domingo, 31 de outubro de 2010

Friday Night Lights 5x01: Expectations



O começo do fim para os fãs de Friday Night Lights.

Pois é. Chegamos à última temporada de Friday Night Lights e o nome dessa Season Premiere não poderia ser mais cabível. São muitas expectativas, pelo menos para mim. Torço para que a série feche muito bem seu ciclo e consiga se recuperar das falhas no meio do caminho.

Sei que a maioria discorda, mas eu realmente achei a temporada passada mais fraca de todas, mesmo quando coloco em perspectiva os erros brutais de roteiro que abalaram minha fé na série. Mais importante do que seguir uma linha temporal coerente é fazer bons episódios e trabalhar a emoção como só Friday Night Lights era capaz, pelo menos, nas duas temporadas iniciais.

Quando começamos no ano passado, senti muita falta de carisma nos novos personagens. Eu entendo muito bem que os Taylor são o fator central, mas não há produção que sobreviva sem bons personagens secundários. Continuo achando o elenco feminino (mais especificamente Jess e Becky) o ponto mais crítico, especialmente se tudo cair nas costas de Tami, agora que a presença de Julie deve diminuir drasticamente.

Para ser bem honesta com vocês, não sou capaz de dizer que esse retorno foi fantástico. Acho que começamos com um episódio mediano e não sei se daria para fazer muito além disso, com um foco tão preso a mostrar a continuidade das coisas. Era Tim Riggins na cadeia, Becky (agora sem mãe vadia) tentando revolucionar a técnica de alimentação de bebês, Jess (agora sem pai churrasqueiro) namoradinha de Vince e a partida de Landry e Julie para a faculdade.

Fiquei com a impressão de que tentaram explicar as coisas aqui, para só então, realmente começar o arco central da temporada.

Claro que também vimos a nova situação profissional de Tami e seus tradicionais olhos arregalados. Além disso, os Lions começam a se firmar como time, ganham em estrutura, qualidade de jogo e apostam até em atletas do basquete para inovar em campo. Ruckle (Grey Damon) é a nova aquisição da série e dos Lions. Vamos ver como isso se desenvolve daqui para frente. Aliás, não posso esquecer do treinador Billy, todo trabalhado no incentivo e sem cara de bêbado pela primeira vez.

Como podem notar, muita coisa está acontecendo ao mesmo tempo, mas não sei dizer qual delas é, de fato, a mais importante de todas, simplesmente porque nenhuma me parece boa o suficiente para levar a temporada final da série.

Já que estamos apenas começando, vou esperar para ver como as coisas se ajeitam. A próxima semana será decisiva para determinar os rumos que seguiremos e já aviso que não farei de conta que gostei só porque a série está terminando. É difícil esperar pouco de Friday Night Lights e não começarei agora.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: