terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Dawson's Creek 6x15: Castaways

Por milhares de motivos, ‘Castaways’ é meu episódio favorito de Dawson’s Creek. O mais forte, porém, é o simples fato de que apenas duas pessoas fazem parte da história: Joey e Pacey. Sempre senti uma tremenda falta de uma resolução para o caso deles, não um ponto final, mas uma conversa franca entre os personagens para colocar em pratos limpos o fim do namoro dos dois. Verdade seja dita, tudo terminou de um jeito estúpido e sem sentido. Nunca houve maiores explicações e cada um deles apenas seguiu sua vida e deixou o romance preferido da maioria dos fãs completamente esquecido.

Pois bem. Chegou a hora de Joey e Pacey resolverem tudo isso e mostrarem porque são, até hoje, um dos meus casais favoritos do mundo das séries. O cenário perfeito é um imenso supermercado, onde os dois ficam presos quando Pacey decide comprar camisinhas para um encontro que arranjou durante um jantar de negócios. Joey, que era sua acompanhante, nem percebe o padrão. Pacey briga com ela, Joey retruca. Exatamente como sempre foi.

Presos e sem previsão de socorro, o isolamento serve para debaterem as velhas mágoas, já que Pacey se sente ‘menos amado’ na lista de namorados, diante do sofrimento eterno de Joey por Dawson. Para mim, não é que Joey ame mais Dawson, é que com Pacey sempre houve menos drama. Entre brincadeiras, piadas, jogos, filmes e até perseguições, eles vão se entendendo e voltam a ser o Pacey e Joey que conhecemos entre a 3ª e 4ª temporadas. Um grande progresso, sem dúvida, é o sumiço do cavanhaque de Pacey, devidamente depilado, numa cena que é doce e sincera.

Logo, as intenções ficam claras. Eles se beijam e debatem as novas possibilidades de ficarem juntos ou seguirem como amigos. A despeito do que acontecerá no futuro, Joey pode ser ela mesma, Pacey pode ser ele mesmo e nem que seja só por uma noite de sonhos, os dois ficam perfeitos juntos.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Anônimo disse...

No começo do episódio, tem uma cena com eles que remete de imediato para uma série em exibição, que tem um personagem muito querido. Será que foi uma homenagem ou brincadeira para ver se alguem comentava sobre DC?

thaispereira disse...

Castaway é um dos episódios que eu mais gosto de Dawson's Creek, principalmente porque esperei quase duas temporadas para ver Pacey e Joey juntos novamente.