sábado, 7 de maio de 2011

The Vampire Diaries 2x21: The Sun Also Rises


Melhor episódio EVER.

Toda semana eu vejo os fãs de seriados usarem a frase aí de cima indiscriminadamente. Todo episódio é o ‘melhor episódio ever’ da série favorita da pessoa, mesmo que isso aconteça com uma freqüência alta demais para ser levada a sério. Esse é o problema de se usar essa expressão sem critério. Quando realmente chega o momento, ninguém acredita que sua opinião seja válida.

Como eu nunca usei essa frase na minha vida, vou me dar ao luxo de fazê-lo agora, em honra ao “Melhor episódio EVER” de The Vampire Diaries, a série adolescente mais ousada que já existiu. Não é piada. Você aí, que ainda insiste em dizer que The Vampire Diaries não merece respeito por ser da CW ou por ter os jovens como público alvo não sabe o que está dizendo. Aliás, provavelmente fala mal sem assistir e está perdendo uma diversão sem igual.

Porém, nessa véspera de Season Finale, The Vampire Diaries provou que não é só divertida, ela também sabe emocionar e eu escrevo esse texto agora ainda de olhos marejados por tudo o que aconteceu. Não é sempre que uma série faz isso comigo nessa intensidade. Podem reparar que meu texto, geralmente cheio de piadinhas infames, está até mais dramático, mas não posso evitar. O episódio me acertou em cheio, me chocou, surpreendeu, me deixou sem ar. Impossível não elogiar.

Para começar, quero bater palmas para a equipe de roteiristas. Essas pessoas transformaram uma série de livros muito meia boca em algo extraordinário para a TV. Uma história de vampiros, que é uma das coisas mais clichês da atualidade, explodindo cabeças. É preciso coragem para fazer o que eles fazem, sem dúvida.

Para começar, mataram Jenna. Tudo bem que ela nunca teve uma importância muito grande na série, mas eu fiquei boquiaberta ao vê-la transformada em vampira e depois assassinada no ritual do Vampiromem. Acreditei, até o momento final, que Bonnie (que ganha uma folga do apelido Menina Bruxa da Boca Torta, só por hoje) surgiria e salvaria a pátria, mas apostaram na surpresa. A crueldade que essa morte representa para Elena e JerEMO é indiscutível e foi aí que eu soube que nada sobre esse episódio seria como esperávamos.

Engraçado dizer isso, porque eu mesma já disse por aqui que Jenna não faria falta, mas fiquei realmente sentida com o final da personagem, assim como o sacrifício de John me comoveu muitíssimo. Toda a sequência final, com os funerais, a leitura da carta e o afastamento de Damon me destruíram. Será que estou sensível demais?

Aliás, Damon se transformou naquele personagem impossível de não adorar. Elena nem merece todo aquele amor, mas ele continua ali, presente, se doando, querendo poupá-la do pior e superando Stefan em cada quesito possível e imaginário. Fico aqui imaginando, sem sucesso, qual será a cura encontrada para a mordida do Lobisomem, porque a resolução toda do sacrifício da doppleganger foi de uma criatividade extrema. Todo mundo vinha se perguntando como sairiam dessa e o que mais poderia acontecer na série depois disso. Eu lhes digo já: TUDO É POSSÍVEL!

O mais interessante é que paralelamente aos acontecimentos principais, ainda tivemos toda a movimentação com Vampiroline, Matt e Tyler Lobowood. Já deu para notar que Matt está caindo fora da jogada e abrindo caminho para um romance potencial entre um Lobo e uma Vampira. Algo inédito. Duas raças inimigas. Vai ser muito bom. Além do mais, isso coloca Matt numa posição favorável. Favorável à morte. Ele não serve para mais nada na série e deve dançar logo, a não ser que um plot surja das profundezas.

Também podemos esperar o retorno de Klaus e Elijah. Não faço ideia do vai sair disso, mas sei que é coisa boa. Também espero coisas bacanas com a Vampiranha. O tempo todo achei que ela iria aparecer e fazer algo surpreendente, mas Vampiranha é egoísta o suficiente para ficar longe da encrenca, quem sabe, procurando algo que salve Damon?

O que dá para saber agora é que a Season Finale deve trazer, de novo, alta carga emocional, já que Damon deve sofrer com os efeitos da mordida. As expectativas estão lá no alto e torço para que superem o episódio dessa semana, o que será tarefa difícil. Se The Vampire Diaries tivesse encerrado sua temporada exatamente aqui, eu estaria mais do que satisfeita.

Comentários
17 Comentários

17 comentários:

Karen disse...

Concordo com tudo o que você disse na review, Camis.

Até entendo quem não vê TVD por não gostar do gênero de vampiros e tal, mas quem fala mal só por ser da CW ou ser teen, só está perdendo uma das melhores séries da atualidade, com uma ousadia sem limites e uma das únicas séries que fogem do óbvio e surpreendem o seu público.

Esse episódio ilustra tudo isso e além de explodir nossas cabeças, soube emocionar. Não tinha como ficar impassível com a morte da Jenna e a carta do John.

Poderia ter sido um excelente season finale, mas ainda bem que não foi, porque significa que teremos mais um episódio awesome, para uma temporada praticamente perfeita.

Wellington Laurindo disse...

Concordo com tudo Camis.
E na verdade eu fico é preocupado em como vai ser o Season Finale depois desse fantástico episódio.
Juro que fiquei pensando que o finale poderia ter vazado e eu o estava assistindo naquele momento.
A sequência do sacrifício de Elena e a aparição de Bonnie foi fenomenal e muito intensa.
Parabéns aos roteiristas e produtores.
Ótima review Camis!

Anônimo disse...

Até ontem eu nunca tinha reassistido a um episódio de TVD, mas esse mereceu ser revisto. Ele foi muito bom e o mais inacreditável é q ainda falta o season finale.

Sonia disse...

Tem a poção do Elijah dando sopa lá. Imagino que Damon vá usá-la. E romance entre Lobo e Vampira não é inédita. Katerina já pegou o tio lobo Mason.

Giselle disse...

"Além do mais, isso coloca Matt numa posição favorável. Favorável à morte." Ri alto.

Sério, tem muita série por ai precisando aprender com TVD. Fica chato elogiar sempre, mas é impossível não falar bem toda semana, prq não teve um episódio apenas mediano.

Depois desse episódio, eu tive que procurar na internet pra saber se esse era o season finale e me surpreendi quando descobri que não, de tão fantástico que foi.

Só amor por Damon e tudo que ele faz. A troca que Stefan propôs não foi nada perto disso.

Expectativas elevadíssimas pro último episódio e pro que nos aguarda pela frente!

Bruna de Oliveira . ♪ disse...

"Além do mais, isso coloca Matt numa posição favorável. Favorável à morte." Ri alto. [+1]

@Driego disse...

Que Linda essa Review'-'
Super Concordo,sobre o preconceito RIDICULO das pessoas com a série por ser aquele conjunto ja calejado (CW+Adolescentes).
Eu particularmente PAREI de pensar em TVD como uma serie Adolescente desde o começo desta temporada,tudo bem pode até ser,mais no meu ponto de vista ja ultrapassou esse Estereótipo a muitos episodios atras.
Sobre o Epi FOI SENSACIONAL,sem exageros.
PS:Só descobri que gostava da Jenna no momento da sua morte
Ps²: Camis acho q nunca Comentei aqui,mais leio TODAS suas reviews de TVD,Fringe e Glee's Anatomy '-'

Robson disse...

Concordo, praticamente tudo foi bom, a única coisa que eu tenho que falar mal foram os efeitos especiais que me fizeram rir em alguns momentos. Dignos de submarino de Lost... Mas é CW, agente sabe que grana lá é mais complicado, xD. A Boonie entortando agora não só a boca como todo o corpo foi hilário. Junta aí uma voz estranha, mas uma ventania meio forçada no meio da noite, algumas explosões e fogo, tá pronto os efeitos especiais. kkk

Mas de resto não da pra reclamar, foi tudo muito bom.

Layra disse...

Amei o episódio!!
Fico pensando se a cura para a mordida envolve o Damon voltar a ser humano...
Fico feliz pelo tio John ter conseguido seus dedinhos q a Katherine tinha arrancado de volta para poder escrever aquela carta.
adorei a review.

Darlan Generoso disse...

Foi mt bom o episódio. Só a entrada da bonnie tempestade que deu vergonha, mas superei, rsrsrs.
Muito ansioso pela Season Finale na próxima semana.

Jefferson disse...

Sensacional esse episódio e teve cara de season finale. Muito ansioso pra quinta-feira.
Eu até gostava da Jenna, apesar da sua inutilidade, fiquei triste com a morte dela. Toda a sequencia de mortes e funerais foi linda mesmo.
E as cenas do ritual foram de tirar o folego.
É difícil assistir uma série e simplesmente não saber o que vai acontecer e ser sempre surpreendido. Das que assisto atualmente, acho que só Fringe e TVD.

*A Vampiranha não apareceu pq acho que ela ainda tá presa no apartamento, não mostraram o Klaus deixando ela sair e como ele não morreu, a ordem continua.

vanessa disse...

Você escreveu o que eu penso.Sem palavras pra esse episodio.Quem diria que Vampire Diaries causaria em mim o mesmo efeito de Dexter ou Sons of Anarchy.
Também estou chocada com a atuação de todo o elenco.Lá no começo não diria que Nina Dobrev é tão boa atriz,esse menina ainda vai ter uma grande carreira em Hollywoood.

Elilyan disse...

Assisti TVD depois de Fringe acabar com meus neurônios e confesso que fui esperando a qualidade altíssima de TVD, mas fui surpreendida com um episódio mais que emocionante.
Se Fringe fritou meus neurônios, TVD quebrou meu coração.
Será que Damon vai virar vampiromem também? Só para igualar as forças :-D

Lucas disse...

Realmente foi um episódio incrível, facinho um dos melhores da série. Que essa segunda temporada está impecável não dá pra discordar, mas eu não estava preparado e muito menos esperando algo desse nível. Foi realmente impóssível não se emocionar com tantos acontecimentos fantásticos! A morte de Jenna foi uma coisa que eu não acreditava que iria acontecer, então fiquei pasmo com aquela morte tão sofrida! A pergunta agora é o que vão fazer pra curar Damon, tenho certeza que vai ser de uma forma incrível, assim como não tenho dúvida que o final da temporada vai ser chocante, ainda mais depois de ter visto a promo, que só me animou ainda mais!

@kevinwerneck disse...

NINGUÉM no mundo das séries escreve melhor que a Camis. NINGUÉM. Na minha opinião isso é indiscutivel.

Joe disse...

Nossa realmente que episódio!
Vou até usar algumas palavras suas pra me expressa, pois eu lendo aqui agora ainda de olhos marejados por tudo o que aconteceu.
Toda a sequência final, com os funerais, a leitura da carta e o afastamento de Damon me destruíram. Será que estou sensível demais?

Realmente amei demais, assim como toda a série em geral.
Muita expectativa pra season finale!

Camis Barbieri disse...

jf-togeski deixou um novo comentário sobre a sua postagem "The Vampire Diaries 2x21: The Sun Also Rises":

Nossa realmente que episódio!
Vou até usar algumas palavras suas pra me expressa, pois eu lendo aqui agora ainda de olhos marejados por tudo o que aconteceu.
Toda a sequência final, com os funerais, a leitura da carta e o afastamento de Damon me destruíram. Será que estou sensível demais?

Realmente amei demais, assim como toda a série em geral.
Muita expectativa pra season finale!