Alguém, por favor, bata na minha cabeça com força. Preciso esquecer toda a patacoada que vi nessa Season Finale de Gossip Girl.
Mas o que foi que aconteceu? Cadê a série que estava aqui na semana passada? Passei dias na maior expectativa com todas as incríveis possibilidades deixadas em aberto e ganhei em troca um final de temporada vergonhoso e patético. Ah, como eu queria que não fosse verdade!
Quem está sempre por aqui, pôde acompanhar meus momentos de revolta e toda a minha felicidade com os episódios ótimos e cheios de veneno que vimos e, justamente porque Gossip Girl demonstrou sua capacidade nos episódios mais recentes, eu esperava que o fechamento dessa temporada, super instável em sua metade inicial, fosse muito mais forte.
É quase inacreditável o que conseguiram fazer para deixar o episódio tão sem sal. Nem Georgina Sparks, nossa bitch diva, foi capaz de apimentar a trama. Mas que trama? Serena e Dan? Pelo amor de Deus, já passamos por isso antes e sabemos que não funciona. Retomar esse casal é quase tão frustrante quanto foi ver Dan e Vanessa juntos. A parte boa é que já estamos livres de Vanessa para todo o sempre (assim espero). Sinceramente, não entendi bem qual era a intenção dos roteiristas. Desfazer casais para deixar o caminho livre na temporada que vem? Criar mais uma justificativa para a saída temporária de Jenny? Nem precisavam forçar tanto a barra, já que esse período de veraneio dos personagens costuma trazer reviravoltas que podem ser justificadas depois.
Para mim, o grande problema, além do momento deja vu, é o modo como tudo aconteceu. Assim, sem mais, nem menos. Um consolo, um ombro amigo. Coisa básica do dia a dia. Cadê a emoção? Um dos pontos mais falhos do episódio foi exatamente esse. Não senti nada enquanto assistia e todos nós sabemos que quando a coisa é boa, a gente ri, chora, torce e tem frio na barriga com nossa série favorita.
Fiquei esperando algo intenso de Blair e Chuck e toda a história do Empire State Building, que não deu em absolutamente nada. Eu preferia que Blair nunca aparecesse e ela tivesse de engolir o sapo de ver Chuck com Jenny. Seria diferente, pelo menos. Depois, todo aquele drama da virgem arrependida. Conseguiram estragar até Jenny, a melhor personagem da temporada.
Talvez, a melhor cena tenha sido o parto de Dorota, que teve platéia cheia para a chegada de Anastasia. Com certeza, o momento mais bem humorado desses 40 minutos.
Os desfechos não poderiam ser mais fracos. Blair e Serena gastando rios de dinheiro em Paris. Chuck baleado ao tentar proteger o anel de noivado.Dan encarando a barriga falsa de Georgina, que estava sem almofada na barriga no começo do episódio. Jenny se foi (mas volta). Vanessa se foi (por favor, não volte). Nate quer deixar o título de Samambaia para ser o novo homem-piranho de Gossip Girl e é isso.
Não estou tensa ou morrendo de vontade de ver a próxima temporada. Não segurei na cadeira e falei um palavrão elogioso ao fim do episódio e nesse momento, eu tenho um estranho desejo de fingir que esses 40 minutos nunca aconteceram e que a Season Finale de verdade, foi na semana passada.