quarta-feira, 23 de setembro de 2009

House M.D. 6x01x02: Broken


A Season Premiere de House foi esmagadora. Afirmo que nunca vi um retorno tão espetacular como esse. Calou a boca de todo mundo que andava reclamando do final da 5ª temporada e arrisco a dizer que Hugh Laurie vai levar um Emmy no ano que vem. E será merecido. A atuação dele em Broken é genialidade pura. Roteiro está impecável e tem emoção para todos os gostos. Aliás, cada um dos pacientes psiquiatricos do hospital Mayfield merece uma ovação. Foram todos excelentes e memoráveis.
Broken é uma gigantesca reviravolta em House. Pela primeira vez, o médico genial precisa aprender que não sabe tudo. E o processo é doloroso, em todos os sentidos. Primeiro por que os dias de Vicodin acabaram. A fase de desintoxicação pode até parecer difícil, mas é só uma amostra do que está por vir. A dor psicológica é um estágio muito mais elevado e House não está nada preparado para enfrentá-la. Como sempre, ele quer bancar o chefe. Acredita mesmo que falando grosso e dando ordens vai conseguir sair do hospital. House não sabe ser paciente, nos dois sentidos da palavra. Não quer ser tratado e não quer esperar. Como já diria sua máxima, todo mundo mente, e o pacote inclui ele mesmo.Vale tudo par conseguir o que quer: mentir, manipular, ofender, jogar, agredir, planejar. House vai em cada uma dessas alternativas e nunca está um passo à frente do Dr. Nolan (Andre Braugher). Ele tenta até apelar para Wilson, mas o psiquiatra já alertara o melhor amigo de House de que isso aconteceria eventualmente.

Quando é transferido de ala, conhece seu colega de quarto, o verborrágico Alvie (Lin-Manuel Miranda). Parecia até mind-game. Alguém colocado ali só para testar o pavio já curtíssimo de House. Alvie rima tudo, fala sem parar, responde às próprias perguntas e irrita até surdo. É interessante ver como a relação entre ele e House progride. Começam na tensão, viram cúmplices e House acaba encontrando nele um amigo de verdade. Alvie vê na recuperação de House o incentivo para tentar. O esquema de espionagem deles rende cenas hilárias. A relação com Lydia (Franka Potente) é outro grande destaque. Cunhada de uma paciente que não fala há mais de 10 anos, ela e House se aproximam por meio da música. A cada visita dela, eles aprofundam a relação e House acaba realmente envolvido.Chora quando faz amor com ela. Sofre com a separação, inclusive.
Dentre os pacientes que se destacam está ainda Steve (Derek Richardson), mais conhecido como Freedom Master. Ele chega à ala 6 alegando ter super poderes, força descomunal, capacidade de voar. No meio de sua guerra pessoal contra outros médicos, como o Dr.Medina (Andrew Leeds), House acaba se metendo no tratamento de Steve. Os resultados são catastróficos e representam uma mudança brusca no comportamento dele em relação ao seu próprio tratamento. Ao vê-lo triste e depressivo, House quer mudar a situação. Pega o carro de Lydia e o leva para voar num parque de diversões. O dia de pura felicidade que, no entanto, acaba mal. Steve acha mesmo que pode voar e pula do alto do estacionamento. Não morre, mas sua condição catatônica ajuda House a sair da própria concha. Pedir perdão, enxergar as necessidades dos outros, enxergar, acima de tudo, suas próprias necessidades, enfrentar seus medos, seus fantasmas, a si mesmo. É um desafio e tanto que vai sendo vencido dia após dia.
Ponto alto do episódio é o show de talentos. House canta rap com Alvie, surpreende a todos e se entrosa com aqueles que ele julgava loucos e inferiores. Ele nem percebe, mas aos poucos está melhorando, expulsando os velhos demônios e fazendo parte de alguma coisa. Um dos momentos mais comoventes foi quando Steve, segurando a caixa de música, devolve a voz para a paciente calada e recupera a sua própria. Se alguém pensava que House não resolveria nenhum caso médico impossível, o episódio provou que ele fez muito mais do que isso. Não foi a medicina, foi a sensibilidade e a percepeção dos problemas dos outros que o levaram a esses pequenos milagres. Steve não está mais em depressão. A garota sem voz, fala. Alvie que se recusava a fazer parte do tratamento, pede seus medicamentos pela primeira vez. House que só sabia guardar as mágoas e focar no pior de si e de cada um, ganha um novo modo de enxergar a vida. Depois de tanto tempo querendo sair do hospital, ele se surpreende quando o Dr. Nolan diz que é hora de partir e enfrentar o mundo novamente, o trabalho e tudo o que foi deixado para trás. O mais estranho é que House está mesmo diferente. Mete a cara no bolo, faz piadas carinhosas, usa camiseta de carinha feliz e entra num ônibus com uma mensagem, no mínimo reveladora: "Prepare to Succeed". Ele parece realmente feliz. É House como você e como eu nunca tínhamos visto.
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Michael Oliveira disse...

Não vejo House - e nem quero! - mas não seria 06x01 em vez de 05x01???

=)

cleide disse...

House foi uma otima série, pelo menos até a terceira temporada.A quarta e a quinta foram um tanto quanto...chatas.
Não se iludam com as "prováveis mudanças", porque tudo voltará a ser o que era (igual a 4 e 5)
Agora para acabar de ferrar com tudo, ainda afastaram Jen Morrison do elenco.
Conclusão, assistam THe big bang teory ou Grey's anatomy, tem mais consistencia.

cleide disse...

House foi uma otima série, pelo menos até a terceira temporada.A quarta e a quinta foram um tanto quanto...chatas.
Não se iludam com as "prováveis mudanças", porque tudo voltará a ser o que era (igual a 4 e 5)
Agora para acabar de ferrar com tudo, ainda afastaram Jen Morrison do elenco.
Conclusão, assistam THe big bang teory ou Grey's anatomy, tem mais consistencia.