domingo, 16 de maio de 2010

The Pacific 1x09: Okinawa

Okinawa traz mais sangue, mais mortes, mais horror e mais guerra para The Pacific e isso não é novidade. A grande mudança na história está na experiência dos fuzileiros e no envolvimento dos civis que simplesmente não tinham para onde fugir.

Há alguns anos, eu ainda estava na faculdade de jornalismo e sempre interessada na 2ª Guerra Mundial, acabei conseguindo duas entrevistas que, na época, foram publicadas nos jornais experimentais produzidos no curso. Uma delas foi com um soldado nazista. A outra, com um dos civis sobreviventes da guerra em Okinawa. Na época, ele era criança e, embora eu não possa lembrar o nome, certos relatos de horror eu provavelmente jamais esquecerei.

Ao ver esse episódio de The Pacific eu já sabia, em termos, o que iria encontrar. Para ser sincera, é muito difícil comentar cada episódio, porque eles têm produção impecável e não há razão para destrinchar um roteiro cheio de tiros e corpos inertes. O que fica, sempre, é o lado mais humano e é justamente aí que está o mérito em séries e filmes que tratam do assunto. Quem assiste não está interessado apenas na destruição e na reconstrução do período, são as pessoas e as histórias em que elas estiveram envolvidas que contam.

Ver Sledge completamente mudado, endurecido, anestesiado é o mais importante. O desespero e as reações, o medo de morrer, a tentativa de resgatar, dentro de si mesmo, um pouco de normalidade.

Esse episódio mostra que a guerra causa danos mais profundos na alma do que no corpo. Essas cicatrizes invisíveis podem doer mais do que feridas abertas.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: