terça-feira, 25 de agosto de 2009

Nurse Jackie 1x12 (Season Finale): Health Care and Cinema


Se existe uma palavra que pode resumir essa Season Finale de Nurse Jackie, essa palavra é cinismo. Aliás, a temporada toda é muito cínica e se você ainda não viu, veja. Nurse Jackie foge do lugar comum e tem aquele toque irresistível de humor negro.
Para fechar a temporada com chave de ouro – e creio eu, vem mais por aí – Eddie, que é dessas criaturas pacíficas, fica de saco cheio da vida. Ele descobre cada uma das mentiras de Jackie e assim que ela sai para o trabalho, ele entra no bar de Kevin e começa a encher a cara. Ao longo do dia, entre cervejas e uísque, ele conhece mais sobre a vida secreta de sua amante, inclusive sobre o anel de diamantes que ela está prestes a ganhar do maridão.
Mas, como Eddie realmente não é do tipo que estraga a vida alheia, ele apenas guarda aquilo pra ele, usando a bebida como consolo. Mas o dia ainda não acabou e promete ser muito longo.
No hospital, Akalitus pretende começar uma investigação sobre o coma de Neil Nutterman (Victor Garber, ainda em participação especial) e pede que Jackie e Zoey se apresentem em seu escritório.
Num desses momentos mágicos da vida, o elevador para e Akalitus fica presa. É nessa hora que o diabinho no ombro de Jackie fala mais alto e ela deixa a chefe presa. Zoey, que colocou de lado os uniformes alegres e com estampas de bichinhos para vestir cinza enquanto Nutterman continua no coma, parece que aprendeu bem com Jackie. Quando Akalitus telefona e quer providências sobre o elevador, ela simplesmente desliga o telefone na cara da chefe, sob um olhar aprovador e até mesmo orgulhoso de Jackie.
Aliás, o novo uniforme de Zoey causa polêmica. Thor e Mo-Mo exigem que ela volte ao seu estilo habitual e até mesmo a Drª O’Hara prefere os trajes mais infantis. Aproveitando o momento, se teve uma coisa que não entendi muito bem foi a aparição da mãe de O’Hara. Ela diz para Jackie que vai receber a mãe no aeroporto, mas a mulher chega ao hospital como indigente. Essa é mais uma das coisas que vai pra lista de loucuras de NJ.
Inclusive, o dedo quebrado, que está na mesma listinha, teve uma explicação muito boa, que veio do apaixonado Dr. Cooper. Segundo ele, Jackie quebrou o próprio dedo para se aproximar dele, já que precisava de cobertura no caso da doação de órgãos não autorizada. A explicação faz todo sentido, especialmente por que Jackie mantinha essa relação de ‘utilidade’ também com Eddie.
Como esse é carta fora do baralho e não serve mais como fornecedor de drogas, Jackie só telefona pra ele quando precisa de instruções para fraudar a Pill-o-Matix. Tudo sem sequer imaginar que o amante e o marido batem copos e brindam juntos.
No quesito humor, além das cenas de Akalitus se entrevistando no elevador, temos Dr. Cooper beijando Mo-Mo. Não que ele tenha passado para o lado arco-íris da força, mas estava sim, ajudando o colega a fazer ciúme para o namorado. Jackie flagra a cena e Cooper fica sem saber como explicar, revelando sua paixonite pela enfermeira.
Quando Zoey finalmente bota seu uniforme de coelhinhos, Nutterman acorda. O problema é que o arrogante crítico de cinema virou um doce de pessoa, sem memória e cujo filme favorito é Showgirls.
Akalitus finalmente se liberta do elevador, bem a tempo de ver a chega de Eddie, bêbado e trançando as pernas, cheio de raiva por ter perdido o emprego e ter sido enganado por Jackie. Mas o escândalo não passa de umas palavras de raiva pela demissão. Com Jackie a mágoa é mais profunda. Tanto que ele nem consegue dizer em voz alta que sabe de tudo e passou o dia com Kevin, no bar.
É nessa hora que Jackie surta de vez. O dia complicado acaba de se tronar impossível de suportar sem nenhuma droga e ela esquece que a Pill-O-Matix é super controlada. Como as tentativas de pegar remédios sem registrar só dão erradas, ela coloca sua senha e retira três frascos de Sulfato de Morfina. Procura uma salinha reservada e entorna o líquido todo, que faz efeito rápido e causa uma alucinação daquelas.
Parecia até que ela ia morrer de overdose. Mas aquele corpinho está muito acostumado às drogas e tudo vira um sonho. Jackie ouve vozes conhecidas, vê o marido, as filhas e a si mesma, deitada no chão, cantando, com a clássica roupa de enfermeira. Quando menos se espera, a epifania de Jackie é interrompida pelos rápidos passos de um rato no teto da sala.
Onde vai dar essa loucura toda? Isso a gente só descobre mesmo na próxima temporada. Até lá!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: