente sem impacto perto dos outros arcos em desenvolvimento?
Acredito que Rookie Blue arriscou bastante nessa última semana, até porque quem acompanha a série sabe que, por mais que o ambiente profissional dos personagens seja tenso, o que vemos, rotineiramente, é um texto mais leve, com drama sim, mas entremeado por momentos de humor, que nunca levaram Rookie Blue a um desfecho realmente depressivo. A hora chegou.
A morte de Jerry me deixou chocada, triste. Não é que ele seja um dos meus personagens favoritos, mas o crescimento dele (e de Traci) na temporada foi estrategicamente preparado para nos pegar de assalto. Funcionou, pelo menos com a maioria, porque com toda aquela conversa sobre casamento e o destaque profissional no mais novo casal de detetives da delegacia começamos a criar certos laços com ambos. Parece uma grande sacanagem que façam isso e tirem um deles de nós.
É uma jogada arriscada, sem dúvida, porque Traci nunca conseguiu brilhar na série sozinha. Ao lado de Jerry a coisa parecia fluir melhor, muito embora seja a chance de investirem num bom drama e no aprofundamento da personagem, opção pela qual eu torço.
A sequência toda da investigação foi muito bem feita e prendeu a atenção. Desconfiei do barman – porque o culpado sempre aparece em algum diálogo – mas aprovei o twist sobre o taxista, que sequer havia dado as caras no episódio anterior. Foi bom justamente por fugir da previsibilidade que muitas vezes atinge os casos policiais da série. É sempre fácil de adivinhar.
O lance do celular, piada recorrente na temporada, também caiu como uma luva e Jerry, finalmente encontrou um modo de fazer as pazes com a tecnologia. Infelizmente, ele foi pego na expressão “rookie mistake”, o erro do iniciante, afinal, já ouvimos milahres de vezes em Rookie Blue que ninguém deve ir desacompanhado à casa de um suspeito. Quase não dá para acreditar que Jerry, sempre um dos mais inteligentes, caiu nessa.
Paralelamente, toda a história do parto de Noelle, o resgate de Gail (com seus dois maridos, praticamente brigando por ela) e a felicidade de Traci nos carregaram para uma das cenas emocionantes da série. Acho que foi a primeira vez em que chorei. Os diálogos reduzidos e o foco apenas na expressão facial e corporal dos atores deu conta do recado.
Sobre o retorno de Luke, me pareceu quase apagado em meio a isso tudo. Dá para notar o tom de amargura no personagem e a tensão óbvia entre ele, Sam e Andy. Resta esperar que ele permaneça na série, porque perder um dos detetives já foi o suficiente.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Camila Morais disse...

Foi um episodio mega tenso, palmas para os roteiras que conseguiram construir um episodio que me deixou mega angustiada  e triste pela perda de um personagem que eu nem gostava tando, acho que shonga devia dar uma passada pelo canada pra tentar aprender alguma coisa.

Naahh disse...

Pobre Jerry. :(