terça-feira, 15 de novembro de 2011

Once Upon a Time 1x04: The Price Of Gold


Mesmo que Mr.Gold te convença que sua imensa varinha pode fazer maravilhas, seja esperto e diga: NÃO.

Na minha review sobre a Series Premiere de Once Upon a Time, eu denunciei a mim mesma ao revelar que assistia “um troço chamado Contos de Fadas, na TV Cultura”. É verdade. Eu não só via como adorava a produção tosca do negócio, em cenários sempre muito falsos e cheios de feno, mas estou trazendo isso de volta justamente para poder comentar minhas impressões sobre Mr. Gold, o grande destaque desse episódio, que mais uma vez, foi bastante divertido e interessante.

O nome de Gold em “Far, far away” é Rumpelstiltskin e esse danado é, por incrível que pareça, o personagem mais legal que eu conheci vendo o tal Contos de Fadas. Essa não é uma história muito difundida entre as crianças brasileiras, mas minha memória não me trai. O grande lance de Rumpelstiltskin é que ele é uma criatura mágica a quem as pessoas recorrem em momentos de desespero e nesse sentido Once Upon a Time foi perfeita. Colocou o cara como agiota, dono de casa de penhores e com dentes de ouro. Eu não veria melhor adaptação.

Porém, o que me surpreende é que em “Far, far away” todos sabem seu nome. Na história original o nome de Rumpels (pq já estou íntima) é um grande mistério e a grande chance das pessoas que vão perder seus filhos (ou outras coisas) quebrarem os contratos. Para rescindir os acordos são dadas três chances de descobrir como falar Rumpelstiltskin sem engasgar. Ok. A parte de falar sem engasgar é um desafio que eu mesma proponho para vocês, mas o resto é verdade.

Chama a atenção o fato de que em Storybrooke o nome de Rumpels é outro (assim como o de todos os personagens) e aí, não sei se um dia ainda vão utilizar esse lado da história original para, quem sabe, ajudar Emma a se livrar de seu acordo verbal com Mr.Gold, que faz grandes favores, mas cobra preços sempre altos demais.

Nem preciso dizer que gostei bastante de ver Cinderella muito além do sapatinho e com o twist da fada-madrinha transformada em purpurina por Rumpels. Uma das melhores coisas em OUAT é essa licença poética com os contos que sabemos de cor e o fato de que estamos conhecendo o que acontece depois do “felizes para sempre”.

A integração entre personagens de histórias diferentes também é muito boa. Ver Branca de Neve no casamento da Cinderella e Charming ajudando o casal de amigos com uma reedição do “golpe da barriga” foi muito legal.

Na realidade, a relação entre Emma e Henry está cada dia mais bonitinha. O menino é ótimo e minhas cenas favoritas são dos dois juntos, sempre em conversas muito espertas e com certo afeto escondido, da parte de ambos. Como dizem por aí, quase ‘vomitei um arco-íris’ quando Henry diz que tem um codinome para Emma que se encaixa melhor do que ‘Pumpkin’. Nunca imaginei que torceria mais por mãe e filho do que por um romance para Emma.

É engraçado que no meio de tantos amores mágicos entre príncipes e princesas eu não sinta falta disso também para a protagonista. Acho que eu torcia por ele e pelo xerife Graham, mas a coisa seria meio estranha agora que sabemos que Regina (que está cada dia mais obcecada em se olhar no espelho!) tem um caso com ele. Por algum motivo bizarro, sempre senti essa ‘vibe’ sexual entre eles, inclusive no filme da Disney.

Acho que a descoberta dessa relação deles meio que confirma o fato de Graham como o caçador que deveria entregar o coração de Branca de Neve para a Rainha Má Megaevil. O interessante vai ser vê-lo trabalhando com Emma e mostrando que não é capaz de cumprir todas as atrocidades que Regina planeja mesmo que eles sejam amantes.

Comentários
9 Comentários

9 comentários:

LucasMM disse...

Ahhhh, quero ver este episodio, parece estar muito legal...

Janaina disse...

Pois é, tenho que confessar que achei tão blé essa historia da Regina e o Xerife. Na verdade sempre foi meio óbvio que haveria um triangulo amoroso desse tipo (afinal o Graham é o único personagem potencialmente pegável da série), o problema é que poderiam ter feito um saída mais inteligente e não a sequencia do chuveiro e das meias. Me senti sendo chamada de burra pelos roteiristas da série com aquela história das meias. 
Eu espero que esses mesmos roteiristas não queiram dar ares de novela mexicana a série e fazer com que a Regina fique com aquele discurso "todos ama Emma, ela roubou meu homem" e tente matar todo mundo num incêndio no último capítulo.

Fernando Miaise disse...

gostei da cena em o filho e emma tao falando logo depois q o rumpels saiu da casa dda branca de neve. Ai o menino fala: "Vc sabe quem é esse?" ai ela responde "eu sei" ai ele aliviado fala "Ainda bem eu tava tentando adivinhar" (licença poetica pq nao lembro as palavras exatas). Ou quando o menino descobre q a mulher gravida tem uma madrasta e duas irmas por parte de madrasta e trabalhava de domestica. Achei demas essas partes

Cesar † Lady Gaga disse...

Gente episódio cheio de crocância, gostei de ver que a Ruby tem um amuleto de lobo, só não aposto que a próxima história é dela pq vi o promo, mas a história dela está sendo contado aos poucos, só espero que não seja o mais óbvio.

Também assistia Camis esse Contos de Fadas da TV Cultura, ô época boa essa, lembro que eu era viciado sempre lá grudado e apaixonado por aqueles efeitos.  

Bianca disse...

Apesar de subestimada, a série tá dando um show se comparar com outros...
Tá mto boa! Fora que certos cenários podem até deixar a desejar, mas a "escolha" dos príncipes faz jus as histórias hein! Ô lá em casa!rs

João Paulo disse...

Essa tá um show de criatividade, adorei a review Camis. Adoro as cenas da Emma com Harry, acho que os dois funcionam muito bem juntos. Adorei a história da Cinderela estão, sabendo conduzir bem as narrativas, também produtores de Lost era minímo que podia se esperar.

Sobre o Sheriff e a Emma acho que vai rolar mais prá frente, dizem que ele pode o Caçador ou Lobo Mau da história eu ainda tenho minhas dúvidas, mas quem sabe.

Gustavo Henrique disse...

Tenho que deixar registrado que pra mim só o que supera o amuleto da Ruby ser um lobo é o fato deles se comunicarem via "passarinhos azuis" rs.

Quanto ao xerife que eu acho cada dia mais ser o caçador, que aparentemente está ao lado da rainha e fazendo tudo por ela, mas, no fim, vai acabar ajudando a Branca. Mas tava tão óbvio que era ele o carinha que a Rainha Má Megevil tava dando uns pegas que eu torci horrores pra que a série sambasse na nossa cara e só pra NÃO ser ele, que botassem ela se pegando com o Charming, ou até o Grilo Falante, qualquer um menos o mais óbvio rs.

juliana disse...

concordo mto. o xerife só pode ser o caçador. e, sim, seria demais se o peguete da rainha fosse outro. ;)

n curti mto a história da cinderella, mas a questão é: eu n gosto da cinderella desde sempre. curti os xingo que a emma deu nela, pra parar de ser sofrenilda e tomar uma atitude (pelo menos ela levou ao extremo, qse respeitei). 

anyway, a série é ótema. 

Sophia Cardoso Donato disse...

Eu acho que o Sheriff não é o lobo mal, porque ai nem tinha nada a ver dele se relacionar com a Emma mais pra frente, teria mais a ver se tivesse alguma realação na história da chapeuzinho vermelho, sei lá. Acho que ele é o caçador mesmo, ta mais na cara, i think.