domingo, 6 de maio de 2012

Fringe 4x21: Brave New World, Part 1



Keep calm and wait for Part 2.




Ah, como eu queria poder seguir meu próprio conselho! Em vez disso estou aqui, surtando para que a continuação de Brave New World chegue o quanto antes para poder saber tudo sobre o significado real dessa 4ª temporada.
Desde já, eu pergunto: alguém ai imaginou que estaríamos nessa situação quando a temporada começou? Com vilões que não são vilões e outros que revelam estar por trás de tudo? Não dava sequer para prever que Leonard Nimoy sairia do conforto de sua aposentadoria nerd para aparecer novamente em Fringe e ajudar os roteiristas a completar o plano que têm para a finalização da série. As notícias são promissoras e parece que William Bell retorna para mais participações na temporada final, por isso aguentem firme. A coisa promete.
Obviamente, depois do episódio no futuro, com Belly no âmbar, e das inúmeras dicas deixadas nos Glyph Codes, era apenas uma questão de formalizar William Bell como o grande vilão de Fringe. Provavelmente ninguém se surpreendeu com isso, mas aposto que a eliminação sumária de David Robert Jones causou algum efeito.
Quando Bell fala sobre mover as peças no tabuleiro, usando o bispo para criar uma oportunidade até questionei o significado da mensagem, mas paguei para ver. David Robert Jones também pagou e o testa de ferro, que levou a culpa por tudo até agora, se desfez em pó, diante de Peter, depois de ser eletrocutado.
Fica claro que Belly planejou todos os acontecimentos, colocando Peter e Olivia num lado da cidade, para resolver o problema dos raios solares que fritariam Boston, levando Walter e Astrid diretamente para seu encontro, naquele galpão, ironicamente sinalizado como Eden, numa menção ao Jardim do Éden, o paraíso onde viviam Adão e Eve, de acordo com a Bíblia.
Ali parecem estar guardadas todas as criações genéticas de Belly, apenas esperando para que o “Admirável Mundo Novo” seja inaugurado e elas possam começar essa espécie de nova humanidade. No fim das contas a genialidade de Belly fez dele um megalomaníaco e é sensacional saber que o homem que foi seu parceiro de crime durante tantos anos agora é quem vai tentar detê-lo.
As demonstrações de loucura em William Bell mostram que não era bem Walter quem deveria estar internado no Saint Claire. A história original conta que Walter foi tratado como doente depois que sua assistente morreu num incêndio no laboratório. Começo até a cogitar que o incêndio tenha sido obra de Bell, para tirar Walter de seu caminho, permitindo a utilização de suas ideias e teorias para a criação da Massive Dynamic, a grande propulsora de todos esses acontecimentos.
Aquela sensação nossa, na primeira temporada, de que tudo era originado na Massive Dynamic provavelmente não era à toa, assim como a visita de Dr. Simon Paris, codinome de Bell, ao Saint Claire, na véspera de Ano Novo não foi ao acaso. Belly sabia que Walter seria o homem a tentar detê-lo e por isso, retirou os pedaços do cérebro dele. Aquele lance de que foi um pedido de Walter simplesmente não me convence mais. Pela foto, inclusive, dá para ver que a desconfiança das pessoas na memória de Walter é infundada. Nos destaques estão o nome de “Dr. Simon” e a data “Dez 31”.
Também precisamos questionar Nina Sharp. De que lado está essa mulher? Sabemos que nessa timeline ela adotou Olivia, mas é tudo nebuloso. Foi um ato de caridade ou apenas uma oportunidade de estar próxima de um dos objetos de estudo mais poderosos dentro dos testes com cortexiphan? Como a temporada veio em clima de total enganação, nos fazendo crer em coisas para depois mostrar que nada daquilo valia, fico achando que essa bondade em Nina é digna de suspeita.
Outro detalhe importante no episódio é a confirmação do Mr.X. Quando a imagem dos nanites aparece pela primeira vez, eu só consegui pensar na camiseta do homem que mataria Olivia, que aparece em “Lysergic Acid Diethylamide”. O símbolo é idêntico e está muito bem demonstrado em ambas as imagens aí de baixo.

Assistindo novamente ao episódio 3x19 (sim, eu fiz isso só para tirar a prova) encontrei um erro. Ali, Walter fica frente a frente com Mr. X, que ameaçava Peter com uma arma. A situação é tensa, mas mesmo assim, Walter deveria ter notado a marca registrada de William Bell na camiseta do cara, se não na mesma hora, depois de sair da mente de Olivia, onde todos passearam graças a uma viagem de LSD. Eu sei que, mais uma vez, estamos considerando a nova timeline, mas ali, na 3ª temporada, o X não teve nenhum significado maior para Walter. Se essa simbologia de Belly se manteve em ambas as realidades (antes e depois do sumiço de Peter) esse é sim, um errinho de continuidade.
O X não quer dizer que Bell seja o homem destinado a matar Olivia. Imagino que alguém de sua equipe possa ser essa pessoa e o símbolo seja apenas um indicativo de que essa morte estará ligada aos planos de criação desse novo mundo. Falando nisso, fico mais curiosa ainda para saber o que leva Belly a tentar algo assim. Considero o ego dele como um bom motivo, mas não pode ser só isso. Imagino que, futuramente teremos a chance de conhecer as pretensões.
Mais uma vez, os poderes do cortexiphan vêm à baila e essa de que a substância pode CURAR BOLOS é nova. Sabíamos da capacidade de desenvolver certas habilidades nas crianças injetadas desde cedo, então, já acho que isso é um pouco de invenção conveniente. Olivia já foi baleada, jogada através de vidros de carros, espancada em brigas e tudo mais. Nunca se curou sozinha. No entanto, vale considerar as massivas injeções que ele recebeu nessa nova timeline, o que pode ter mudado as regras do jogo.
Como as injeções faziam parte das atividades da Nina B e de David Robert Jones, que sabemos que era apenas uma distração para o verdadeiro comandante da operação, é realmente intrigante pensar em qual o propósito disso tudo. Olivia deve ser a chave mestra dessa Season Finale, já que suas habilidades estão potencializadas. Primeiro ela desacelerou moléculas e impediu a autocombustão de Jessica Holt e depois ela atuou quase como se estivesse no comando do corpo de Peter. Quem sabe o que mais ela pode realizar?
Aproveitando que o tema é Olivia, ela já deu a dica de que quer ser mamãe. Os momentos românticos com Peter foram ótimos, mas também me deixaram cabreira. Aquela cena em que ela corta o dedo parece avulsa demais para não esconder alguma coisa. Infelizmente não sei sequer formular uma boa teoria sobre o assunto. Só sei que foi estranho e queria comentar. Talvez seja algo relacionado ao cortexiphan e a essa capacidade de cura.
Não dá para deixar de fora a primeira sequência de ação de Alex, ou melhor, Astrid. A relação que ela construiu com Walter é uma das melhores coisas da série e eu não esperava que ela fosse mostrar esse lado ninja, dando conta de um monte de marmanjos armados. Foi sensacional, a não ser pelo desfecho, com Astrid sendo baleada. Mesmo assim, eu não entraria em pânico. Aparentemente ela está viva em 2036, como vimos no episódio 4x19, embora eu até considere que aquela poderia ser, numa chance muito (muito mesmo) vaga, a Asterix B.

Como todos devem ter notado, achar o Observador foi um verdadeiro desafio para o globo ocular. Logo no começo do episódio, lá está o danado, escondido atrás de uma ambulância. Tanto que a setinha tradicional não serviu para destacá-lo.


Glyph Code é POWERS, ou poderes/capacidades. Alguém aí pensou em Olivia? Explicação mais clara não há, depois do que ela aprontou nesse episódio. Há, no entanto, mais curiosidades a comentar. Uma delas é um banner, que aparece quando Olivia se despede de Jessica, com uma espécie de letra P, entre os símbolos de alfa e ômega e os dizeres “Light Of The World” ou Luz do Mundo. A ideia geral é de que Peter seja o Mr. X, já que há também um X no meio do banner, mas não acredito muito nisso. Sou do time que pensa na possibilidade de Peter ser a pessoa que deve combater Mr. X, já que ele vem sendo tratado como o “salvador” e sua imagem na Máquina do Apocalipse lembra bastante Cristo na cruz.

Não dá para deixar de lado a maior referência de todas, que o livro de Aldous Huxley, “Brave New World”, que dá nome a essa finale dupla. O livro, publicado em 1932, fala de uma sociedade controlada biológica e psicologicamente, vivendo em castas, sem o conceito de família ou ética religiosa, temas que tem sido uma constante em Fringe, desde a 1ª temporada.
A última curiosidade é que tivemos a participação de Samantha Noble, a filha de John Noble, nesse episódio. Ela interpretou a Drª Benlo, nova diretora do Saint Claire. Reparem que Walter até diz que ela é mais bonita que o antigo diretor, logo depois de pegar o livro de registros e lambê-lo, de ponta a ponta.


P.S* Atenção na mensagem abaixo:

FRINGE EVENT, em São Paulo.

Sempre comento sobre a ideia de reunir os fãs de Fringe para uma conversa e para debater as nossas teorias malucas pessoalmente. Como a temporada final vem aí, chegou a hora de colocar isso em prática, por isso, quem estiver de bobeira no dia 19 de maio e quiser ver o naipe dos malucos de curtem Fringe, essa é a hora. A coisa é totalmente informal e sem patrocínio, uma reunião de fãs mesmo. O convite é público e está no Facebook. Quem quiser participar, está mais do que convidado. Basta acessar ESSE LINK e confirmar presença. Todos os dados com hora e local estão na página.
Comentários
29 Comentários

29 comentários:

@helder1965 disse...

No fim das contas, David R. Jones era só um peão sacrificado! Os "Bishops" estão no jogo! :D

Cleibson Silva disse...

Ótimo episódio. Bell estar por trás de tudo já era esperado, porém Jones ser apenas um "bishop" foi interessante. A placa escrita Eden na porta do galpão possou batido por mim mas agora faz total sentido, já que as novas criaturas estão guardadas no local. Agora é aguardar a Part2 e se preparar, os acontecimentos provavelmente estarão ligados com os eventos de 2036. Ah muito legal a iniciativa do Fringe Event, farei o possível pra ir e comentar essa série maravilhosa.

Nayane disse...

esse negocio atrás da Jessica não é só o simbolo papal, não? tudo bem que ele tava bastante destacado. 
quando vi o epi 19 logo vi que o Bell era o mr X porque focavam dizendo da coisa horrivel que ele fez com Olivia e tal. Ah o negocio da mão do belly ser cortada do ambar creio que seja pra usar o dna e as digitais dele pra abrir alguma coisa.

Ana Paula disse...

Ótima review Camis.
Assistindo ao episódio uma das minhas maiores duvidas era sobre de que lado da força Nina está. Ai, assistindo ao episódio novamente eu me apeguei a uma fala do Bell quando ele faz toda a metáfora do tabuleiro de xadrez. Quando o Jones falou que o tabuleiro não mudava nunca e perguntou há quanto tempo ele tinha feito uma jogada e o Belly disse cerca de 20 anos, me veio na cabeça que essa é +/- a época em que a Olívia foi adotada, já que a mãe dela morreu quando ela tinha 13 anos(?) e agora ela deve ter uns 32/33.
Sendo assim, a última jogada pode ter sido a adoção da Olívia pela Nina, que nesse cenário estaria do lado negro da força.
Agora vc para e pensa...

@gama_jr disse...

Burricezinha do David  Robert Jones achar que o bispo que seria sacrificado seria um dos Bishop. Dá pra notar que ele nunca jogou xadrez na vida. Afinal de contas você só pode sacrificar suas peças, e nem o Walter nem o Peter são peças do William Bell. Claro que era ele que ia rodar... tolinho.

Nayane disse...

outra coisa, começou esse negocio de Peter ser o Mr X. com aquele episodio que Setembro morreu onde mostravam as ondas cerebrais de Mr. X e Peter se unindo, mas as ondas de Mr. X eram de Setembro, as de Peter estavam do outro lado da tela e elas se juntaram só para irem na mesma frequencia e Peter entrar na cabeça de Setembro. Mas eu não sei onde isso dá, pra mim o Bell é o Mr. X mesmo, e não tem jeito o futuro vai ser aquele do episodio 19, espero que na 5 temporada deem um salto temporal com Etta já com 4 anos e Willam bell fazendo o que tem que fazer e aí continuem o episodio 19.

Nayane disse...

isso é uma coisa a se pensar

Nikky disse...

Gostei bastante da review, estava na expectativa aqui de ler!
Sim, eu tb nunca engoli direito esse lance de extrair memórias do Walter, sempre achei que Belly queria encobrir algo, mas nunca me levaram muito a sério!!
Ótimo o Nimoy de volta! Só Fringe mesmo!! \o/
Nem pausando no trecho eu consegui ver o Observador, precisei de uma foto ampliada para me convencer!!
Amei Astrid ninja, foi inesperado, mas uma sequencia bem emocionante.

Wilian disse...

Eu acho que a Olivia já está grávida. E também acho que a Nina tá do lado do William Bell. 
Só faltou a personagem d Rebecca Mader falar "This place is death"! hauahuah

Tatiane Lopes disse...

Bem que eu
adoraria ir ao FRINGE EVENT, mas
infelizmente moro bem longe..



Ótimo
review, para um ótimo episodio..

Carla disse...

Não acho q o Walter naum ter reconhecido o simbolo do Bell no 319 foi um erro de continuidade. Eles tão contando uma historia de ficção, se ele tivesse reconhecido iria dar uma dica pro Bell ser o grande vilão de tudo e ia acabar com o suspense da historia. Ele pode até ter reconhecido e a gente que não sabe. E o Walter é louco tem lapsos de memoria toda hora. Ótima review mas nesse aspecto, sinto muito, seu argumento é invalido. 
Quanto a cena do corte da mão eu entendi assim. No começo a Olivia ta achando q salvou o mundo, que o DRJ naum vai mais destruir tudo, eles vão finalmente poder ter uma vida normal e ter filhos. Depois ela descobre q DRJ ainda ta aprontando e vê o q poderia ter acontecido com a Jessica e a filha dela por causa dele. Ela percebe que nunca vai poder ter uma vida normal, que ter filhos seria um risco (ela esta pensando assim como a Olivia do futuro da terceira temporada). O corte foi só pra ela ter um momento de fragilidade e se abrir com o Peter. E é claro, eles também estão introduzindo a ideia da Etta na historia. Na camera de vigilancia (quando eles descobrem que o DRJ ta por traz de tudo) diz que é May 4th 2012, ou seja, grandes possibilidades de ela já estar gravida. Há teorias até de que a Etta, assim como o Peter, esta ativando os poderes da Olivia. 

Carla disse...

muito boa essa teoria. realmente bate, a Olivia tinha 14 anos quando a mão morreu (pelo menos na outra timeline a julgar pelo episodio 'Olivia') E ela agora tem 33 pra 34 anos (ela nasceu em 1978 já que em 1981 quando o Bell estava fazendo os testes com cortexiphan ela tinha 3 - a julgar por 'Ability')

lussianno disse...

Pra mim, a dúvida que ficou é se o prox. ep. vai nos introduzir ao 4x19 ou se isso vai ficar pra prox. temp. Tb levanto a ideia de que Bell e Walter falavam de uma guerra contra os observers - walter ficou pra trás quando tirou um pedaço do seu cérebro. E o que o "bell fez com a olívia", como walter falou no 4x19, foi o sacrifício dela, que veremos no final dessa temporada. Mas, de alguma forma, veremos que walter encontrou uma maneira de anular bell e trazer a olivia rs. Sounds crazy, but, who doesn't?

Michell disse...

otima review e o episódio foi sensacional. expectativas lá em cima para a season finale. ainda mais que eu acredito que a morte de David seja realmente um fator necessario e que uma 'grande jogada' de william bell virá. talvez aquilo tudo fosse um teste para as habilidades de Olivia, e a segurança ter impedido que ela usasse arma foi o que belly desejava para que ela usasse os poderes disponíveis pelo cortexiphan.
eu tinha forte impressão que aquela Jessica tinha sido contratada por david e bell. mas não passou de paranoia.
Por enquanto muitas coisas vão fazendo sentido e até a season finale que terá que no mínimo, se não explodir os universos, explodir nossas cabeças.

 

Michell disse...

eu tive a impressão que ele reconheceu o robo lá pelo design do robo e não pelo X, por isso que eu acho que não foi um erro de continuidade.

lussianno disse...

"já que ele vem sendo tratado como o “salvador” e sua imagem na Máquina do Apocalipse lembra bastante Cristo na cruz." Já tinha pensando numa analogia com Cristo, mas não dessa forma. Na minha analogia ele viria destinado ao sacrifício > não tem pai(nesse universo) = filho do espírito santo. Tem que desaparecer = sacrifício(abandono do pai - abordado no fim da terceira temporada). 

Jamille Ramos disse...

Eu ainda acho q aquela Nina q apareceu dopando Liv foi a Nina B!!! Acho q a Nina A é do bem!!!

Camila Oliveira disse...

Eu também estava pensando que a Olivia estava só esperando o momento certo para contar ao Peter que está grávida, mas mudei de ideia na cena em que ela está preparando o jantar e dá para ver duas taças de vinho branco (?) em cima da mesa. Se ela está grávida, com certeza ainda não descobriu. A não ser que ela seja dessas gestantes relapsas.

Sobre o "erro" de continuidade, não tinha como adivinharem que Leonard Nimoy voltaria para reprisar o papel do William Bell e pode ser que os roteiristas conceberam outro personagem para ser o Mr. X na terceira temporada e simplesmente encaixaram o Nimoy quando surgiu a oportunidade agora nessa quarta. Vale lembrar que o Belly estava morto no 3x19 e o ator aposentado.

E eu desconfiei das reais intenções da Jessica Holt. Me pergunto se ela não foi usada apenas para fazer a Olivia usar as habilidades, assim como o David Robert Jones, apesar de reconhecer que seria muita coincidência ela estar justo no lugar em que pudesse ouvir a conversa do pessoal da Fringe Division e se oferecer como cobaia. Fringe me deixa paranoica.

E a Astro? Espero do fundo do meu coração que não tenha morrido. A quinta temporada não vai ser a mesma coisa sem ela.

Santagom disse...

Será que na próxima temporada, se for focada no futuro, não teremos mais Anna Torv nos episódios?

Francisco Andrade disse...

Review espetacular!
Agora, entendi que quando Walter diz ser obra do Bell, foi pela complexidade do que ele criou mas realmente em Fringe tudo pode ser.
Outra, os testes com as crianças tinham o propósito de criar soldados para a guerra que viria. A guerra seria iniciada pelo lado B e com a destruição de seu mundo provocadas pelo Walter. Na outra timeline eles não foram ativados mas neste  sim e até convocados. Não seria os planos de Bell desdo início criar este novo universo com seus super-homens? E talvez o Walter tivesse participação desdo início com estes planos? O manifesto foi escrito por ele...dúvidas e mais dúvidas que podem não levar a nada!

Robson Novaes disse...

Essa Nina é um Sharp

Rodrigo Bibo disse...

Obrigado pela review!

Rodrigo Bibo disse...

Obrigado pela review, sempre amplia nossa compreensão de Fringe!

Anne Melo disse...

Ok vamos por parte: Sobre a morte de DRJ achei tão sem noção, o cara foi tão awesome e agora morre assim? Se bem que o gênio por trás dele na verdade era Belly isso que dizer que metade se não mais da metade era Belly, e ele foi só mais uma peça nessa jogada toda do verdadeiro gênio.

"Aquela sensação nossa, na primeira temporada, de que tudo era originado na Massive Dynamic provavelmente não era à toa" 

Lembro bem dessa sensação... rs Tudo ou quase tudo nas investigações de Olivia nos levava pra lá.

..."assim como a visita de Dr. Simon Paris, codinome de Bell, ao Saint Claire, na véspera de Ano Novo não foi ao acaso. Belly sabia que Walter seria o homem a tentar detê-lo e por isso, retirou os pedaços do cérebro dele. Aquele lance de que foi um pedido de Walter simplesmente não me convence mais" 

Pode crer! Nem a mim.

Anne Melo disse...

Também precisamos questionar Nina Sharp. De que lado está essa mulher? Sabemos que nessa timeline ela adotou Olivia, mas é tudo nebuloso. Foi um ato de caridade ou apenas uma oportunidade de estar próxima de um dos objetos de estudo mais poderosos dentro dos testes com cortexiphan? 

Eu sempre achei a Nina Sharp meio nebulosa. Sempre deixou em mim uma margem de desconfiança, mesmo nessa atual timeline. Ficava me perguntado o tempo todo, qual o papel dessa mulher na história toda?? 
Lembrei dela fazendo uma tentativa pra trazer Olivia pra Massive Dynamic, e naquele episódio que ela encobre aquele experimento de Belly em Of Human Action 2:17 antiga timeline... Quem sabe Nina vem cobrindo Belly desde o inicio!! 

Desde já, eu pergunto: alguém ai imaginou que estaríamos nessa situação quando a temporada começou? 
Não, MESMO!

Anne Melo disse...

"... é realmente intrigante pensar em qual o propósito disso tudo. Olivia deve ser a chave mestra dessa Season Finale, já que suas habilidades estão potencializadas.

Cara eu venho falando isso desde 4:14 "The End Of All Things"
*Algo que ainda não está claro... pelo menos pra mim*
Porque ele (DRJ teve tanto interesse em ativar a Olivia? (Com aquelas doses extras de Corthexiphan com a Nina fazendo as aplicações) o que eu entendi até agora é que tanto antes do Peter ser apagado e após ele fez isso, (anteriormente ele a forçou a desativar aquela bomba apagando as luzes com a mente) e recentemente a sequestrou e ativou Olivia! Mas pra quê??? E qual o objetivo??? Quais os reais planos dele pra Olivia??

Tá claro agora que não era RJ o maior interessado afinal...
Eu já começo a pensar que ela vai ser usada como um gatilho, a força maior que vai fazer os dois universos se fundirem. Todos eles ficam falando do quão incrivel são os poderes da Olivia, mas nunca exploraram. Talvez, o plano seja liberar todo o poder da Olivia para fazer a fusão ou usar ela para criar o campo de força incrivelmente poderoso em que os sobreviventes tem que ficar para serem... bem, sobreviventes. 
Enfim é só uma teoria que estava falando com um colega no outro site rs 

Anne Melo disse...

O que me leva a outra coisa, Peter e Olivia estão mto ligados ambos são igualmente importante, tipo toda vez que Olivia ativou seus poderes sempre foi com o Peter por perto, seja ele atuando direta ou indiretamente. E tanto na antiga quanto na atual timeline!! E ela mesmo diz isso em "The End Of All Things" 4:14 Acabei de lembrar!!!! >< é como se um dependesse do outro de uma forma muito particular. O que acabou agora por me fazer lembrar das palavras de Sam W. o cara do boliche da antiga timeline. And ... tbm de 3:21 "The Last Sam Weeiss" na qual ela libera (desfaz) o campo eletromagnético da máquina para que Peter possa entrar! Liv só vem despertando mais e mais seus poderes. 

Anne Melo disse...

Ok talvez ela não seja a força maior que vai fazer os universos se fundirem, but talvez seja uma grande parte dessa força, tipo a principal, a chave mestra como disse a Camis. Lembro do Walter dizendo pra ela: "Queria que pudesse se vê do jeito que vejo você. Você não tem idéia de como é extraordinária. Se puder aceitar que ... não existem limites para o que você pode fazer... "The Last Sam Weiss" 3:21 

Anne Melo disse...

Muito bem pensado Ana Paula, o que reforça o que eu disse acima sobre Liv! =)