sábado, 16 de janeiro de 2010

Fringe 2x11: Unearthed


Bagunçando a cabeça do telespectador, Fringe resolve simplesmente inserir na 2ª temporada um episódio que deveria ter sido exibido durante a 1ª. Não é que tenha sido ruim ou algo assim. Nada disso. Mas vamos concordar que rever o agente Charlie Francis, que já morreu, aparecer na trama como se nada tivesse acontecido, foi uma coisa meio absurda.


Observei por aí, teorias de que o episódio se passa numa realidade paralela ou que deveria ser visto dessa maneira. Balela. É uma pedra colocada bem no meio de um caminho já tortuoso, embora, no final das contas, tenha valido a pena. ‘Unearthed’ é, na verdade, um episódio muito interessante, que trata um pouco da eterna batalha entre a razão e a fé.

Liza, a adolescente com morte cerebral que acorda justamente quando estava na mesa de operações tendo seus órgãos retirados para doação é o caso da vez. A mãe, religiosa, acredita em ressurreição, que Deus devolveu a ela sua filha. O problema é que Liza volta dos mortos falando russo e citando códigos secretos da Marinha Americana, o que nos leva até um militar desaparecido, Rusk, que mais tarde aparece em visões de Liza e começa a se manifestar de forma mais forte.

O que para a igreja seria uma simples possessão, aos olhos de Walter ganha explicação. Par ele, o fato de Rusk ter sido contaminado por radiação, somado ao fato de que as horas de morte dele e de Liza são coincidentes levam a apenas uma teoria: duas mentes estão ocupando um só corpo.

Achei bem interessante o modo de Walter exorcizar a garota, tudo muito científico, mas ao mesmo tempo, misturado com teorias espiritualistas e crenças religiosas. No final das contas, Liza acaba livre para usar seu próprio corpo e mente, mas o espírito de Rusk, ou a consciência dele, chamem como quiser, não desiste fácil.

Sabendo que foi sua esposa quem mandou matá-lo, depois de ano de surras e abusos, ele vai atrás dela para a vingança, no corpo de Liza. Mas, quando a garota pode viver sua vida normalmente, pensamos que tudo ficará bem e aquela velha história de ‘negócios inacabados’ finalmente acabou para Rusk, a surpresa é que em algum lugar por aí, ele está possuindo outro corpo recentemente morto, no que parece ser um ciclo sem fim ou a danação eterna.
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

Leo disse...

Valeu pelos últimos 5 minutos.

Fringe disse...

nossa eu achei q eu tinha dexado algum ep pra traz e por isso n entendi o aparecimento repentino do charlie mas pelo visto foi erro da Fox, bizarro, feio demais isso oO

Anderson Ribeiro disse...

Foda esse episódio... mas o Charlie aparecer do nada foi bem o.O... mas ta explicado o pq disso, menos pior.

465465 disse...

Mto ruim por 2 motivos:
primeiro: Totalmente fora de contexto e nexo ele ter aparecido do nada.
segundo: O cara era fundamental para a fringe division, quebrava varios galhos deles.

Gabriel Brito disse...

Eu jurava que eu devia ter perdido um episódio.