domingo, 6 de dezembro de 2009

Paradox 1x01: Episode One

Lançamento da BBC, Paradox é uma boa série de ação para preencher o vazio deixado pelo hiatus das temporadas americanas. A produção britânica mistura tensão e teorias científicas, que tentam explicar as estranhas imagens que simplesmente surgem no super computador de um renomado físico, 18 horas antes de uma enorme tragédia acontecer. Tudo o que se sabe é que elas foram transmitidas do espaço e servem de pista para o evento final, mas as possibilidades, nesse caso, são infinitas e incríveis. Enquanto o cientista tenta explicar a fonte das misteriosas fotos, uma equipe da polícia corre contra o tempo para tentar evitar uma tragédia que nem mesmo eles podem dizer qual é.
O primeiro episódio de Paradox começa em marcha lenta. Muitos detalhes aparecem e é difícil compreender o motivo de todos eles. Contudo, cena a cena, a série ganha fôlego e um ritmo viciante, que prende qualquer numa onda de expectativa. Além do mais, os detalhes estão ali por uma razão e tudo se explica ao longo do Piloto. Apesar da iminente comparação com a trama de Flash Forward, da ABC, aviso aos navegantes para deixar isso de lado. A meu ver, a comparação só pode ser negativa, já que Flash Forward tem atuações pífias e roteiro paupérrimo. Pelo menos em seu episódio de estreia, Paradox se mostra completamente diferente em todos esses aspectos e a expectativa é de que isso se mantenha nos demais.
Por enquanto, estamos apenas falando da estreia e, se eu sentir cheiro de enganação, serei a primeira a atirar pedras, sapatos, tomates e o que encontrar pela frente, na série. Porém, acreditando no selo de qualidade que as séries produzidas pelas BBC levam, tenho profunda fé em Paradox.
Entre os personagens estão o astrofísico Christian King (Emun Elliott), que trabalha monitorando as emissões de raios solares e prevê atividade intensa para as próximas horas. Com o lançamento de radiação em alta frequência, King alerta governo, Nasa, companhias elétricas e toda a ordem de pessoas que poderão ajudar a evitar as consequências disso na Terra. Genial e anti-social, King tem reconhecimento no meio, mas não sabe explicar a origem das imagens que recebe em seu computador. Tudo o que ele sabe é que elas são de uma tragédia que ainda não aconteceu e por isso mesmo, pede a ajuda da polícia, que envia a Detetive Rebecca Flint (Tamzin Outhwaite). King pede especificamente por uma policial com imaginação. Mente aberta é essencial para conseguir trabalhar com o inexplicável. a parceria entre eles é complicada e cheia de desconfianças, mas Rebecca paga para ver.
Aos poucos ela e sua equipe, formada por Ben Holt (Mark Bonnar) e Callum Gada (Chiké Okonkwo) constróem a história que ainda não aconteceu. As fotos são absolutamente essenciais para montar esse quebra-cabeças, que mostra como cada coisa depende de variáveis.
Quando nada parece se encaixar, Rebecca insiste. Não se conforma em não compreender com o que está lidando e, seguindo as dicas de King, a história começa a se revelar. Como, quando, onde e porque vão aparecendo, uma a uma, levando o espectador a temer o futuro que está por vir. Dessa vez, é impossível evitar. O caminhão com carga inflamável e motorista sonolento bate contra a pequena ponte, matando centenas de pessoas que estavam acima dela, no trem sem eletricidade, depois das linhas de energia serem afetadas pela tal radiação solar.
Rebecca e Gada assistem ao vivo à cena que tanto duvidaram que aconteceria. Por causa da estranheza dos fatos, tudo se torna assunto secreto, mas Rebecca quer explicações. Que tipo de coisa poderia ter trazido essas fotos reveladoras? Deus? Alienígenas? Alguma teoria lógica seria capaz de explicar? Nada disso tem uma resposta clara. Pelo menos por enquanto. E justamente quando o dia parece que vai apagar e as luzes se apagam, o computador de King é novamente tomado por imagens de uma outra tragédia. Sete fotos e algumas horas para evitar o pior.
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

Anônimo disse...

Onde baixo esta serie?

Camis Barbieri disse...

Pela comunidade do orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=96722563
Ou se cadastrando no www.pandalivre.com

Anônimo disse...

Valew Camis, obrigada pela dica o site (www.pandalivre.com).
Estou baixando!!!
Abaços

Anônimo disse...

Nossa!! Mania de me empolgar com primeiros capitulos de series, masss adoooorei este piloto. Puts, gostei mesmo, até acho que sou pouco critica, depois fico me acnhando idiota....mas gostei mesmo...até porque,´pra mim o final foi inesperado...vou baixar os outros.
Obrigada, valew pela dica da serie e do site.

Anônimo disse...

Neste site - http://maniacs.iowoi.com/ - vc pode se cadastrar e baixar a série Paradox - http://maniacs.iowoi.com/paradox-f157/download-paradox-t916.htm - e várias outras ;)