domingo, 25 de abril de 2010

Being Erica 2x12 (Season Finale): The Importance of Being Erica

Não achei que fosse possível, mas o nível de despejo lacrimal nessa Season Finale de Being Erica não ficou devendo ao da primeira temporada. O andamento dos episódios não foi exatamente a mesma coisa, mas o resultado final, preciso dizer, é tão emocionante quanto.

Infelizmente, tive aquela sensação de que ‘The Importance of Being Erica’ é o último episódio da série. No site oficial, não há novidades sobre uma renovação e o modo como tudo foi encerrado serve tanto para um final definitivo quanto para uma continuação.

Obviamente, eu torço para pelo menos mais um ano de Being Erica, mas enquanto não sabemos que rumo as coisas vão tomar, é hora de comentar o episódio.

Confesso que não esperava grande coisa e, por isso mesmo, fiquei surpresa. Percebi que não tenho implicâncias com o Kai e chorei horrores com aquele clima de despedida entre ele e Erica. Também demorei para entender que ele estava ali em terapia e que assim que resolvesse tudo, voltaria para o futuro, que na verdade, para Kai, é o presente. A canção “I’m a Alien Like You” finalmente fez sentido e até comecei a gostar dela.

O final do relacionamento com Ethan era previsível e necessário. Conseguiram fazer dele e Erica um romance chato e sem perspectivas, onde a única opção era o rompimento, já que ele é todo contido e Erica está em busca de desafios, em todos os aspectos da vida.

Mas antes disso, Erica precisa entender que não pode seguir os conselhos de um ou outro. Para ela, o momento é de compreender que ela é quem deve comandar a própria vida, seguir seus instintos e lutar pelo que deseja, mesmo que o medo seja maior.

O retorno à universidade, o caso do e-mail e o enfrentamento com uma professora linha dura ajudam a mostrar o caminho. Erica mudou e já não é mais aquela mulher que só queria uma vidinha comum, com emprego, marido e filhos. Depois de muitos momentos intensos com Dr. Tom, idas ao futuro e ao passado, Erica é capaz de tomar as próprias decisões, arriscar e ser feliz. E para isso, ela não precisa de namorado, emprego fixo, aceitação e conselhos dos outros. Basta abrir a porta que o mundo estará cheio de possibilidades.
Comentários
11 Comentários

11 comentários:

Lourdes disse...

Oi! comecei a assistir essa série semana passada e achei breguinha, mas vicia e no final da temporada já estava adorando, terminei a primeira e estou no começo da segunda. Não estou curtindo muito (ainda estou no episódio 3) mas como viciei, não consigo parar.
É bom descobrir que tem site q fala dela, valeu pela review, volto qdo terminar todos os epi da segunda!

Leo Oliveira disse...

Cretina, passa a temporada toda xingando o Kai e agora diz que não tem implicância com ele e chora na despedida? :D
Realmente entender que ele não é desse tempo faz toda a diferença, e a série não foi lá exemplar na hora de deixar isso claro, mas eu, como observador que repara em broches, percebi tudinho, com a ajuda do Brasil!
Definitivamente essa finale (como a temporada) não teve o mesmo impacto pra mim que o ano anterior, mas ainda assim eu torço pra ver muito mais de Erica Strange daqui pra frente.

Unknown disse...

Nem acredito que achei um blog que comenta Being Erica. Ganhou uma leitora.!

Nebur disse...

O último episódio da segunda temporada de "Being Erica" é intensamente disfórico, mas atinge o ponto apoteótico precisamente na cena final que, como a vida, termina em aberto. Ao som de "Open your eyes", "The importance of being erica" é mais do que um simples capítulo de uma simples série; tem um carácter didáctico e simbólico que transmite ao telespectador a lição de vida que nos diz para sermos capazes de, através da nossa força interior e do livre-arbítrio, enfrentar os problemas do dia-a-dia e seguir em frente, rumo ao destino que escolhermos.

Folgo muito em saber que se interessam por tamanha série de qualidade. O tópico referente a esta série precisa de ser actualizado, uma vez que já anunciaram que vai haver 3ª temporada de "Being Erica" e até já estão disponíveis alguns spoiler! ;)

Anônimo disse...

Você não tem noção de um ser humano desesperado se você não me viu assistir esse último episódio. Não sei se restará algum cabelo na minha cabeça até a terceira temporada chegar...

Mafi disse...

Alguém sabe quando começa a 3ª temporada! Já tou com saudades da Erica! ;)

Leila Tassia disse...

Terminou como tudo começou, Erica desempregada e sem namorado.
Mas Erica não é a mesma, ela se descobriu e essa situação não é mais o fim do mundo pra ela.
Como Nebur comentou, esse finale nos trouxe uma grande lição: Não importa quão ruim está a situação, importa vc ser verdadeiro consigo e fazer suas escolhas, não pelo q a sociedade lhe diz, ou familia wathever, mas buscar sua visão de felicidade.

PS: super ansiosa para a 3° temp. espero q eles mudem a dinâmica da série q nessa temp. foi bem fraca.

Mafi disse...

Eu tmb nao gostei mto da 2ª temporada, a 1ª adorei, a 2ª foi fraca. Vamos lá ver a 3ª, estreia dia 21 de Setembro! Estou ansiosa ;)

Isis Accioly disse...

cadê os comentários do 3x01 que já saiu... quero mt ver sua opinião haha sempre me divirto com ela

Isis Accioly disse...

cadê seus comentários sobre o 3x01 que já saiu, quero muito ver, sempre me divirto mt com eles

Anderson Luiz disse...

Gostava do casal no começo, mas o Ethan era muito comodo com as coisas e como a Erica disse, ele não deixava ela sair da caixa, arriscar.
Tô gostando da Julianne mais e mais.

Essa 2ª temp. é fraquinha, como você disse: ficou devendo.