quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Shameless 1x01: Pilot (Pre-Air)


Shameless só estréia oficialmente pela Showtime no dia 9 de janeiro, mas quem quiser já pode conferir o Piloto (ou ao menos um pedaço) dessa série completamente sem-vergonha, o que já é melhor do que vergonha alheia.

Acompanhando a moda de remakes que vem aí em 2011, Shameless é a versão americana de uma série inglesa homônima, criada por Paul Abott, no ar desde 2004. Obviamente, o sucesso alcançado pela história original despertou o interesse dos produtores do Showtime, que devem acreditar que a família Gallagher tem imenso potencial para conquistar o público na terra do Tio Sam.

O engraçado é que, mesmo a trama sendo baseada nessa decadente família inglesa, nesse quesito a família americana também não deixa a desejar. O objetivo de Shameless é justamente retratar esse lado triste e pobre com humor, embora seja meio difícil de rir diante das situações mostradas até agora. Essa é mais uma ‘dramédia’, gênero cada vez mais comum na TV e que tem caído no gosto do público nos últimos tempos.

Quem for assistir a série, que tem duração de 45 minutos por episódio, vai encontrar todo tipo de situação familiar envolta em caos. A casa dos Gallagher pode ser descrita como um chiqueiro, propriamente dito, e a desorganização chega a dar nervoso em muitos momentos. Essa sensação é boa, não se enganem. Esse é justamente o objetivo da série, que vai mostrar a nada glamurosa vida de Frank Gallagher (William H. Macy) e seus sete (SETE) filhos.

Frank é um cara completamente irresponsável, aparentemente desempregado e sem televisão em casa, já que produziu um número incrível de rebentos. Para completar, é alcoólatra, fanfarrão e vive sendo carregado para casa por policiais. Aliás, essa cena é única em que ele aparece, exceto pela narrativa inicial, quando ele descreve sem muito talento, cada um de seus amados filhos.

Fiona (Emmy Rossum) é a mais velha e ganhou o papel de mãe dos irmãos, que são de progenitoras diferentes, ao que tudo indica. Ela é praticamente a alma da série e pelo menos inicialmente, deve ser a personagem com mais foco. Para quem curte a atriz, já aviso que ela encara cenas de sexo, com direito a peitinho e bundinha. Sem dúvida, uma grande motivação para muita gente.

Temos ainda Lip (Jeremy Allen White) um garoto que sabe tudo de física, mas não é um nerd comum, já que tem lá seus enroscos com a polícia; Ian (Cameron Monaghan) que estuda em colégio militar e esconde da família sua preferência por garotos; Debbie (Emma Kenney) que até agora só juntou moedinhas dentro de meias; Carl (Ethan Cutkosky) que gosta de incendiar gatos com maçaricos e Liam, que é só um bebê e portanto, não faz nada além de figuração.

O panorama geral é de que estaremos envolvidos em situações que sempre tendem a piorar. Definitivamente essa não é uma versão bobalhona das comédias familiares que vemos na TV e no cinema, mas, infelizmente, preciso dizer que só por esse episódio inicial não é possível chegar a uma conclusão sobre a qualidade da série. Acredito que por ser uma produção do Showtime haja bastante potencial para crescer, mas por enquanto, em termos de comédia, o risômetro continua apontado para o zero. Vamos torcer para que o sem graça não supere o sem vergonha.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Gabriel disse...

Eu não sei se foi porque eu assisti esse piloto depois daqueles dois sofríveis primeiros episódios de Episodes, mas acho que Shameless tem muito potencial.

CoisasDoJunno disse...

Camis... eu vi o piloto hoje.... e devo confessar qeu vi mais pela EMILY ROSSUM, que eu curto muito desde a epoca do Phantom of the opera, mas gostei muito.... as tramas são interessantes e tem potencial sim, pra crescer, além do que as atuação forma muito boas.... posso dizer que foi a melhor estréia da temporada, pelo menos das que eu vi. espero que continue bom, vou ver o segundo episódio agora. haaa faz aproveito pra pedir que volte a ver e comentar V, e Tha bigbang Theory.. e quam sabe Shameless tbm rsrrs bjãooo

@Junno_